segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Assuntos do esporte internacional

Neste domingo o mundo conheceu o novo campeão da Fórmula 1, Max Verstappen, com direito a emoção na corrida final, em Abu Dhabi. 

Pole position, o holandês não largou muito bem e perdeu a liderança justamente para o maior rival, Lewis Hamilton, após a largada, mas o canadense Nicholas Latifi colidiu a cinco voltas do final, forçando a entrada do safety car. Quando a bandeira verde foi acionada, os carros estavam próximos, permitindo a ultrapassagem do holandês da Red Bull sobre o postulante ao oitavo título.e sua Mercedes na última volta. 

Max Verstappen tem apenas 24 anos e é o primeiro neerlandês a conquistar um título na F-1 (Reuters)

 

A direção de prova foi contestada pela Mercedes, pois o regulamento previa a permissão de todos os retardatários para ultrapassarem os líderes, durante a bandeira amarela. Somente cinco deles foram autorizados a isso, permitindo a saída do carro de segurança antes do final da prova, o que gerou suspeita de manipulação de resultados. 

No final, sobraram recursos judiciais e piadas aludindo a Felipe Massa e Timo Glock. Este último acabou com a chance de título do brasileiro quando ele se deixou ultrapassar por... Lewis Hamilton, então novato na F-1, em 2008. O inglês levou o troféu, e Massa não teve outras oportunidades.

Muitos consideraram uma "picaretagem" da direção do GP e da FIA, que recusou os recursos da Mercedes. E há quem considere dessa forma o erro no sorteio da UEFA, hoje. 

Uma das bolas do sorteio para definir os jogos das oitavas de final na Champions League deixou de ser considerada, forçando os organizadores a refazerem o serviço. E muitos não gostaram, como os representantes do Paris Saint-Germain, que iria enfrentar o Manchester United (isso iria causar um duelo entre Messi e Cristiano Ronaldo), mas vai decidir o futuro contra o Real Madrid. O time francês é considerado "freguês" do time espanhol, e para a "sorte" do Benfica, o time de Jorge Jesus, ele não vai pegar os merengues e sim o holandês Ajax. O Red Bull Salzburg, no sorteio anulado, enfrentaria o Liverpool, mas agora a situação piorou: irá jogar contra o Bayern de Munique. Os alemães iriam pegar o Atlético de Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário