segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Eles apontaram a "privataria tucana"...

... mas o que fizeram ao vender o controle de Cumbica e Viracopos, o que é?

Muita gente do PT fez questão de divulgar o livro "Privataria Tucana", uma obra polêmica, insinuando que as vendas de estatais feitas pelo governo FHC eram criminosas. Não foram. A Embraer (*) e a Vale foram privatizadas durante esse período e agora são empresas muito sólidas e competitivas. A Telebrás também foi desmantelada pelo governo tucano, e graças a isso houve a popularização do telefone e a melhoria dos serviços nas telecomunicações, possibilitando também o avanço da Internet no Brasil. 

Em nome da arrecadação de fundos e para melhorar os serviços dos aeroportos, abaixo de qualquer crítica, o governo Dilma teve de vender a concessão à iniciativa privada, inclusive estrangeira. Parte do controle de Guarulhos vai ficar a sul-africana ACSA. A Egis, francesa, comprou parte do controle de Viracopos (10%) ao lado dos outros membros do Consórcio Aeroportos Brasil (UTC e Triunfo Participações e Investimentos). Já a Corporation America, da Argentina, fica com metade da concessão do aeroporto de Brasília. 

Isso não foi nenhuma surpresa. Foi um dos primeiros compromissos assinados pela presidentA, no começo do ano passado.


(*) A Embraer foi leiloada em fins de 1994, ainda no governo Itamar Franco, mas com forte apoio do então presidente eleito Fernando Henrique Cardoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário