quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Breves do dia bissexto

 1. Israel vê sua imagem perante o mundo se deteriorar por uma carnificina ocorrida em uma fila de assistência humanitária formada por palestinos na cidade de Gaza. No ocorrido, 112 pessoas teriam morrido. Embora a maior parte das mortes tenha sido por pisoteamento durante a confusão, ao menos 16 pessoas foram mortas por tiros vindos das forças de ocupação israelenses, que fracassaram em conter o tumulto. 

2. O Fluminense superou o jogo de ida em Quito e venceu o segundo jogo da Recopa Sul-Americana por 2 a 0 no Maracanã contra a "algoz" LDU, gols de Jhon Arias, e segurou o resultado mesmo com dois a menos, pois John Kennedy e Diogo Barbosa foram expulsos no final da partida. Com o resultado, a "maldição" de nunca ter vencido o time equatoriano em competições internacionais virou mais uma daqueles histórias do folclore do esporte. 

O colombiano foi o herói de mais uma conquista internacional do Fluminense (Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

3. Continuam as investigações sobre as fugas no presídio de Mossoró e há indícios da participação do Comando Vermelho no acobertamento dos fugitivos. Também há acusações de negligência por parte da direção do complexo, como costuma ocorrer. 

4. O STF não se abalou com a fortíssima repercussão da grande manifestação feita no domingo e continua a apoiar as investigações contra a suposta tentativa de golpe planejada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Mas as chances de prendê-lo, como querem setores do atual governo, estão mais remotas, devido à demonstração de força política e a aparente fragilidade das acusações, baseadas na minuta defendendo o emprego do estado de sítio. 

5. E a Globo? Não consegue emplacar o remake da novela Renascer, pálida versão do sucesso de 1993, e apesar da grande divulgação do BBB 24, considerado a mais interessante versão deste infame reality show em anos, a audiência na TV aberta é bem modesta, sendo maior no canal de streaming da marca, o Globoplay. Definitivamente, a era da TV aberta já se foi há muito tempo. 

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Nova alta da COVID-19

 A COVID-19 não desapareceu, como podem pensar alguns. Ela existe agora, nas variantes mais fracas, e tem afetado mais gente desde o Carnaval. 

São milhares de casos, embora haja apenas um caso registrado de morte pela doença no Brasil nas últimas semanas. 

Epidemiologistas ainda temem pelo recrudescimento da doença, pois o parasita ainda está sofrendo por mutações - existe agora a variante JN, derivada da ômicron, responsável por milhões de casos, embora sua letalidade continue baixa. Enquanto isso, ainda há especulações sobre a origem do vírus causador da grande pandemia entre 2019 e 2023, alimentadas pela falta de transparência das informações na China, país onde ocorreram as primeiras mortes. 

Crescem também os boatos sobre novos candidatos a causar uma crise sanitária global, mas a maioria é especulação, e os parasitas podem ser evitados caso não haja contato direto com os vetores (animais ou humanos portadores) ou se tenha cuidado com a higiene pessoal. 

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Mega Sena acumula

A Mega Sena, principal prêmio do Brasil, acumulou para R$ 135 milhões, aumentando os rumores de alguma trama para fraudar os resultados em benefício de grupos. 

Apesar de nunca haver comprovação, também não houve investigações aprofundadas a respeito. Afinal, não é do interesse da Caixa estar envolvida em uma operação da Polícia Federal motivada por sequências suspeitas, bizarras como por exemplo 01-02-03-04-05-06 (embora em tese isso seja tão provável de ocorrer quanto as outras combinações) ou com frequência acima do normal (como um dado resultado se repetir em um intervalo curto como dois ou três anos). 

Mesmo assim, os boatos continuam, visando "alertar" o público para não gastar o seu suado dinheiro em loterias supostamente fraudadas. Afinal, a probabilidade de alguém ganhar com um único bilhete de seis números é de 1 em 50.063.860, considerando o cálculo de todas as combinações possíveis num universo de 60 números: 
onde C é o número de combinações, n é a quantidade de números possíveis (60) e k é a quantidade de números da sequência (6). 

Assim;


Os prêmios da quina e da quadra são bem menos interessantes, mas a probabilidade de ganhá-los é maior. 

A chance de ganhar a Quina com uma sequência de apenas seis números é a multiplicação da probabilidade de ganhar a Mega Sena com um fator, o qual por sua vez é a multiplicação do número de combinações de cinco números acertados num universo dos seis números sorteados, pelo número de combinações do número restante no meio dos 54 não sorteados. Eis o fator multiplicativo: 


Ou seja, é 324 vezes mais fácil acertar a Quina do que a Mega Sena. 

Para calcular a chance de ganhar a quadra, usando o mesmo conceito, o fator multiplicativo aumenta bastante: 


Se a intenção é tentar acertar com mais números, o que pouca gente faz por ser bastante caro, a chance é multiplicada pela combinação linear entre 6 e um número maior. Assim, usar sete números aumenta a chance em sete vezes ( 7! / 6!(7-6)! ). Usando 8, o fator de aumento é 28 ( 8! / 6!(8-6)! ), e assim por diante. 

Dessa forma, é mais fácil alguém ganhar um prêmio equivalente à Mega Sena se dedicando a algo ilícito, como roubar celulares numa grande cidade, assaltar um banco ou chefiar uma quadrilha para desvio de dinheiro público. 

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Bolsonaro renova sua força na Paulista

Para surpresa de muitos, principalmente dos apoiadores do atual governo, a multidão reunida na Av. Paulista, ontem, reuniu-se aos milhares para demonstrar sua insatisfação com o status quo

Não faltou empenho do governo, em parceria com o Judiciário, para tentar intimidar a chamada "extrema direita", como são denominados os defensores do conservadorismo em geral, algo bem mais variado e abrangente do que os defensores do atual governo. 

Pois não houve nada de "extremismo" entre os milhares que ocuparam quase toda a avenida. Nada de apologia à violência e nem quebra-quebra. Apenas a defesa do estado de Israel, cujo governo foi atacado por Lula durante sua visita à África, e o mais próximo das ideias de "extrema direita" foi a crítica ao estado laico, garantido pelo artigo 5º da Constituição, feita pela ex-primeira dama Michele Bolsonaro, a dona do discurso mais emocionado, com forte teor religioso. Falou-se muito na defesa do "Estado Democrático de Direito" e da liberdade, algo historicamente vilipendiado pelos extremistas.Crianças e até cães foram levados para lá.  Segundo levantamento da USP, são 185 mil pessoas, mas se fala em muito mais, até dois milhões, uma estimativa para lá de otimista, pois a capacidade da avenida dificilmente iria conter uma multidão desse porte. 

Independente dos números, esta é só uma amostra dos milhões de eleitores de Bolsonaro em 2022, na mais contravertida eleição da Nova República. Por falar nisso, um dos motes era a defesa do voto impresso, algo não votado a tempo no Congresso para o pleito em questão. 

Bolsonaro foi ouvido por uma gigantesca multidão insatisfeita com os rumos do Brasil (Divulgação)

Discursaram apoiadores, como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) - o mais votado em 2022 - , o também deputado Gustavo Gayer (PL-GO), o senador Magno Malta (PL-ES), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), a já citada Michele Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia, principal organizador do evento. Este foi o responsável pelos ataques mais duros contra o governo, comparando o vandalismo do 8/1 com aqueles promovidos pelo MST. 

Jair Bolsonaro foi o último a discursar e adotou um tom mais moderado, mas falou em anistia para os presos a mando da PF e do STF devido aos acontecimentos do mesmo 8/1, e desmentiu categoricamente ter sido um apoiador de um plano golpista, explicando que os documentos apreendidos pela Polícia Federal falavam no uso de estado de sítio, um mecanismo previsto pela Constituição, e tal plano não foi colocado em prática. 

Essa fala não foi exatamente ao gosto dos mais exaltados, mas mostrou a força política do ex-presidente. E mais uma vez exerceu-se o direito de protestar. Centenas de milhares fizeram isso. 

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Da série "Mondo Cane", parte 84

Parece ser um roteiro de um filme de terror gore, mas aconteceu neste mês em Jacksonville, no estado norte-americano da Flórida: um homem foi internado após se queixar de constantes dores e sangramento no nariz. Depois, o médico o examinou e sua equipe retirou nada menos que 150 larvas de mosca literalmente comendo vivo o infeliz por dentro. 

Há mais de 30 anos, a vítima precisou ser tratada por causa de um neuroblastoma, um tumor relativamente comum em crianças, e por causa disso as vias nasais ficaram comprometidas. Em outubro do ano passado, começaram os sintomas: ardência, febre e inchaço. O cidadão chegou a ter dificuldade para comer devido às lesões. 

O morador da Flórida teve 150 larvas de mosca parasitando sua cavidade nasal (Divulgação/First Coast News)

Felizmente para ele, todos os parasitas foram retirados antes de algo mais grave, como uma asfixia por dificuldade respiratória ou uma invasão de insetos no cérebro, por exemplo. 

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Mais um jogador condenado...

Daniel Alves, ex-jogador de futebol por vários clubes, inclusive Barcelona e São Paulo, e ex-lateral da Seleção Brasileira, foi condenado a quatro anos e meio de prisão por estupro pela Justiça espanhola. Para a acusação, a pena foi branda demais, pois considerando os atenuantes, ele seria solto em menos de dois anos. 

Nem as derrotas nas três Copas onde ele participou foram mais comprometedoras para sua figura do que a sua condenação

A vítima, agora com 29 anos, se diz aliviada mas não está contente com a pena branda, ainda passível de recurso por parte da defesa. 

Enquanto isso, a mídia esportiva cobra dos demais jogadores uma posição a respeito de mais um atentado à reputação dos jogadores brasileiros, já comprometida com a condenação de Robinho, o ex-atacante renomado nos clubes brasileiros e europeus. Nenhum companheiro de Daniel Alves ainda se pronunciou, nem o mais midiático deles, Neymar. 


N. do A.: No mesmo dia, Jair Bolsonaro, o general Augusto Heleno e o presidente do PL Valdemar Costa Neto, foram até a PF, mas não deram informações relevantes para o andamento das investigações a respeito de seus papeis nos atos do 8/1, ainda muito no terreno da especulação e da espetacularização, pois o Executivo e o Judiciário são acusados de quererem colocar Bolsonaro para fora das disputas pela Presidência. Enquanto isso, o ex-presidente se prepara para a mobilização na Avenida Paulista, no dia 25, como mostra de sua força política. 

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

"Busologia"

Algumas pessoas têm hobbies peculiares, como colecionar borboletas, passear em lugares considerados mal-assombrados ou ouvir músicas de países totalmente estranhos à sua cultura. Isso é perfeitamente normal, assim como fotografar ônibus ou colecionar fotos de coletivos antigos, como fazem os "busólogos", os entusiastas por esse tipo de veículo. 

Alguns modelos de colecionadores, visados pelos "busólogos" (Divulgação/Busólogos)

A maioria desses aficcionados gosta de ver os ônibus modernos, como os novos veículos elétricos da SPTrans ou os mais chamativos modelos rodoviários. Porém, existem os mais saudosistas, querendo ver coisas como os elétricos da CMTC ou os inúmeros modelos da empresa de carrocerias Caio fabricados no século passado. Entre os anos 1970 e 1980, para se ter uma ideia, os modelos dessa empresa tinham nomes de mulheres, como Gabriela, Amélia ou Carolina. Até essa época, também haviam ônibus com pára-brisa bipartido, ou até o vidro traseiro nessa configuração. Os ônibus mais apreciados são os clássicos, como o Flecha Azul da Viação Cometa.  

Existem até os entendidos sobre pormenores, como revestimentos de bancos e peças de motores. Aliás, eles ficam emocionados ao ouvirem os ônibus rodarem, mesmo aqueles bem barulhentos de antigamente. Também existem os vidrados por pontos de ônibus, principalmente os bem preservados. 


N. do A.: Ser um busólogo não causa tanta estranheza quando ouvir um crítico do governo atual elogiá-lo, como é o caso do influenciador Monark, dizendo que Lula "não estava errado" ao falar de Israel. 

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Senado vota pelo fim da saidinha

Centenas de presos precisam ser recapturados após a "saidinha" (Divulgação)


Após vários casos de presos cometendo crimes, aproveitando a famigerada e comprovadamente absurda "saidinha" para permitir a soltura de presos em datas específicas, o Senado aprovou, por 62 votos a 2, o projeto de lei dando fim a este "benefício", na verdade um privilégio dado aos criminosos. 

Depois, o projeto volta para a Câmara, para ser novamente analisado. O governo, empenhado contra o fim da "saidinha", deve tentar dificultar a aprovação. Depois, ele será submetido ao aval do presidente da República, pessoalmente também contra o fim do "benefício", mas será que ele irá se sujeitar ao desgaste frente à opinião pública e ao Legislativo?

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Seriado "cult" bem antigo vai virar "remake"

Muitos se lembram da bela bruxa Samanta e sua família tipicamente (ou nem tanto) americana (Divulgação)


O seriado "A Feiticeira", ou "Bewitched" no original, é lembrado por muitos aficcionados por coisas antigas, pois foi bastante reprisado no Brasil muitos anos depois de sua exibição, nos anos 1960. A história é reflexo de uma época de comédias inocentes, sem querer violar nenhum código moral e nem se render ao "politicamente correto", que não existia. 

Uma versão moderna será exibida pela Sony Pictures Television, com a colaboração de Judalina Neira, produtora do bem mais pesado e contemporâneo The Boys. Originalmente, era produzida pela CBS, atualmente nas mãos da Sony. 

Esta produção bem antiga foi uma das referências do também cultuado, mas recente, seriado Wandavision, da Marvel (e da Disney). 

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Japão perde posição na economia global

Há décadas, a economia japonesa está em declínio. Não há demanda suficiente para as várias indústrias, há insuficiência de mão-de-obra (agravada pelo envelhecimento da população, a mais idosa do mundo) e o volume de exportações continua cronicamente fraco. 

De acordo com dados de 2023, o PIB japonês encolheu a tal ponto que ele já não é mais a terceira força mundial, perdendo esse posto para a Alemanha. São US$ 4,21 trilhões, contra US$ 4,46 trilhões mostrados pelos alemães. No início dessa longo período de encolhimento, o PIB nipônico era o segundo maior, mas foi ultrapassado pela China em 2011. 

As lojas japonesas (como as da rede 7-Eleven) não sabem o que fazer para atrairem os consumidores


E a tendência é seguir nesse caminho. A médio prazo, é possível que a Índia, cujo PIB atualmente é de US$ 3,73 trilhões, e enfrenta crescimento constante (em torno de 7%) alcance o Japão, consolidando a decadência. 

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Crime organizado testa Lewandowski

Dois chefões do crime organizado conseguiram fugir da penitenciária em Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde não havia registro de fugas desde 2021. Segundo investigações, eles estavam envolvidos em rebeliões e crueldades contra outros presos, inclusive decapitações. 

A situação exigiu do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski alguma medida para demonstrar que o governo não está omisso neste caso, e ele decretou intervenção na diretoria do presídio. Enquanto isso, policiais foram mobiilizados para tentar recapturar os dois criminosos. 

Enquanto isso, uma das maiores escolas de samba paulistanas, justamente a Vai-Vai, demonizada por seu enredo apontando policiais militares como algozes, é acusada de receber financiamento do PCC. O conselheiro da escola, Luiz Roberto Machado de Barros, o Beto da Bela Vista, teria relações suspeitas com o grupo. 

No litoral paulista, muito se fala sobre a ação da Rota, motivo pelo qual muitos ainda se identificam com o tema da Vai-Vai, mas a morte de várias pessoas na mal-falada Operação Escudo foi saudada pelos defensores da polícia, porque entre os mortos estava outro chefe do PCC, o "Príncipe", morto quando estava foragido após fugir durante uma saidinha, a do dia das mães. Por esse e outros casos, agora se discute o fim desses famigerados recursos supostamente "humanitários", mas geradores de intranquilidade na população pois muitos dos condenados não voltam para as prisões. 

Essa questão é um verdadeiro teste para os ministros da Justiça, e neste ponto todos têm falhado. Será surpreendente se Lewandowski, mal visto por seu "garantismo" quando ministro do STF, conseguir obter algum êxito. 

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Breves da folia

Ivete Sangalo planejava parar neste Carnaval em Salvador, mas não imaginava uma explosão em tubo de gás carbônico que iria ferir duas pessoas em seu trio elétrico. Uma despedida amarga e lamentável para a chamada "rainha do Carnaval" na cidade. 

Ivete Sangalo chorou na despedida, com motivos de sobra para isso (Francisco Cepeda/Quem)

Em São Paulo, a Mocidade Alegre voltou a vencer, e irá desfilar novamente no sábado junto com as agremiações dos clubes de futebol, os quais tiveram bom desempenho. A Dragões da Real até empatou com a campeã, mas perdeu no critério de desempate (Harmonia), enquanto a outra escola vinculada ao time do São Paulo (a Independente Tricolor) foi rebaixada junto com a Tom Maior. A Gaviões ficou com o quarto lugar e a Mancha Verde, com o quinto. 

Enredo da Mocidade Alegre, campeã do Carnaval, homenageando Mário de Andrade (Canal próprio da escola)

A Vai-Vai, cujo enredo teria ofendido a polícia, ficou no meio do caminho. Ela já havia recebido várias manifestações contra ela, principalmente de policiais e simpatizantes. 

Ainda em São Paulo, o tradicional Galo da Madrugada de Recife desceu para as nossas plagas e homenageou Reginaldo Rossi, tal como aconteceu na capital pernambucana. 

No Rio de Janeiro, as escolas estão se preparando para a apuração nesta Quarta-feira de Cinzas. E, devido aos problemas como carros alegóricos quebrados e até um princípio de incêndio, numa das alegorias do Império da Tijuca, será esperada uma sucessão de notas desfavoráveis, capazes de rebaixar uma escola ou tirá-la da disputa pelo título. 

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Indecência!

 Este blog não se refere ao Carnaval, acusado de fomentar a licenciosidade - e isso sempre ocorreu desde os tempos de Roma - mas ao nosso futebol, outra suposta paixão nacional. 

A seleção olímpica teve a pachorra de SER ELIMINADA da disputa por uma vaga nas Olimpíadas, perdendo para a Argentina por 1 a 0. 

Com isso, não veremos como Endrick, o nome mais citado do time sub-23 e ainda jogando no Palmeiras, embora negociado com o Real Madrid, vai atuar numa competição onde ele seria protagonista. Porque seu time não estará nos Jogos Olímpicos. 

Endrick é o principal nome de um time que passou vergonha ontem na Venezuela disputando e perdendo a vaga olímpica (Staff Images/CBF)

"Mérito" do treinador Ramón Menezes? Sim, mas devemos nos lembrar da bagunça da CBF, que sempre foi corrupta e venal, mas pelo menos sabia lidar com crises, ao contrário da atual gestão. Também a geração atual de jogadores não apresenta nenhum talento fora do comum. Mesmo os titulares não parecem transmitir confiança alguma aos torcedores e também corre o risco de disputar a repescagem com algum time da Oceania. Ou mesmo ficar fora da Copa. 

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Bolsonaro na mira da PF e do governo

PF chega mais perto do ex-presidente Jair Bolsonaro (Divulgação / Instagram)

A Polícia Federal descobriu pistas comprometedoras a respeito de Jair Bolsonaro e alguns dos seus principais apoiadores, como os generais Heleno e Braga Neto. Além dos mandatos de busca e apreensão, foram presos alguns ex-assessores do presidente entre 2019 e 2022, como o coronel Costa Câmara e Filipe Martins. 

Dentro da sede do PL havia um documento com a intenção de estabelecer um estado de sítio, uma das prerrogativas do governo, devido às suspeitas de fraude na votação de 2022. Isso não foi levado em prática, ficando no terreno das intenções, mas muitos defensores do governo já cogitam a prisão do ex-presidente. O documento não tinha assinatura. 

Bolsonaro entregará nas próximas horas seu passaporte, por ordem do STF, para impedí-lo de sair do país enquanto transcorrem as ingestigações. A operação foi autorizada por Alexandre de Moraes, um dos nomes citados pelo documento para serem presos: os outros seriam Gilmar Mendes e Rodrigo Pacheco. 

Defensores do ex-presidente já foram acusar a PF de ser instrumento do Executivo e do Judiciário para criminalizar não só os bolsonaristas, mas parte da oposição, que adota um tom mais duro e menos conciliador com relação ao governo. 

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Será que fica?

 Este blog precisa voltar a postar algo relevante, mas enquamto isso pode se dar ao luxo de publicar algumas trivialidades sobre vários temas para justificar por que se chama "Assuntos 1000". 

Uma das banalidades mais comentadas é a volta do McFish, fabricado pela McDonalds. A empresa do palhaço Ronald alegava baixa demanda para deixar de vender o sanduíche nestas bandas, mas a pressão das redes sociais funcionou, e eles voltaram atrás. 

Muitos reclamaram da falta deste sanduíche no catálogo do McDonalds (Divulgação)


A rede americana fala em manter a produção do lanche feito com filé de polaca (um "primo" pobre do bacalhau), queijo cheddar e maionese até 31 de março, Isso coincide com o período da quaresma. Depois, eles decidirão se estendem o prazo. 

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

E daqui a dez anos?

 Este blog prometeu não fazer futurologia, mas daqui a dez anos muitos especulam que:

... não haverá mais monarquias no mundo. 

... haverá uma N. O. M. como temem os chamados "teóricos da conspiração"

... todo mundo vai poder usar um chip da Neuralink, mas ainda pagando uma pequena fortuna. 

... não haverá mais Copa do Mundo nem Olimpíadas. 

... Lula vai para a cadeia, e talvez o Alexandre de Morais, ou, por outro lado, o Bolsonaro, ou você!

... não haverá carros a combustão (e talvez nem os carros elétricos, não com essas baterias de lítio que demoram demais para recarregar e descarregam logo). 

.. não haverá Internet (não como a conhecemos, pelo menos). 

..... a Terra estará definitivamente na Nova Era de Aquário...

... ou será uma distopia a la Mad Max. 

Quiçá, o autor deste blog esteja registrando tudo isso. 


segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Há dez anos atrás...

 ... ninguém falava sobre fim do mundo ou Terceira Guerra Mundial; 

... Sérgio Moro é imaginado para ter um futuro brilhante e não para ser considerado um fracasso na política; 

... Lula era execrado pela mídia; 

... ainda podíamos sonhar com o hexacampeonato; 

... os membros do STF podiam ser xingados e não havia censura contra isso; 

.... a rainha estava forte e o príncipe Charles podia cogitar viver tanto quanto ela (hoje, ele foi diagnosticado com câncer); 

... eu estava fazendo uma postagem mais interessante, sobre os 70 anos de Henfil. Agora, o cartunista faria 80 anos. 

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Será que teremos um novo ciclo de industrialização?

Em São Bernardo do Campo, o presidente Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, foram até a Volkswagen para um acordo de R$ 16 bilhões para a produção de veículos até 2026, com destaque para os modelos híbridos. Para a cerimônia, eles imitaram a foto histórica de 1959, de JK embarcado num icônico Fusca. O modelo escolhido atualmente nem é tão chamativo, um Virtus conversível, modelo não existente no mercado. Na foto, Ciro Possobom, o presidente da filial da fábrica alemã, estava no volante. 

Haverá mais investimentos da indústria automobilística para a produção de veículos elétricos e híbridos, mas só isso não indica uma retomada na industrialização. 

Lula e Alckmin posando de incentivadores da indústria na fábrica da Volkswagen (Ricardo Stuckert/Presidência da República do Brasil)

De concreto, mesmo, apenas um plano de intenções lançado no último dia 22, com o nome de "Nova Indústria Brasil", prometendo investir ao todo R$ 300 bilhões, com boa parte do dinheiro financiada pelo BNDES. Mas não há nada de muito detalhado, para explicar como eles irão realmente incentivar a indústria, assolada pela alta tributação e infra-estrutura ainda com muito por fazer, apesar das melhorias paulatinas ao longo do tempo. 

Teme-se a reedição de velhas políticas já testadas e reprovadas pelo PT, usando grandes empresas para algo além da geração de riquezas - vide o caso do Quadrilhão. 

A industrialização irá decolar, mesmo, com melhorias no quadro educacional do Brasil, para formação de pessoas mais capacitadas e para combater o analfabetismo funcional, ou seja, a incapacidade de interpretar textos simples, que impede a pessoa de entender as instruções necessárias para a prática de alguma profissão. Isso favoreceria não só a indústria, mas o agronegócio e os serviços, ou seja, toda a cadeia econômica, para fazer o Brasil realmente pensar em um crescimento sustentável, gerar riquezas e distribuí-las de forma menos deletéria para a população. 

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Tem gente que não vai botar o bloco na rua

Muitos blocos de carnaval de rua em São Paulo não vão desfilar. A Prefeitura cortou o financiamento, concentrando a verba nas grandes escolas, o que deixou várias pequenas agremiações insatisfeitas e sem recursos. 

Ao todo, são 118 blocos a menos no Carnaval paulistano. O calendário liberado no mês passado previa 579 deles. 

O bloco Bangalafumenga é um dos maiores da cidade, e está entre os de presença garantida na folia. Infelizmente, vários outros blocos estarão ausentes (Divulgação)

Hoje, o prefeito Ricardo Nunes se pronunciou, minimizando o problema e se referindo aos diversos patrocínios feitos por empresas privadas. A Ambev é uma das maiores financiadoras.