As Olimpíadas de Londres até agora dão mostras de que serão um sucesso. Após a grandiosa cerimônia de abertura, com direito a Mr. Bean parodiando "Carruagens de Fogo" e um show de Paul McCartney, passando pelo acendimento de uma pira "diferente" e os aros olímpicos literalmente feitos a ferro e fogo, o mundo deixou de dar atenção à catástrofe na Síria e à crise na Europa para se concentrar no espetáculo.
Será muito difícil para o Rio de Janeiro fazer uma abertura comparável com a feita em Londres (Morry Gash/AP)
No primeiro dia das competições, tirando o futebol, o Brasil fez bonito com Felipe Kitadai, bronze no judô, Thiago Pereira - finalmente ganhando uma medalha, de prata, nas Olimpíadas e com direito a superar nada menos que Michael Phelps - e, principalmente, a piauiense Sarah Meneses no judô. Ela venceu na final a romena Alina Dumitru e mereceu a primeira medalha de ouro para a delegação brasileira. É extremamente raro o Brasil conseguir medalhas logo no começo das competições, ainda mais uma de ouro. Sarah Menezes entrou para a história do esporte brasileiro.
Ela foi a primeira mulher brasileira a ganhar ouro nas Olimpíadas no judô (Terra)
Porém, o segundo dia foi marcado pelos insucessos na ginástica artística. Daniele e Diego Hypolito prometiam quebrar o tabu de serem vencedores nas competições com exceção da mais importante, e não conseguiram. Eles falharam nas apresentações e nem sequer participaram das finais.
Hoje, até agora, não houve avanços significativos. Rafaela Silva, medalha de prata no Pan 2011 na categoria até 57 kg, foi desclassificada após dar um golpe não permitido durante a luta nas oitavas-de-final. Bruno Mendonça também deu adeus, mas precisou enfrentar o favorito Dex Elmont, da Holanda, além de uma arbitragem polêmica.
É apenas o começo das competições e só no dia 12 de agosto poderemos avaliar o desempenho global dos nossos atletas. Certamente falarão bastante do futebol, tanto o masculino quanto o feminino, principalmente se pelo menos um dos times conquistar a inédita medalha de ouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário