quinta-feira, 28 de abril de 2016

Homem de Ferro e Capitão América brigam entre si e a favor da Marvel

Um dos filmes de heróis mais aguardados do ano estreia nos cinemas. Depois da repercussão (um tanto limitada) de "Batman vs Superman", da DC/Warner, onde quem roubou a cena foi a Mulher-Maravilha, outra briga entre super-heróis promete superá-los - e eles são da arqui-rival Marvel. 

Embora o título leve o nome apenas do Capitão América ("Capitão América - Guerra Civil"), é um conflito entre o patriota símbolo dos valores americanos (como o Superman) e o milionário sem superpoderes que conta com a tecnologia para enfrentar os mais terríveis vilões (como o Batman). Eles brigam devido ao mesmo motivo que o filme da DC: inocentes morrem devido ao combate entre o "bem contra o mal", este conceito tão primário e tão explorado pelo cinema. 

O Capitão América é contra as restrições impostas pelo governo, mas o seu rival, o Homem de Ferro, é a favor, e vê o portador do escudo de vibranium como uma ameaça à Terra (assim como Batman em relação ao Superman). E ainda há os vilões tentando se aproveitar da situação, representados pela organização Hidra (em "Superman vs. Batman", havia a criatura conhecida como "Apocalipse"). Mas as semelhanças entre os dois filmes param por aí.

A equipe do Capitão América luta contra ...

 ... os seguidores do Homem de Ferro, que incluem...

...o "amigo da vizinhança", visto aqui "roubando" o escudo do Capitão América com sua teia (Divulgação)

Homem de Ferro reuniu uma equipe que junta parte dos Vingadores (Visão, Viúva Negra) com o Máquina de Combate, o Pantera Negra e o astro-mor da Casa das Ideias, o Homem-Aranha, cuja participação, a primeira na Marvel Studios, foi muitíssimo comentada. Já o Capitão América comanda uma equipe que reúne outra parte dos Vingadores (Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate), o Homem-Formiga (que no filme não é um vingador, ao contrário dos quadrinhos), e os companheiros fieis Soldado Invernal e Falcão. Thor (que, nos quadrinhos, estava ao lado do herói na armadura) e Hulk não participam: eles virão no próximo filme do filho de Odin, no ano que vem.

Esta briga promete gerar muitos bilhões de dólares para a Marvel Studios e fazer a felicidade do velho Stan Lee, que também pode comemorar ainda mais: no mês que vem, vai estrear o novo filme dos X-Men (Apocalipse, com o terrível mutante En Sabah Nur). No entanto, este novo filme será uma dor de cabeça para os executivos da Marvel Studios, pois os direitos dos X-Men e de alguns outros personagens (Deadpool, Quarteto Fantástico) pertencem à 20th Century Fox.

Resta à outra produtora, a Warner, detentora integral dos heróis da DC, apostar no sucesso do Esquadrão Suicida, um grupo de vilões, inimigos do Batman, que são aproveitados pelo governo para fazerem "serviços sujos" rejeitados pelos heróis. Eles são liderados pelo perverso Coringa, que desta vez será o protagonista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário