quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Breves do dia e uma boa notícia

1. Mais um Fórum Econômico Global em Davos e o que se destacou foi Donald Trump, novamente. Ele novamente defendeu o lema "A América, primeiro", o que não agradou à maioria dos conferencistas, defensores da globalização. Mais uma vez falou-se em nome da liberdade econômica e combate ao protecionismo, inclusive Michel Temer, que não despertou muito interesse, mas fez o possível para vender a ideia de um Brasil renovado, saindo da recessão econômica após a crise provocada pelo governo Dilma, PT e os quadrilheiros investigados pela Lava Jato (muitos deles integrantes deste governo, como é sabido). Temer já voltou ao Brasil, mas o Forum ainda continua.

2. Lula planejava ir à Etiópia, mas a Polícia Federal o proibiu de sair do país após ter sua pena aumentada na segunda instância, durante o julgamento da última quarta. Ele está realmente mais próximo de ir para a cadeia. 

3. O prefeito de São Paulo João Dória Jr. está em Davos, portanto não pôde participar das festividades pelos 464 anos da cidade. Ele mais falou de Lula, considerando-o politicamente arruinado, do que do município, o que é natural, devido à repercussão do caso. Enquanto isso, houve shows pela cidade, com Anitta, Gilberto Gil, Paula Fernandes e outros, e algumas manifestações insuficientes para perturbarem a normalidade, como as do Movimento Passe Livre. Nada de protestos a favor de Lula ou gente comemorando a nova condenação dele. 

4. Finalmente, uma boa notícia: o Brasil tornou-se integrante da elite entre os inovadores em matemática. O Impa, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, informou nesta quinta feira. Mesmo com o contingenciamento de recursos para pesquisa e ciência, o país conseguiu publicar mais artigos científicos. No ano passado, foram 2.349. Contudo, o ensino da disciplina no país ainda tem muito para melhorar, devido ao fraco desempenho dos estudantes nos ensinos fundamental e médio. Com a devida correção nesta falha terrível, haverá ainda mais progresso. A situação mereceu o devido destaque em 2014, quando Arthur Ávila ganhou a medalha Fields por seus trabalhos sobre os sistemas dinâmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário