No dia da Pátria, 7 de setembro, muitas pessoas foram às ruas para protestar contra a corrupção. As manifestações foram em boa parte combinadas pelo Facebook e outras redes sociais. No entanto, não houve a quantidade de gente esperada e houve insuficiente repercussão na mídia para fazer os nobres parlamentares mudarem de ideia.
Neste dia 12, feriado da padroeira do Brasil, novamente haverá mobilizações, desta vez para fazer o STF aprovar a Lei da Ficha Limpa para 2012. Havia a esperança de fazer valer essa lei retroativamente, para 2010, mas seria querer demais. O Supremo está num impasse devido a uma vaga deixada pela ex-ministra Ellen Gracie, que se aposentou em agosto. Dilma Rousseff ainda não indicou quem vai substituí-la.
A corrupção é um dos atos criminosos mais abomináveis do país e espera-se que mais pessoas participem das marchas contra a roubalheira. Não é um processo simples nem rápido, porque muita gente ainda está desprovida de educação e informação e tem pouca ou nenhuma noção do que acontece na vida pública. A conscientização desses brasileiros é um fator essencial para inibir a ação da picaretagem e do arrivismo social por trás da nossa política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário