quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
Um pequeno recesso
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
Final fora dos prognósticos
Matvei Safonov foi o nome da final da Copa Intercontinental, o torneio anual substituto do antigo Mundial de Clubes, entre o PSG e o Flamengo.
Ninguém esperava por isso. Um goleiro russo, vindo de um país visto como inimigo pelos franceses, e mero reserva do titular Donnarumma.
Após uma partida equilibrada demais para os padrões de uma batalha entre os europeus favoritos e brasileiros tentando faturar um título mundial por 13 anos, desde a façanha corintiana de 2012, o resultado, 1 a 1, levou a disputa para a prorrogação e depois para os pênaltis.
O russo que nem os torcedores do PSG conheciam bem atuou e conseguiu defender QUATRO cobranças do rubro-negro. Quatro. Foram chutes pouco eficientes, que não dariam muito trabalho, isso é verdade. Um deles foi de Saul Niguez, a contratação ousada da Gávea vinda do Atlético de Madrid, o mesmo clube onde o técnico Filipe Luis havia jogado alguns anos antes, sendo ex-colega. Pedro cobrou mal e Safonov parecia ter se adiantado para defender. Nem o bandeirinha, nem o VAR, indicaram nada, embora o juiz estivesse em dúvida e quase mandasse repetir a cobrança por isso.
| Para o público, o "loirão" russo Safonov (ao centro) era o nome da Copa Intercontinental, mas a FIFA pensou diferente e elegeu Vitinha, também do PSG (Jan Kruger/FIFA/Getty Images) |
Não é possível mudar a realidade só por isso. O time francês conquistou finalmente um título mundial, como queria Nasser al-Khelaifi, o dono do clube, e cidadão do Qatar, país onde se deu a partida histórica. Os parisienses financiados por um xeique islâmico conseguiram o feito sem nenhuma estrela. Nada de Messi, Neymar, Mbappé, Ibrahmovic. Só um russo até há pouco desconhecido, para salvar o time e defender um ano perfeito.
terça-feira, 16 de dezembro de 2025
Enel se tornou a Geni do Brasil
Por conta dos maus serviços prestados às cidades servidas por ela, a Enel pode perder a concessão.
O prefeito paulistano Ricardo Nunes, o governador paulista Tarcísio de Freitas e o Ministério de Minas e Energia, em um raro consenso entre opositores, pressionam pela cassação. Boa parte dos cidadãos, principalmente os afetados pela falta de luz decorrente das fortes e atípicas ventanias recentes, espera por isso.
| Ricardo Nunes, assim como Tarcísio de Freitas e o governo federal, concordam em romper o contrato com a Enel (Youtube/Rádio Bandeirantes) |
Serviços mal feitos, demora e confusão no atendimento, complacência com os inúmeros "gatos" existentes nas cidades, sobretudo São Paulo, e até acusações de extorsão por funcionários, mesmo terceirizados, pesam contra a empresa italiana.
Não há, porém, justificativa para isentar os governos de culpa, sobretudo a prefeitura, mesmo porque a responsabilidade para podar e eliminar árvores condenadas por cupins é dela.
N. do A.: Outro caso de "persona non grata" é Zezé di Camargo, após desabafar nas redes sociais contra a presença de Lula, Janja e Alexandre de Moraes na inauguração da SBT News, no último dia 12; muitos interpretaram unicamente como postura anti-Lula, mas o pronunciamento de Nikolas Ferreira como entrevistado pelo programa News Noite no novo canal da emissora das Abravanel deixou a situação mais clara: o problema maior era Moraes, ministro do STF, discursando como se fosse o "dono do poder" no evento.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Calma! Está terminando!
2025 está terminando e quem está acompanhando as notícias pelas redes sociais ou pelos portais ou (ainda?) pelos telejornais se sente até um vazio interior de tanto vert tragédias, como os atentados nos EUA e na Austrália, ou o assassinato do diretor Rob Reiner.
| Rob Reiner (1947-2025), diretor de Conta Comigo e Questão de Honra, foi assassinado em sua casa junto com a mulher (John Lamparski/Getty Images) |
Agora só faltam 16 dias para terminar este ano. Mas isso não significa necessariamente uma boa notícia. 2026 vem aí, e muitos diazem que será pior ainda. Para o Brasil, muito provavelmente, porque será ano eleitoral e veremos se Lula será reeleito (caso sobreviver ou não ser um clone, de acordo com certas hipóteses malucas consideradas "teorias conspiratórias") ou se Flávio Bolsonaro irá conseguir aproveitar a tendência da América Latina se voltar para o conservadorismo, como o Chile na eleição de José Antonio Kast ocorrida ontem.
Uma coisa é certa: precisamos manter a força e a resiliência, e manter a esperança, essa força motirz de quem quer ver melhorias num cenário onde elas parecem não ter vez.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Piores presentes de Natal
Eis uma lista de coisas que as pessoas às vezes compram para presentear seus entes queridos e acabam decepcionando-as. Cuidado, para não ser assunto da maledicência alheia nas festas de fim de ano.
1. Cosméticos anti-envelhecimento
Cosméticos em geral são um problema, e dependem fortemente do gosto pessoal de quem recebe o presente. Quando são anti-envelhecimento, a encrenca é maior. Pior ainda se for para presentear mulheres, que não querem ser vistas como idosas.
2. Doces temáticos e outras coisas de comer
Presentear com guloseimas não dá porque elas acabam logo, além de muitas vezes virem com sabores que podem não agradar o destinatário. Às vezes não agradam a quase ninguém. E engordam. Isso remete a...
3. Equipamentos de ginástica
Geram uma mensagem de "Ah, isso é bom para tirar as suas banhas" ou "Deixe de preguiça e vá gastar as calorias que você vai fatalmente ingerir a mais depois das festas".
4. Animais, plantas e outros seres vivos
Animais e plantas vivas dão trabalho para cuidar e nem sempre correspondem ao gosto do presenteado. Pode haver sérios riscos de eles estarem já doentes e morrerem. E se for uma criatura tirada da natureza, estará cometendo crime contra o meio ambiente.
5. Presentes de brincadeira
Não dê presentes de gosto duvidoso caso não for para o "inimigo secreto". A pessoa que receber o "mimo" pode não achar graça e pode se sentir um vira-lata caramelo. Pior, você pode ser comparado com um parente idiota metido a engraçadão.
6. Roupas inadequadas
Tornam-se verdadeiras loterias envolvendo o tamanho da peça e o da pessoa. Além disso, roupas são muito sugestivas, sobretudo se forem lingerie ou outras peças usadas apenas em momentos íntimos. Melhor tomar um café ou "chá de simancol" e pensar em alternativas.
7. Coisas de moda
Qualquer equipamento de moda pode se tornar obsoleto num futuro próximo. O destinatário vai usar algumas vezes para depois deixar num canto e esquecer.
8. Coisas fora de moda
Da mesma forma, objetos já defasados, como aquela coisa que era uma coqueluche três anos atrás só é um desperdício de dinheiro. A pessoa pode colocar num canto no ato, para depois esquecer.
9. Perfumes
Melhor não adivinhar o gosto pessoal de quem vai ser presenteado. Pode desagradar o olfato alheio, e representar um belo e fétido débito na sua conta bancária.
10. Brinquedos inadequados
Se o presenteado for criança, sobretudo se você já a conhece como um hiperativo ou uma "pestinha", não dê brinquedos barulhentos ou que sugiram armas. Eles podem infernizar o ambiente, e você será considerado o culpado pelos convidados da festa.
N. do A.: Por outro lado, é sempre bom ganhar o presente desejado, desde que não seja para prejudicar os outros. Isso lembra o ato de Donald Trump, retirando a lei Magnitsky do Alexandre de Moraes e sua esposa bem na véspera do aniversário do ministro, coincidentemente próximo do Natal. Para muitos brasileiros prejudicados pelas decisões do "Xandão", o Papai Noel mais poderoso do mundo acabou virando um corpulento e alaranjado Grinch. Mas Trump não agiu por ser um bom velhinho, e sim porque interpretou a Lei da Dosimetria como um avanço, diminuindo as penas dos alvos de Moraes. E houve, sim, coisas tratadas entre Lula e Trump, envolvendo "minerais críticos" como as terras-raras usadas em baterias de veículos elétricos, combate ao narcotráfico, a questão venezuelana e a carne bovina brasileira. Tudo parte da realpolitik. Há muitos analistas falando dessas pautas.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Será que chegamos lá?
Será que chegamos a uma situação onde um país pode ser considrado uma cafua ou uma imensa terra administrada por uma kakistocracia (o governo dos piores)?
Você chega a pensar em desejar que o Brasil vire uma monarquia ou um paraíso libertário e sem governo quando vê a qualidade da nossa política judicializada e da nossa justiça politizada.
A Câmara produziu uma das maiores pizzarias da história recente ao aprovar a tal da dosimetria para diminuir as penas de Jair Bolsonaro e dos presos políticos do 8/1, quando muitos queriam ora a anistia geral, ora a manutenção das prisões. Ao mesmo tempo, deu uma pena brandíssima para Gláuber Braga (PSOL) - uma suspensão de seis meses para alguém com um histórico de conduta incompatível com o seu cargo - e não cassou Carla Zambelli (PL), envolvida em acusações de usar um hacker para invadir dados do Conselho Nacional de Justiça e fazer perseguição armada a um petista.
| Glauber Braga protestou acintosamente contra o seu processo de cassação, sentando-se na cadeira do presidente da Câmara Hugo Motta, e no final não perdeu a sua cadeira (Divulgação/Facebook) |
Para deixar tudo pior, Alexandre de Moraes interveio de novo em assuntos do Legislativo, e mandou cassar Zambelli. Pior se ele ousasse intervir nos outros casos, mas "apenas" isso já é, novamente, um dos Poderes usurpar as funções de outro.
E em 2026, com as atuais regras eleitorais e a insegurança institucional em curso, não teremos razões para ver solução alguma vir de Brasília. Pelo contrário...
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Preços dos eletrônicos vão encarecer em 2026
Como se não bastassem as más notícias econômicas vindas de dentro do Brasil, o impacto provocado pelo aumento do uso da IA vai fazer os eletrônicos em geral ficarem mais caros em 2026.
Os dados necessários para a geração das imagens, sons e informações por inteligência artificial exigirão bastane das memórias, sobretudo as do tipo DDR, e também aos meios de armazenamento, como HDs e SSDs.
| Se você precisar de um celular novo em 2026, pode começar a se preocupar de verdade |
Isto pode impactar em até 5% no preço final dos celulares e computadores, sejam eles notebooks ou desktops, dificultando ainda mais a aquisição de aparelhos novos, ainda mais em mercados carentes como o brasileiro.
Por outro lado, forçaria o desenvolvimento de dispositivos com base em outros tipos dd semicondutor, devido ao silício já estar bem no limite do desenvolvimento. A adoção de arquiteturas mais complexas e difíceis de conceber, como o uso de múltiplas camadas de materiais (empilhamento 3D), ameniza o problema, mas o aumento da velocidade dependeria de fatores como a diminuição no comprimento do canal dos transistores, agora perigosamente próximo do 1 nm. Já a tecnologia de computação quântica deixaria toda a tecnologia vigente para os computadores e celulares obsoleta, por usar os bits quânticos (qubits), ao contrário dos bits normais e muito menos capazes de armazenar informações, dos atuais gadgets.
terça-feira, 9 de dezembro de 2025
Sobre as mudanças na CNH
Semana passada, a Contran, órgão regulador do trânsito no Brasil aprovou as novas mudanças nas regras de obtenção da CNH.
Como de costume, as mudanças foram feitas sem uma discussão mais aprofundada envolvendo a sociedade civil, atendendo mais a interesses políticos e partidários, em prejuízo dos aspectos técnicos. Além disso, essa discussão deveria ser feita muito antes.
O atual sistema atende à formação de novos motoristas? Muito longe disso. As autoescolas não conseguem preparar os alunos de forma adequada, e a burocracia torna tudo caro e difícil.
Atacaram o aspecto financeiro, prevendo cursos virtuais sobre as regras de trânsito, obrigatórios mas gratuitos. As aulas práticas podem ser feitas com instrutores autônomos e não pelas autoescolas. A prova final continua obrigatória.
