Aqui em São Paulo as temperaturas desceram para menos de 8º C, baixo para os padrões do Brasil, embora não chegue aos extremos de certos lugares da serra gaúcha e catarinense. Mesmo assim, foi o suficiente para matar 12 moradores de rua.
Novamente, as agências de previsão do tempo dão motivo para descrédito, pois previram um inverno menos rigoroso. Apesar disso, o frio da cidade é longe de ser um fenômeno. Na serra catarinense, o lugar mais frio do Brasil, houve temperaturas abaixo de zero desde o final de maio.
No Canadá, pelo contrário, onde o inverno é de verdade em toda virada de ano, o verão do Hemisfério Norte está provocando mortes, também. por causa das temperaturas acima dos 40º C, quentes até mesmo por aqui. 233 pessoas perderam a vida na província da Colúmbia Britânica na última semana.
Há poucos dias, a cidade de Lytton, no oeste do país, registrou uma temperatura de 49º C, normalmente registradas no deserto do Saara. A situação forçou as autoridades locais a ordenarem o fechamento das escolas (elas continuam funcionando, pois a pandemia não está descontrolada como na maioria dos outros países do continente). Foram instalados centro de nebulização em várias cidades do país, e as pessoas lotaram os balneários.
Inveja dos canadenses por causa do verão no Hemisfério Norte? Pois lá o calor está literalmente de matar (Jennifer Gauthier/Reuters) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário