segunda-feira, 12 de julho de 2021

Breves do início da semana

Com a saída de Marco Aurélio Mello, do STF, o presidente Jair Bolsonaro vai mesmo colocar André Mendonça, seu ex-ministro de Justiça e agora advogado-geral da União. Pastor presbiteriano, Mendonça faz Bolsonaro cumprir a promessa de ser um nome "terrivelmente evangélico". 

Bolsonaro também fez uma coletiva de imprensa após reunião com Luiz Fux, presidente do STF, e tentou amenizar a defesa do voto auditável, argumentando que apenas dois países usam o sistema como o brasileiro: Butão e Bangladesh, ambos países não exatamente conhecidos por sua solidez institucional. Antes ele teria dito que o Brasil era um caso único. 

Em Cuba, multidões protestam contra a ditadura e o empobrecimento causado pela péssima administração e pela pandemia de COVID-19. Como resposta, Miguel Diaz-Canel, presidente do país caribenho, manda convocar civis para reprimir as manifestações, enquanto a Internet é cortada. Os Estados Unidos declaram apoio aos manifestantes, mas a Rússia fala em intervenção. 

A Eurocopa 2021 (oficialmente conhecida como Eurocopa 2020) terminou de forma dura para o time inglês, na esperança de ganhar o torneio pela primeira vez: abriu o placar com Luke Shaw, mas depois o capitão italiano Bonucci empatou, e depois de muito equilíbrio Rashford, Sancho e o jovem Saka perderam as cobranças, impondo o prolongamento do jejum inglês. A Itália passou a ser aclamada como uma das favoritas ao título na Copa de 2022. 

Quanto às Olimpíadas, fala-se mais na ameaça do coronavírus no Japão do que nos preparativos para os jogos, cujo início está marcado para o dia 23. Existe uma lista de atletas classificados para o torneio (leia AQUI). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário