quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

É fogo

Ter um sobrinho em casa na faixa dos 12 anos é fogo.

O que meninos dessa faixa de idade mais gostam de fazer é jogar. Não basta ter o seu videogame. Querem instalar todo tipo de jogo no computador. Ainda mais um aparelho antigo com um HD que nunca foi trocado (logo, seu tamanho é irrisório para os padrões atuais). 

São 80 Gb de espaço para ter jogos como Age of Empires, League of Legends, Team Fortress, e etc. Ainda com um tal de Steam. Não sei como o espaço ainda não estourou. Mas está perto disso. Sobraram 5 Gb, quase o mesmo espaço de um pen drive minúsculo que se pode comprar nas lojas (com impostos e tudo) por menos de R$ 20,00. 

Sem falar nas imagens, nos mangás e até nos animes que ele costuma baixar, e só não tem baixado muito agora porque estão apertando o cerco contra os tais "compartilhadores de arquivos", como o Megaupload. 

Ele instalou também uns programinhas que permitem usar emoticons, distorcem a voz do usuário só para gravar a voz engraçada e outras coisas que também acabam roubando espaço do computador. 

Como a máquina não é só dele, ainda tem os programas que os adultos usam, como o Office, os desfragmentadores de disco, o anti-vírus, os navegadores (o Firefox e o Chrome, porque Deus me livre de usar o Explorer). Como ninguém é de ferro, muitas vezes eu acabo baixando uns vídeos do Youtube. Mas faço backup em algum DVD e libero logo o espaço. O problema é ter de instalar um conversor de vídeos para assistir os vídeos fora do computador. Lá se vão mais megabytes. E ainda tem os programas para retirar o entulho para liberar o pouco espaço que sobra, como o CCleaner. 

O pobre do aparelho está sofrendo por aqui. Por causa de tantos programas e aplicativos, muitos deles pesados, já perdi a conta de quantas telas azuis aconteceram. Os superaquecimentos não são raros por aqui, mas já foram mais comuns quando o PC estava em um lugar mal ventilado. Já troquei uma placa-mãe queimada. Tive de abrir e fechar o aparelho algumas boas vezes para resolver os pepinos, a maior parte delas causadas pelo meu sobrinho, que é muito bom nos jogos (eu sou uma lástima...) mas ainda nem sabe direito o que é desapertar um parafuso.

Mas existe um consolo: não sou o único a passar por isso. Muitas pessoas estão passando por coisas piores com seus computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário