quinta-feira, 1 de julho de 2021

Temperaturas contrastantes

Aqui em São Paulo as temperaturas desceram para menos de 8º C, baixo para os padrões do Brasil, embora não chegue aos extremos de certos lugares da serra gaúcha e catarinense. Mesmo assim, foi o suficiente para matar 12 moradores de rua. 

Novamente, as agências de previsão do tempo dão motivo para descrédito, pois previram um inverno menos rigoroso. Apesar disso, o frio da cidade é longe de ser um fenômeno. Na serra catarinense, o lugar mais frio do Brasil, houve temperaturas abaixo de zero desde o final de maio. 

No Canadá, pelo contrário, onde o inverno é de verdade em toda virada de ano, o verão do Hemisfério Norte está provocando mortes, também. por causa das temperaturas acima dos 40º C, quentes até mesmo por aqui. 233 pessoas perderam a vida na província da Colúmbia Britânica na última semana. 

Há poucos dias, a cidade de Lytton, no oeste do país, registrou uma temperatura de 49º C, normalmente registradas no deserto do Saara. A situação forçou as autoridades locais a ordenarem o fechamento das escolas (elas continuam funcionando, pois a pandemia não está descontrolada como na maioria dos outros países do continente). Foram instalados centro de nebulização em várias cidades do país, e as pessoas lotaram os balneários. 

Inveja dos canadenses por causa do verão no Hemisfério Norte? Pois lá o calor está literalmente de matar (Jennifer Gauthier/Reuters)


Nenhum comentário:

Postar um comentário