segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Medalhas brasileiras nas Olimpíadas das ciências exatas

Boas notícias vindas do exterior: brasileiros ganharam medalhas nas Olimpíadas de Matemática (Bulgária), Química (Vietnã) e Física (Cazaquistão). 

Os cinco representantes brasileiros em Astana (Foto: divulgação, pelo site da Fapesp)

Neste último país os representantes brasileiros ganharam 5 medalhas de bronze. Outras 3 medalhas também de bronze foram ganhas no Vietnã. A melhor notícia veio mesmo na Bulgária, onde 24 medalhas foram ganhas, sendo duas delas de ouro. Estudantes vindos de faculdades conceituadas como a USP (IME e Poli), UFMG, ITA e PUC foram premiados, com destaque para Henrique Gasparini Fiúza (ITA) e André Macieira Braga (UFMG), os medalhistas que levaram o ouro. 

A equipe brasileira em Blagoevgrad, Bulgária (Foto: divulgação)

Mesmo com o estado da educação brasileira, alguns estudantes superaram as dificuldades e brilharam. Só resta saber quando haverá uma efetiva melhoria no nosso sistema educacional, uma das causas de nosso atraso crônico, para podermos nos destacar ainda mais e formar não só gente habilitada em fazer cálculos e realizar experiências científicas, mas também em realizar trabalhos que exijam qualificação e exigir melhor seus direitos, cumprindo seus deveres, como verdadeiros cidadãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário