quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Já se passou um mês

2013, como já foi postado anteriormente, começou com acontecimentos indignos de lembrança ou inesquecíveis, no mau sentido da palavra. Os acontecimentos em Santa Maria não podem ser esquecidos, apesar de todo o trauma causado não só pelas famílias das vítimas, mas por todos nós. 

Hoje, terminou janeiro. Tradicionalmente, o mês, cujo nome é homenagem a Janus, o personagem mitológico que pode olhar para a frente e para trás, simbolizando o passado e o futuro, não é uma boa amostra do restante do ano. 

É possível um ano começar de forma ruim e ser lembrado depois como memorável. Por outro lado, um ano pode começar cheio de esperanças e ser considerado traumático, como foi o caso de 2001: foi o primeiro ano do século atual e agora lembrado pela tragédia ocorrida no dia 11 de setembro, causada por terroristas fanáticos chefiados por Osama bin Laden.

Ainda há muito tempo para 2013 ser considerado ruim ou bom. Depende muito das nossas atitudes. Cada um de nós é responsável por tornar o nosso mundo um lugar de desespero, ou algo decente para se viver. Poderemos salvar este ano, e os anos futuros, se agirmos positivamente.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A Copa de 2022 pode não ser no Catar

Devido às denúncias do jornal France Football contra dirigentes do governo catariano acusados de pagar suborno a alguns membros do comitê executivo da Fifa, inclusive o então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a primeira Copa a ser realizada na Ásia Ocidental está correndo sério risco de não acontecer.  Fala-se na Inglaterra como provável sede, em caso de impugnação do Catar.

Quanto à Copa em 2014, ela irá acontecer mesmo, garantiram, ontem, os dirigentes da Fifa, durante evento que marcou os 500 dias para o início dos jogos. Continua a não haver garantias de um evento lucrativo ou minimamente organizado. Os atrasos ainda são muito grandes e a infra-estrutura mostra-se excessivamente deteriorada. Sobre a corrupção política e os superfaturamentos, a Fifa não pode opinar pois seria hipocrisia por parte dela, considerando as inúmeras denúncias da imprensa internacional.

Estes e outros problemas, por si só, justificariam o porquê de não haver uma grande festividade para lembrar os 500 dias. Porém, o motivo da mudança de planos foi, de fato, a horrível tragédia acontecida em Santa Maria. 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Somos todos vítimas

A tragédia de Santa Maria, na qual pereceram cerca de 231 vítimas, ficará marcada por muito tempo no Brasil. 

Já muito se falou sobre as causas desta verdadeira carnificina, desde a insanidade de soltar sinalizadores em local fechado, feita pela banda que tocou na boate Kiss, até as atitudes dos donos do local, as quais deverão ser analisadas pela Justiça. Outros fatores também foram apontados pela imprensa e pelos familiares dos mortos e feridos no incêndio, como as falhas na fiscalização por parte do governo e a infra-estrutura deficiente contra prevenção de acidentes desse tipo. Isto não aconteceu somente na boate Kiss, mas em boa parte dos estabelecimentos deste imenso território merecedor de tratamento melhor por parte de seus habitantes e, principalmente, dirigentes.

Falta ao Brasil garantias de prevenção contra tragédias perfeitamente evitáveis como o incêndio de ontem. Corremos sério risco de ver pela televisão fatos como esse repetirem-se, enquanto o nosso país existir. Teremos de tomar mais cuidado com os fatores desencadeantes desse assassinato em massa, dos quais somos todos vítimas. 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A queda nas tarifas

Os portais como o Uol e o Terra divulgaram os percentuais de reajuste (para baixo) nos valores dos preços segundo cada distribuidora: 

AES SUL 23,62%
AMAZONAS 18,22%
AMPLA 18,00%
BANDEIRANTE 18,08%
BOA VISTA 18,14%
CAIUA 18,08%
CEA 18,04%
CEAL 18,00%
CEB 18,11%
CEEE 18,13%
CELESC 18,48%
CELG 18,00%
CELPA 18,83%
CELPE 18,04%
CELTINS 18,20%
CEMAR 18,00%
CEMAT 19,29%
CEMIG 18,14%
CEPISA 18,00%
CERON 18,00%
CERR 18,04%
CFLM 20,92%
CFLO 18,00%
CHESP 18,01%
CJE 18,34%
CLFSC 19,66%
CNEE 19,69%
COCEL 18,41%
COELBA 18,96%
COELCE 18,05%
COOPERALIANÇA 18,01%
COPEL 18,12%
COSERN 18,00%
CPEE 23,38%
CPFL PAULISTA 18,07%
CPFL PIRATININGA 18,39%
CSPE 18,01%
DEMEI 18,36%
DMED 18,08%
EBO 18,00%
EDEVP 18,16%
EEB 18,65%
EFLUL 18,17%
ELEKTRO 18,47%
ELETROACRE 18,01%
ELETROCAR 18,07%
ELETROPAULO 18,25%
ELFJC 18,04%
ELFSM 18,97%
EMG 18,14%
ENERSUL 18,24%
ENF 18,07%
EPB 18,01%
ESCELSA 18,01%
ESE 18,00%
FORCEL 18,01%
HIDROPAN 18,50%
IGUACU 18,11%
LIGHT 18,10%
MUXFELDT 18,55%
RGE 22,00%
SULGIPE 18,33%
UHENPAL 25,94%

Na Eletropaulo, por exemplo, a queda foi de 18,25%, dentro da média. Existem concessionárias que vão ter de deixar as contas mais de 20% mais baratas, como é o caso da Uhenpal, que atende municípios do interior do Rio Grande do Sul, como Nova Palma. 

A iniciativa é boa para aliviar o bolso dos consumidores e das empresas, mas pode trazer um efeito colateral preocupante: o aumento do consumo, o qual por sua vez pode resultar em colapso energético. Para os consumidores, é uma boa hora de se conterem para doer menos na hora de pagar a conta. Já as indústrias poderão repassar a queda das despesar com energia para os produtos ou, o que é bem mais provável, aumentar o montante destinado aos investimentos ou amortizar eventuais prejuízos. 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Da série 'Mondo Cane', parte 21

Bizarrices existem no mundo da tecnologia, mas nada como isto:

 Vai usar seu iPhone para quê?! (do portal Terra)

Melhor nem comentar...

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Convocação do Felipão

Não surpreendeu o fato de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, ter convocado nomes de jogadores que atuam principalmente na Europa, como Daniel Alves do Barcelona, David Luiz e Ramires (os dois do Chelsea, que perdeu do Corinthians na final do Mundial de Clubes), o "incrível" Hulk do Zenit São Petersburgo e o "inacreditável" (em certas atuações) Júlio César do QPR (time inglês). 

Muito menos a convocação de Ronaldinho Gaúcho, do Atlético Mineiro, em franca recuperação na carreira. Ou o Fred, do Fluminense, o time campeão brasileiro do ano passado. 

Agora, existe um nome desconhecido convocado pelo Felipão para o próximo amistoso, contra a Inglaterra em Wembley, dia 6 próximo: é Dante, do Bayern. Na coletiva, o técnico tentou justificar a escolha, lembrando a boa atuação do zagueiro no futebol alemão. De fato, ele chegou até a marcar gols (na goleada do Bayern sobre o Hannover por 5 a 0, por exemplo, em novembro), embora sua posição seja na defesa. 

Resta saber como eles vão atuar no amistoso, já que o prestígio do futebol brasileiro nunca foi tão abalado, devido às más atuações contra os adversários. Alguns diriam que a situação está... dantesca. 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O começo da longa batalha de Obama

 Obama em seu discurso de posse (H. Darr Beiser/USA Today)

Barack Obama, em seu discurso de posse como presidente reeleito, mostrou não ter perdido a sua capacidade de empolgar multidões. 

Ele mostrou todo o seu viés democrata, visto como "esquerdista" e "politicamente correto" demais para muitos americanos conservadores. Defendeu as minorias raciais e sexuais, falou sobre o aquecimento global e citou Martin Lufter King, causando euforia nos presentes.

Contudo, existem outros problemas. Ele citou idéias menos populares como o déficit fiscal e os cortes na área da saúde, além da difícil relação com um Legislativo com forte presença da oposição republicana. O crescimento econômico e a questão do controle de armas também prometem dar muita dor de cabeça a Obama. Por fim, há uma espécie de maldição, segundo a qual os presidentes sempre precisam ter mais dificuldades no segundo mandato em relação ao primeiro. De fato, só para citar alguns exemplos, George W. Bush enfrentou o 11/9 no começo de seu segundo mandato, Bill Clinton envolveu-se no escândalo sexual com Monica Lewinsky e Abraham Lincoln foi assassinado logo depois da sua segunda posse.

Foi também enfatizada a luta para a recuperação econômica, que será bem difícil, pois não há sinais evidentes de melhora, apesar de todo o otimismo do governo americano. 

Existe, também, um cenário espinhoso no resto do mundo, para os EUA resolverem, como é praxe: o terrorismo principalmente na África, onde duas nações, Mali e Argélia, viraram o assunto do momento. A terrível incursão terrorista no leste da Argélia resultou na morte de mais de 50 vítimas do terror, sequestradas durante um ataque a um campo de gás natural, pelo menos 37 delas estrangeiras. No país vizinho, o Mali, a guerra contra os partidários da al-Qaeda, que se apossaram de mais da metade do território, está apenas no começo e vai demandar esforços militares não só dos americanos, mas principalmente dos franceses e dos países vizinhos, na ingrata tarefa de ajudar uma ditadura imposta por um golpe militar a recuperar territórios perdidos por guerrilheiros apoiados por inimigos da civilização ocidental.

Isso não foi citado diretamente no discurso de posse, mesmo porque o intervencionismo americano não é totalmente aceito pelo eleitorado de Obama, que compareceu em massa para ouvirem o discurso, na praça do Capitólio, em Washington. Os 700 mil participantes não chegaram nem à metade da multidão presente no mesmo local, em 2009, durante a primeira posse.

Espera-se que o primeiro presidente negro da história americana consiga resolver os desafios internos e externos satisfatoriamente, pelo bem de seu legado à história americana e ao mundo inteiro.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Mais (más) notícias do dia

Lance Armstrong confessou à apresentadora Oprah Winfrey ter se dopado durante toda a sua carreira, estarrecendo todos os que ainda se mantiveram fãs dele depois de ter perdido troféus, medalhas, dinheiro e saúde por causa do doping. O maior ídolo do ciclismo agora está com a imagem em pedacinhos, e ele ainda corre o risco de perder todo o seu patrimônio e passar uns bons anos na cadeia.

Bem longe dos Estados Unidos, mais precisamente no norte da África, acontece outra péssima notícia. A ofensiva do governo argelino para combater o terror em seu território terminou em desastre e desinformação. Não se sabe ao certo quantos reféns morreram e o número de pessoas libertadas das mãos dos terroristas também é nebuloso (fala-se em 650, para se ter a idéia do tamanho da ousadia e da monstruosidade desses criminosos). Os terroristas usaram como pretexto para seus ataques a intervenção francesa no país vizinho, o Mali.

Paulo Maluf foi condenado a pagar o equivalente a R$ 57 milhões, segundo as autoridades da ilha de Jersey, onde ele tem uma conta. O valor é muito maior do que o anunciado anteriormente. Quem acredita que Maluf vai pagar esse montante (e isso não é tudo, ele pode ter desviado muito mais dos cofres públicos) ou mesmo 10% disso deve também acreditar em Papai Noel, gnomos, profecias apocalipticas fajutas, etc.

Por fim, um dos maiores atores do nosso país está morto. Walmor Chagas, ao que parece, cometeu suicídio aos 82 anos, despedindo-se violentamente desse mundo psicótico. Ele era conhecido principalmente pelas novelas, mas sua casa era o teatro, em peças como Esperando Godot. Foi casado com a diva do teatro de sua época, Cacilda Becker, também morta em circunstâncias trágicas em 1969. 

Às vezes a gente tem vontade de urrar de raiva e desespero diante de tudo o que vem acontecendo. Para alguns, a solução para não surtar dessa forma é parar de ler as notícias e acompanhar o futebol. Péssima idéia: a seleção brasileira foi eliminada ainda na primeira fase da Copa Sul-Americana sub-20 após a derrota para o Peru por 2 a 0!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Passaportes diplomáticos para quem não é diplomata

Todo o pessimismo mostrado por este 'blog' tem justificativas mais e mais sólidas, apesar dos esforços para não haver uma visão mais cinzenta do que a real dos fatos. 

O governo conseguiu piorar a farra com os passaportes diplomáticos. Antes, os filhos de Lula ganharam os seus e, graças à pressão de parte da opinião pública, eles foram obrigados a devolver. Agora, pastores evangélicos como Valdomiro Soares e R. R. Soares receberam esses 'presentes' do Itamaraty, alegando que seus trabalhos têm atuação internacional. Executivos de multinacionais também atuam em vários países e não têm direito a isso. 

Para piorar, a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros, com a mesma ladainha, quer receber seus passaportes, como se o Itamaraty fosse obrigado a isso. 

Muita gente está espumando de raiva, ou dizendo que é uma conspiração de todas as forças do "sujeito de muitos nomes" para transformar o Brasil, talvez o mundo inteiro, numa sucursal do inferno. Não faltam pessoas a acusar o governo federal, o PT e seus aliados de quererem a ruína do nosso país na ânsia de se perpetuarem no poder. Ou mesmo, jocosamente ou não, afirmarem que eles são lacaios do coisa-ruim.

Surpreendente é isso não repercutir internacionalmente, para os estrangeiros nos verem como uma nação sui generis, para não usar termos mais pejorativos. 

Não me atrevo a fazer previsões de quando essa farra dos passaportes irá terminar. O desfecho de toda essa abjeção é incerto, mas com certeza será muito ruim, e prejudicial ao futuro do Brasil.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

As TV's de tubo ainda estão à venda (incrível!)

Pode parecer bizarro hoje em dia, mas a velha televisão CRT ainda continua a ser vendida. 

Existem algumas lojas conceituadas onde o veterano aparelho ainda pode ser encontrado (alguns exemplos estão aqui e aqui). 

Foto de um produto que ainda não foi aposentado do mercado (do site Colombo.com.br para uma TV Philco 21'')

As velhas telas só têm aceitação (por cada vez menos gente) por poucas razões: são mais baratas, duráveis (dependendo do uso) e não apresentam alguns problemas das telas de LCD ou LED (mais propriamente, LCD que usam LED's para projeção da imagem) como tempo de resposta e ângulo de visão (particularmente nas telas menores, com painel TN). Porém, as vantagens dos aparelhos modernos são muito mais determinantes:

- ocupam bem menos espaço; 

- a maioria está perfeitamente adaptada à tecnologia digital, algo incompatível com os CRT's; 

- suportam resoluções HD (1280 x 720 pixels) ou full HD (1920 x 1080 pixels), enquanto os CRT's ficam nos 640 x 480 pixels; um pixel é cada ponto que forma a imagem e quanto mais desses pontos melhor;

- possuem muito mais recursos, como entradas HDMI para aparelhos de DVD e blu-ray (não estou falando de video-games, caros demais para a maioria dos brasileiros) e outras conexões (D-Sub ou mesmo DVI-D para computadores, USB); 

- emitem bem menos radiação nociva aos olhos; 

- consomem muito menos energia;  

- muito mais opções de tamanho, desde as pequenas telinhas de 18,5 polegadas (ou 18,5''), comparáveis a monitores de tamanho médio, até as gigantes de 55 polegadas (55'') ou mais; as CRT só são oferecidas em tamanhos 14'', 21'' e 29''; 

- são muito mais leves e fáceis de transportar: uma TV de LED de 55 polegadas tem pouco mais da metade do peso de uma CRT de 29, com seus pouco transportáveis 40 kg;  

- os preços ainda são mais salgados, mas a diferença vem caindo.

Porém, quem ainda tem um CRT e deseja trocar por uma tela fina deve ficar atento a vários detalhes, e não só os citados acima, como assistência técnica, reputação da marca e o tipo de painel (neste último caso, se o futuro proprietário quiser uma tela grande, maior ou igual a 42 polegadas, pois há opções de LED, LCD ou plasma). 

Existe um detalhe que algumas pessoas não levam em consideração: uma tela de LED de 21,5 polegadas NÃO equivale a um CRT de 21 polegadas. Isso porque o número de polegadas corresponde à diagonal da tela. Como os aparelhos de tela fina são em formato 16:9 (isto é, as imagens são exibidas em um retângulo bem acentuado, com a largura quase medindo o dobro da altura), enquanto os CRT são 4:3 ("quadrados"), isso resulta numa área esticada e com sensível perda de altura na tela de 21,5 polegadas LED em relação ao equivalente de tubo de 21 polegadas. 

Ou, em números aproximados: 

- TV CRT 21 polegadas: 30,6 cm de altura e 40,8 cm de largura (diagonal de 53 centímetros). Área de aproximadamente 1248 centímetros quadrados.

- TV LED 21,5 polegadas: 26,8 cm de altura e 47,6 cm de largura (diagonal de 54,6 centímetros). Área de aproximadamente 1275 centímetros quadrados. Embora a área seja pouca coisa maior e haja ganho de quase 7 cm na largura, a diferença de altura é de quase 4 cm a menos, o que pode desestimular muita gente.

Se alguém quiser um aparelho que possa substituir seu CRT 21'', deve optar por um LED 24'', cuja altura é de 29,9 cm, pouca coisa menor do que o antigo CRT, com grande ganho de largura (53,1 cm). Ou partir para um de 26'', cuja altura é de 32,4 cm (1,8 cm a mais que no CRT). O resultado pode ser compensador, embora uma tela de 26'' seja relativamente cara (em torno de R$ 900,00) e muitas vezes não tenha alta resolução. Uma opção mais interessante ainda seria partir para uma tela de 32'', cujo preço está em torno de R$ 1100,00 para um modelo full HD.


Comparação de tamanho entre um 26'' LCD (ou LED) e um 21'' CRT (direita). Telas de 21,5 polegadas para as LED são sensivelmente menores do que o aparelho da esquerda.

Bom mesmo, obviamente, é partir para as telas realmente grandes, como 55'', que custam em torno de R$ 3000,00 para os modelos mais em conta. Há pouco tempo atrás, custavam o triplo desse valor.

Se nada disso importa, ou se o dinheiro for realmente curto, pode-se arriscar comprar outra TV de tubo. Mas em 2016 o padrão digital será o predominante, e esses aparelhos terão o mesmo destino dos antigos video-cassetes e vitrolas: o museu.


P.S.: curiosamente, nas décadas de 1980 e 1990, havia consórcios para a compra das TV's de tubo, pois o Brasil passava por uma economia terrivelmente instável e falta de poder aquisitivo; hoje em dia, ninguém precisa de consórcio para comprar sua telona LED ou plasma, e sim de 12 ou mais parcelas no cartão de crédito.

Corremos o risco de ter saudade do ano velho!

As notícias recorrentes nos jornais, telejornais e portais da Internet neste ano que ainda está no começo não são nada animadoras. 

Seca no Nordeste, chuvas torrenciais no Sudeste, descaso generalizado dos governos nas referidas regiões, volta do Renan, desvios de dinheiro público, idosos sendo agredidos por criminosos e motoristas em alta velocidade (que, aliás, também são criminosos), bombardeios no Mali contra forças ligadas à al-Qaeda, terroristas desse mesmo país atacam na vizinha Argélia, repercussão do massacre de dezembro passado contra uma escola infantil em Newtown, incerteza política na Venezuela devido à doença de Hugo Chávez, pífios resultados da economia brasileira que podem se estender para este ano, mortes por motivos fúteis, etc., etc.

E, agora, a notícia de uma suposta empresa que recebeu R$ 6 milhões com o NOSSO DINHEIRO. Essa empresa, a Bonacci Engenharia, é um barraco miserável "guardado" por um bode, em nome de Aluizio Dutra de Almeida, ex-assessor do líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves (RN).

Sem falar em outras notícias menos burlescas (próprias de gente que gosta de rir na cara de quem não tem o privilégio de ser político ou cair nas graças de um) e mais macabras, como a descoberta de cabeças humanas no aeroporto de Chicago (carregamentos assim não são exatamente uma novidade, mas nos Estados Unidos...). 

O ano de 2012 foi amargo? Então prepare-se: 2013 poderá vir a ter gosto de fel misturado com carqueja (e uma pitada de bitarom* para temperar).

O Ano Novo nasceu! (foto do The Daily Telegraph, jornal da Austrália)

* Para quem não sabe o que isso, pesquise no Google: é o nome comercial para o benzoato de denatônio, usado em veneno de rato para evitar a ingestão por humanos e animais domésticos

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O Big Brother no mundo

Aqui no Brasil, o programa Big Brother está tentando alavancar sucesso com a participação de ex-participantes como Kleber Bambam (recém-saído da pocilga no qual entrou pela segunda vez), Fani,  Dhomini, Anamara e outros. Fala-se tanto nesse programa que até quem quer distância da TV acaba acompanhando, involuntariamente, os desdobramentos da tal "casa mais vigiada do Brasil". 

Pois bem, o Big Brother já foi implantado em vários países pela empresa Endemol, do holandês John De Mol (logo, não é invanção da Globo, do Boninho ou do Pedro Bial), e em grande parte deles não deu certo.

Em 2013, são estas as nações invadidas pelo "grande irmão":

- Albânia
- Alemanha (não houve edição em 2012 e não é totalmente certo que aconteça neste ano)
- Argentina (com o nome "Gran Hermano")
- Austrália
- Canadá
- Dinamarca
- Espanha (com o nome "Gran Hermano")
- Estados Unidos
- Filipinas
- França (com o nome "Secret Story", o que é curioso, devido à alegada anglofobia dos franceses)
- Grã-Bretanha
- Índia (com o nome "Big Boss")
- Israel (com o nome "HaAh Hagadol")
- Itália (com o nome "Grande Fratello")
- Portugal (com o nome "Secret Story - Casa dos Segredos")
- Sérvia (com o nome "Veliki Brat")

Além disso, existe um Big Brother regional, para o continente africano (envolvendo países como África do Sul, Angola, Etiópia, Gana, Moçambique, Nigéria e outros). Inicialmente, em 2003, participaram 12 países, que permanecem os mesmos ao longo do tempo, mas outros 2 países convidados também foram incluídos em algumas edições, como a de 2012.

Curiosamente, em outros países como Polônia, Suécia, México, Bélgica, Eslováquia, Eslovênia, Grécia, Hungria, Rússia e mesmo a Holanda (pátria de John De Mol, o inventor da fórmula do programa), o "Grande Irmão" deixou de fazer sucesso. Também o mundo árabe conheceu uma versão unificada, com vários países (em 2004), mas a idéia não foi adiante, devido às rígidas regras morais dos países islâmicos. Também nesse sentido foi criado um "Gran Hermano" para países de língua espanhola banhados pelo Pacífico (Peru, Equador e Chile), mas isso só aconteceu em 2005. A Tailândia, vista no Ocidente como um libertino paraíso sexual, curiosamente não tem mais uma edição desse programa (a única edição aconteceu entre 2005 e 2006).

O que se pode concluir daí? Não se pode atribuir o sucesso dessa desgraça ao atraso cultural (pois a França, tida como um país de gente culta, transmite a porcaria nacionalmente). Contudo, é possível notar que em muitos países a estrovenga televisiva criada por John De Mol foi implantada fracassou e não mais invade os lares dos cidadãos. Provavelmente a fórmula vai acabar um dia cansando e mesmo o Brasil irá parar de exibir este programa que nada traz de útil e ainda espolia o bolso de muitos telespectadores ávidos por verem corpos atraentes (e cabeças fúteis). Quem sabe...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Os vencedores do Globo de Ouro

O prêmio Globo de Ouro é um dos mais importantes do cinema mundial e, popularmente, é visto apenas como uma prévia do Oscar, devido às cerimônias acontecerem com cerca de um mês e meio de diferença. 

A lista de premiados pelos dois troféus nem sempre coincide. Um exemplo muito conhecido, pelo menos por nós, brasileiros, é a premiação de Fernanda Montenegro como melhor atriz no Globo de Ouro por seu trabalho em Central do Brasil e, dias depois, ela perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow, a jovem atriz protagonista de Shakespeare Apaixonado.

Mesmo assim, o que aconteceu ontem não foi um bom sinal para o aguardado filme Lincoln, de Steven Spielberg, sobre a vida do presidente americano assassinado em 1865. Somente o ator Daniel Day-Lewis, intérprete do personagem, ganhou o prêmio. Quem ganhou o prêmio de melhor diretor foi Ben Affleck, que também viu seu filme Argo ser considerado o melhor filme dramático. Vale destacar também a consagração de Os Miseráveis na categoria filme musical.

Eis a lista dos felizardos:

Melhor Filme (Drama)
Argo

Melhor Filme (Comédia/Musical)
Os Miseráveis
 
Melhor Diretor
Ben Affleck, por Argo
 
Melhor Ator (Drama)
Daniel Day-Lewis, por Lincoln
 
Melhor Atriz (Drama)
Jessica Chastain, por A Hora Mais Escura
 
Melhor Ator Coadjuvante
Christoph Waltz, por Django Livre

Melhor Atriz Coadjuvante
Anne Hathaway, por Os Miseráveis
 
Melhor Atriz (Comédia/Musical)
Jennifer Lawrence, por O Lado Bom da Vida
 
Melhor Ator (Comédia/Musical)
Hugh Jackman, por Os Miseráveis
 
Melhor Trilha Sonora Original
As Aventuras de Pi
 
Melhor Canção Original
Skyfall, de Adele para 007 - Operação Skyfall
 
Melhor Roteiro
Quentin Tarantino, por Django Livre
 
Melhor Filme em Língua Estrangeira
Amor (Áustria)
 
Melhor Animação
Valente
 
O Globo de Ouro também premiou as melhores séries e os melhores artistas das séries televisivas, com destaque para Homeland (drama), Girls (comédia) e Game Change (minissérie). 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Um bairro com cada vez menos ônibus

Verificando os ajustes operacionais da SPTrans nos últimos meses, pode-se notar que uma região da Zona Norte, conhecida mais pelas escolas de samba e pela proximidade com o Sambódromo do Anhembi, está ficando sem opções de ônibus. Essa região é o bairro da Casa Verde. 

Em novembro, uma linha que atendia a população local, a 177-P, foi alterada de forma radical: na ida, ia até a USP e na volta, até o Metrô Santana. Sem maiores explicações, a SPTrans encurtou o trajeto e essa linha só vai a um ponto bem próximo à ponte da Casa Verde, portanto sem atender devidamente os moradores mais afastados. Para piorar, ele deixou de ir até à USP, parando no Metrô Butantã. Usuários dessa linha passaram a adotar as linhas circular 8012 ou 8022, usando o Bilhete Único ou o Cartão USP, que garante viagens grátis apenas para essas circulares. Outra opção é a linha 177-H, que também atende a Casa Verde e vai direto para a USP ou para Santana, mas com um caminho muito mais longo e intervalos também maiores, que podem aumentar bastante nos horários de pico. 

No mesmo mês, a linha 178-C, que ia do Parque Edu Chaves (bairro nas vizinhanças de Guarulhos) até a Lapa, deixou de circular. Essa linha passava na Av. Casa Verde. Quem precisa ir até à Lapa não tem alternativa senão fazer baldeações na Barra Funda, pois outra linha da Casa Verde já deixou de passar por lá, a 148-P, que sai do Horto Florestal (oficialmente, Jardim Peri). 

Para este mês, três linhas que ligam a Casa Verde ao centro da cidade: 9166 (Jd. Sta. Cruz - Term. Correio), 9352 (Pedra Branca - Term. Correio) e 9354 (N. Sra. Fátima - Term. Correio). A primeira será encurtada e só irá para o Terminal Cachoeirinha. A segunda simplesmente deixará de existir. Já a terceira terá a função de substituir as outras duas, ligando o Terminal Cachoeirinha ao Terminal Correio, ponto terminal dessas linhas. O problema é que, das três, é o de pior trajeto para a região da Cachoeirinha, dando uma volta gigantesca na região do Parque Peruche. Existe apenas outra linha que vai para o centro: a 9301 (Term. Casa Verde - Paiçandu). 

Além disso, uma linha, a 971-A, deixará de atender o começo da r. Alfredo Pujol ao sair de Santana em direção à Av. Casa Verde, ao Limão e ao bairro do Jardim Primavera. 

A partir do dia 12 de janeiro, apenas estas linhas passarão a atender a região: 

- 138-Y (Casa Verde Alta - Metrô Barra Funda)
- 148-P (Jd. Peri - Metrô Barra Funda)
- 175-P (Metrô Santana - Metrô Ana Rosa)
- 177-H (Metrô Santana - Butantã-USP)
- 967-A (Imirim - Pinheiros)
- 971-A (Jd. Primavera - Metrô Santana)
- 8538 (Freguesia do Ó - Correio)
- 9301 (Term. Casa Verde - Paiçandu)
- 9354 (Term. Cachoeirinha - Term. Correio)
- 9717 (Jd. Almanara - Santana)

É muito pouco, para um bairro relativamente próximo do centro da cidade. Detalhe: NÃO HÁ estações de metrô, obrigando as pessoas a pegarem essas linhas para irem a Santana, Barra Funda ou Terminal Correio (Metrô São Bento). Outra opção é usar o carro e sofrer com os congestionamentos. Ou andar à pé.


P.S.: Algumas alterações em outros bairros também causam polêmica. Talvez a maior delas seja o encurtamento da linha 278-A, antigo Penha/Lapa, depois prolongado até o Ceasa e, a partir de 12/01, vai passar a parar no metrô Santana. Era uma opção à linha 3 do metrô, sempre abarrotada de gente. Com isso, a SPTrans e o ilustre prefeito Fernando Haddad forçarão muitas pessoas a entupirem ainda mais as ruas de carros, ou se desgastando em baldeações muitas vezes irritantes e demoradas, e isso é ruim principalmente para os idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Mais uma ducha fria

É uma ducha fria, de gelar os ossos, para quem quis um bom ano.

Tô nem aí para essa opinião pública... eu quero é PODER! (Foto de arquivo)

Renan Calheiros foi obrigado a sair da presidência do Senado em 2007 por ser acusado de várias irregularidades, como ter contas pagas por um lobista, tráfico de influência, uso de laranjas para administar veículos de mídia alagoanas, corrupção ativa e passiva envolvendo outros membros de seu partido, o PMDB, e outras formas de enriquecimento ilícito. De fato, ele tem uma das maiores fortunas de Alagoas. Na época, a sua ex-amante Mônica Veloso, com quem ele tem um filho, brilhou ao posar na capa da Playboy. 

Seis anos depois de tudo isso, ele ainda promete voltar, e tem grandes possibilidades de fazer isso, já que ele participou de manobras para inocentar o governador Marconi Perillo, do PSDB (o principal partido de oposição ao governo da presidentA) e outros envolvidos pelo esquema de Carlinhos Cachoeira, e ainda conta com forte apoio de outro grande cacique, o senador José Sarney, atual presidente do senado. Ou seja, sai o Zé do Maranhão, entra o marajá de Alagoas. Outra vez.

E isso nem é tão secreto assim. Tudo foi cuidadosamente planejado, desde 2011, para a volta dele. Pouco se pode fazer para impedir isso, devido às alianças e a já citada manobra que beneficiou um oposicionista. Boa parte da base aliada e parte dos partidos de oposição está facilitando o acesso dele ao lugar mais destacado da tribuna de nossa Câmara Alta. Ele vai dar continuidade ao trabalho de Sarney, para alegria dos mesmos beneficiados pelo poder por anos. Ano novo, costumes velhos.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O ano começou bem... MUITO bem!

Enumero agora vinte (isso mesmo, VINTE) notícias do ano que está começando. Boa parte delas é uma ducha de água fria, algumas até de um frio glacial, nos esperançosos de um ano melhor do que 2012. A grande maioria é sequela daquele ano.

1. A polícia está caçando, literalmente, membros de uma quadrilha que fez dezenas de reféns no fim do ano passado em Cotipurã, no Rio Grande do Sul. Ontem, eles invadiram um sítio durante a fuga, na região de Bento Gonçalves, e fizeram um morador de escudo humano até conseguirem concluir outra rota e sumirem novamente. As vítimas, todas elas libertadas pelos policiais ou soltas pela quadrilha, contaram coisas horríveis a respeito da quadrilha, como costuma acontecer em casos assim. O cabeça do grupo era um dos bandidos mais procurados do Brasil e morreu na troca de tiros com os policiais no último dia 30.

2. Um turista em Guarujá foi assassinado covardemente pelos próprios donos do restaurante onde ele comeu e se recusou a pagar R$ 7 a mais. Ele foi agredido e levou uma facada nas costas.

3. Encontrada morta, bem no dia de Ano Novo, uma modelo cearense em Guangzhou, maior cidade do sul da China; a modelo Camila Bezerra, de 22 anos, se jogou (ou talvez foi jogada) do décimo quarto andar de um prédio.

4. Continuam os protestos na Índia pela morte de uma estudante vítima de estupro coletivo. Os pais da vítima querem o enforcamento dos responsáveis por esse ato horrível que aconteceu em dezembro passado.

5. O Congresso americano teve de trabalhar ontem para votar medidas que visam evitar o chamado "abismo fiscal", capaz de desencadear uma nova crise de grandes proporções no mundo inteiro. Por ora, Obama conseguiu o que queria: aumentar os impostos para os mais ricos enquanto o governo terá de fazer cortes severos nos gastos.

6. Chuvas fortes já começam a castigar, novamente as cidades do estado do Rio de Janeiro, deixando um morto até agora, em Duque de Caxias. A mesma região foi devastada por tempestades em 2011. Pior do que isso foi a atitude das administrações locais, acusadas de desviar a verba destinada às enchentes.

7. Tomaram posse anteontem vários prefeitos das cidades brasileiras, inclusive São Paulo. Fernando Haddad, do PT, é o novo prefeito e muitos acham que ele não vai conseguir cumprir seu papel satisfatoriamente. A cidade já sofre demais com trânsito, precariedade do transporte público, violência, drogas, falta de moradias decentes, etc. e foi duramente prejudicada pelas atitudes de diversos prefeitos, desde Jânio até Kassab, passando por Erundina, Maluf, Pitta, Marta e Serra.

8. Em Ponta Grossa, no Paraná, uma vereadora faltou à posse para supostamente forjar o próprio sequestro; ela foi encontrada e detida.

9. Continuam os atrasos nas obras da Copa 2014, um elefante branco que promete arrasar com o NOSSO DINHEIRO como se estivesse em uma loja de louças.

10. Atirador em uma pequena cidade do cantão de Valais, sudoeste da Suíça, mata três pessoas e fere outras duas, no dia 2.

11. Paparazzo é atropelado e morto, ontem, por uma Ferrari enquanto tentava fotografar o cantor Justin Bieber. O carro era do cantor, mas quem dirigia era o amigo, que pegou o fotógrafo de jeito.

12. A saúde do ditador Hugo Chavez parece estar muito abalada desde a operação feita em dezembro para a retirada de um câncer; o tirano está em Havana e o futuro da Venezuela está em jogo.

13. Não posso esquecer que José Genoíno, um dos principais líderes do mensalão, fez de tudo para tomar posse ainda anteontem, e vai conseguir uma vaga na Câmara, apesar de sua condenação - que ainda está tramitando no Supremo. 

14. A guerra civil continua na Síria e tanto o ditador Bashar al-Assad quanto os rebeldes contra seu (des)governo não pretendem parar até o aniquilamento do inimigo (ou de todo o país). A ONU divulga que cerca de 60 mil foram mortos no conflito.

15. Estão construindo um enorme muro com arame farpado e guardas armados na fronteiro entre Israel e o Egito, com o pretexto de conter os terroristas e os imigrantes ilegais no Estado hebreu. Ao mesmo tempo, o plano dos assentamentos na Cisjordânia continua em pé, despertando preocupações do Ocidente e a ira dos países islâmicos, mesmo os moderados.

16. Uma jovem brasileira de 25 anos morreu durante voo entre São Paulo e a cidade texana de Dallas. Ela teria sofrido um mal súbito.

17. Hoje, um criminoso de San Joaquin, na Califórnia, foi condenado por matar a namorada e viver com o cadáver dela. Por sofrer de transtornos mentais, ele não sofrerá a pena de morte.

18. O judoca japonês Masato Ushishiba, medalhista de ouro em Atenas e Pequim, está preso acusado de estuprar uma aluna em setembro de 2012 e pode ser condenado a cinco anos de reclusão.

19. A última São Silvestre virou caso de polícia desde que um cadeirante, Israel de Barros, perdeu a vida ao colidir no trajeto, em um trecho de forte declive próximo ao Estádio do Pacaembu, após perder o controle de sua cadeira de rodas. Os organizadores poderão responder por homicídio culposo. Já era uma má notícia a transferência da corrida para a parte da manhã, alegando que todas as outras corridas de rua são desse período. Agora essa fatalidade, e logo num dos trechos que não existiam até 2011, quando mexeram no traçado.

20. Por fim, uma notícia não tão ruim mas que preocupa muitos: haverá poucos feriados prolongados, enquanto outros caem no sábado ou no domingo, como o dia de Tiradentes e o da Independência. O dia do trabalho cai na quarta feira, dia que não permite emendas.


2013 está só no começo do terceiro dia, mas já nos faz lembrar do horóscopo chinês. É o ano da serpente.


Muitos já estão se lembrando disso, principalmente as vítimas, ou seus familiares, dos acontecimentos citados acima e aqueles que estavam com os números premiados da Mega Sena da Virada e acabaram não apostando...