No entanto, não há garantias de melhoria efetiva na formação dos motoristas, além de deixar brechas para a corrupção, como a já "tradicional" compra de CNH e as aprovações indevidas após o teste final além de cobranças por novas tentativas.
Além disso, é real o risco de fechamento em massa de autoescolas, gerando desemprego. Este será o pretexto perfeito para os donos desses estabelecimentos pressionarem pela invalidação das mudanças no Congresso.
| Formar novos motoristas pode ficar mais barato, mas não necessariamente mais seguro para diminuir a selvageria no trânsito das cidades e estradas brasileiras (Lucas Lacaz Ruiz/Quatro Rodas/Abril) |
Enquanto isso, continuam as mortes no trânsito, e os motoristas despreparados estão entre os maiores culpados, por pura imprudência ou ausência de condições psicológicas mínimas, além da velha mentalidade de "lei da selva" nas ruas e estradas, onde os mais astutos ou donos dos veículos maiores e mais caros se julgam no direito de estarem num fantasioso "topo da cadeia alimentar", "predando" pedestres, ciclistas, carreteiros (que muitas vezes atrapalham mesmo o trânsito, mas não podem ser vistos como alvos para a fúria de motoristas).
segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
Rayssa Leal conquista o tetra
Rayssa Leal está se consolidando como um ídolo esportivo para os brasileiros ávidos de ter alguém para torcer, ainda mais com a aparente decadência da Seleção Brasileira da CBF e da razoável, mas não espetacular, estreia de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1. Ela foi vencer, ontem, o SLS Super Crown 2025, a grande final do Mundial da Street League Skateboarding, ou skate de rua, como nós conhecemos aqui
Com a torcida do Ibirapuera apoiando, a jovem maranhense, prestes a completar 18 anos, foi desafiada pela australiana Chloe Covell, com 15, e pelas japonesas. Ela mostrou tranquilidade em sua apresentação, enquanto as adversárias até se esforçaram bastante. Mas Rayssa correspondeu e fez um kickflip, ganhando nota 8,7, a maior da Super Crown.
Neste ano, sua campanha refletiu a crescente maturidade, pois ela não teve os percalços dos anos anteriores, como no ano passado, onde ela sofreu acidentes e viu as adversárias ameaçarem o título. Mas essas aflições não a impediram de ganhar as últimas edições do Mundial de skate.
![]() |
| Rayssa Leal teve um título mais tranquilo do que os anteriores (Paulo Vaz/SLS) |
N. do A. 1: O clima hoje está propício para o ufanismo, com a indicação de Wagner Moura e do filme O Agente Secreto para disputarem o Globo do Ouro. Certamente este blog irá destacar a premiação do ator baiano ou do filme dirigido por Kleber Mendonça Filho, na hipótese de isso realmente acontecer em 2026.
N. do A. 2: Voltando ao tema esporte, Gabriel Bortoleto terminou sua campanha acumulando 19 pontos neste ano, na Fórmula 1. Não foi uma estreia ruim, mas esse desempenho relativamente modesto não trouxe grande destaque da mídia, e nem muitas cobranças, ao contrário dos astros do futebol, do tenista João Fonseca e, é claro, Rayssa Leal.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Última enquete do ano
(Ao contrário das promessas a serem feitas em 2026, esta será cumprida!)
O que será do Brasil depois do fim deste ano?
a) Flávio Bolsonaro, escolhido pelo pai injustiçado por este conluio entre o governo e o STF, vai ganhar do Lularápio nesta eleição e irá começar a montar um grande ministério tão bom quanto o do Capitão! Selva, Flávio! E viva o Mito! Mito! Mito!
b) Que bom! Logo o senador da rachadinha, o tal do 01! Vai ser moleza! O maior presidente da história deste país vai triturar ele!
c) Ai! Preferia o Tarcísio! Por isso a Bovespa despencou e o dólar disparou! E já cansou esse negócio de chamar de faria limer! É coisa de pobre invejoso!
d) Não quero saber de política, e sim de Copa do Mundo! A Seleção vai ser hexa! Já sinto até o cvheiro da taça! Ainda mais se o Neymar for convocado!
e) 2026 VAI SER O ARREBATAMENTO! ARREPENDAM-SE DOS SEUS PECADOS POIS JÁ É TARDE! JESUS NOSSO SENHOR VAI VOLTAR E JULGARÁ AS NOSSAS ALMAS! ALELUIA!
quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Perto da grande aquisição
A Netflix, conhecida pelas suas séries como Stranger Things, está bem próxima de adquirir a Warner Bros Discovery. Nesta semana ela lançou uma oferta em dinheiro, pelos serviços de streaming do grupo, isto é, a HBO Max, e pelos estúdios cinematográficos, responsáveis por produções como Harry Potter, O Senhor dos Aneis, Matrix, O Exorcista, It! e o Universo Extendido da DC, isto é, os filmes do Batman, do Superman, da Mulher Maravilha e outros heróis dos quadrinhos.
| Duas das franquias mais famosas, Stranger Things e It, podem ficar nas mãos de um único estúdio (Divulgação/Netflix/Warner) |
quarta-feira, 3 de dezembro de 2025
Um vídeo para reflexão
Dentre os diversos vídeos do Youtube, alguns são particularmente incômodos, justamente por dizerem verdades inconvenientes.
Enquanto os membros das instituições se julgam capazes de fazerem o que quiserem, apenas porque estão no poder (vide o caso de um ilustre ministro do STF atribuindo apenas à PGR a prerrogativa de abrir um processo de impeachment, dando a outros o trabalho de encontrar alguma base legal para esta decisão), os brasileiros sofrem, ignorando ou fingindo ignorar o seu triste papel neste jogo.
O autor deste vídeo é dono do canal O Labirinto, um dos espaços no Youtube com certa preocupação em não abordar temas superficiais, procurando explicar a origem de certas situações incômodas e difíceis de resolver, como a miséria do povo enquanto os seus supostos representantes eleitos por ele abusam de seus privilégios.
terça-feira, 2 de dezembro de 2025
Deixem a Leona em paz
A leoa Leona, que matou um jovem com problemas mentais num zoológico de João Pessoa, continua a encher página de portal da Internet.
Ela só se comportou de acordo com o seu instinto, ao defender seu território de um invasor de sua jaula. Quem imaginaria alguém pulando uma cerca de seis metros para entrar numa jaula? Gerson de Melo Machado, esquizofrênico de vida arruinada pelo abandono e pela falta de tratamento adequado, foi mordido no pescoço e teve morte instantânea. Ele tinha a mesma idade da felina: 19 anos. Leões quase nunca atingem essa idade na natureza.
A administração do zoológico e a prefeitura de João Pessoa tomaram a melhor decisão: vão preservar a vida da Leona, e ela continuará em exposição. Mas precisarão redobrar a vigilância para evitarem novos casos como o do infeliz jovem.
| Leona virou destaque nos portais da Internet desde o último dia 30, quando houve o acidente fatal envolvendo um homem que invadiu sua jaula (Divulgação/Prefeitura de João Pessoa) |
segunda-feira, 1 de dezembro de 2025
E veio dezembro
Ainda temos o mês inteiro de dezembro, e o mundo ainda não acabou. Nem o ditador Nicolas Maduro foi ainda deposto, ou o Jorge Messias foi sabatinado,
Nada de meteorito nem invasão extraterrestre, verdadeira ou falsa. O 3I/Atlas continua a ser estudado, enquanto ainda há debates se ele é uma nave ou im cometa.
Trump, Putin e Zelensky ainda vão assinar um documento para acabar com a guerra na Ucrânia, enquanto continuam as mortes, o medo e a destruição.
Ainda não há certeza se teremos Natal, apesar das probabilidades, em tese, apontarem para uma chance de praticamente 100%. Isso se não soltarem uma bomba nuclear. Será a Rússia? Será Israel contra o Irã (ou o contrário)?
Por ora, é só o começo do mês derradeiro do ano. Mas um ano particularmente tenso, num século que muitos falam ser o último.
-1hr8mshi6uov7.jpg)