O terrível acidente em Buenos Aires, com 50 mortes e 700 feridos, é fruto de práticas que contribuem para o atraso crônico da América Latina: impunidade e corrupção.
Corrupção, sim. Por que milhões foram despejados para a melhoria do transporte público na Argentina (ver aqui) e aparentemente nada foi feito? E foram feitas investigações a respeito? Isso é impunidade.
Seria pedir muito para as autoridades pedirem desculpas por todos os desastres que poderiam ser evitados. Ainda mais aqui, onde humildade é confundida com servilismo. Mas é imperioso que se tomem providências contra os responsáveis por esse MASSACRE. Sim. Um acidente desse porte, provocado por negligência e descaso do poder público, não pode ser rotulado de uma forma melhor.
Indenização às famílias, se é que concederão, é pouco. Os responsáveis por isso têm de ser indiciados e sofrer todo o rigor das leis locais, as quais precisam ser cumpridas. As leis, na América Latina, são avacalhadas e perde-se o número de vezes que as Constituições foram rasgadas, algumas vezes de forma sistemática, como no caso dos golpes de Estado e quarteladas que depuseram governos muitas vezes eleitos pelo povo.
A punição rigorosa e a melhoria do transporte público em Buenos Aires devem ser aplicadas para servir de exemplo a todos os demais cantos deste maltratado pedaço de terra chamado de América Latina, cujo apelido (o simples acréscimo de um "r" entre a terceira e a quarta letra da palavra "Latina") precisa logo deixar de ser merecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário