O Fluminense finalmente tornou-se o campeão brasileiro. Para isso teve de esperar 26 anos, com direito a rebaixamento para a segunda e depois para a terceira divisão e manobras para tentar colocá-lo de volta, não por meio de jogos mas pelos bastidores da CBF.
Por falar nisto, neste campeonato os bastidores estavam muito agitados. Nem se deram ao trabalho de esconder. Mala branca, preta, azul, rosa, não importa a cor. No futebol, assim como em vários outros setores deste país, a corrupção dita as ordens.
Dentro do campo, porém, venceu quem realmente mereceu. O tricolor carioca foi o time que mais tempo permaneceu em primeiro lugar, e manteve-se até a última rodada. No seu encalço, Corínthians e Cruzeiro.
Fred (esq.), Conca (dir.) e Emerson foram os astros do time carioca, campeão de 2010
O time paulista, cujo centenário está sendo comemorado em 2010, precisava de um título para honrar este fato. Já havia perdido o Paulistão, a Copa do Brasil e o mais importante: a Libertadores. Só o campeonato no Brasileirão interessava. Porém, nem isso conseguiram.
Como o centenário do Corínthians se transformou.
Palmeiras e São Paulo aproveitaram-se para divertir-se com o fiasco do rival em pleno centenário, mas conseguiram sair-se ainda pior. O Corínthians ficou em terceiro, após boa parte do tempo na vice-liderança, por culpa do vergonhoso empate contra o já rebaixado Goiás no final (1 a 1). Contudo, o time irá à Libertadores em 2011, enquanto palmeirenses e são-paulinos não terão nem o gosto dessa disputa. O futebol paulista foi um fiasco. Só o Santos conseguiu um título importante no ano - a Copa do Brasil - enquanto no Brasileirão o Peixe naufragou junto com os outros.
Já o Cruzeiro esteve bem perto de conseguir, mas sua missão era mais difícil do que a do alvinegro paulista. Enquanto o 'time de loucos' precisava só de si e de um insucesso apenas do tricolor carioca, o time mineiro precisava vencer o jogo da última rodada, contra o Palmeiras, e ainda torcer pelo tropeço dos dois rivais postulantes ao título. O Timão vacilou, mas o time apelidado de "pó-de-arroz" venceu o rebaixado Guarani pelo modesto placar de 1 a 0 (gol de Emerson), e a vitória contra o time verde paulistano, por 2 a 1, de nada adiantou. Pelo menos tomou a vice-liderança do Corínthians.
Com tudo isso, findou-se mais uma temporada no futebol brasileiro. Agora, só em 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário