quinta-feira, 31 de julho de 2014

O templo mais ousado da IURD

O sonho de Edir Macedo foi realizado (Divulgação)

Esta noite o maior templo da Igreja Universal do Reino de Deus, a financiadora da Rede Record e outras emissoras de televisão, será inaugurado. Leva o nome de Templo de Salomão, em homenagem ao antigo local sagrado para os judeus no Antigo Testamento.

O prédio é mais alto do que a maioria dos edifícios da cidade: 55 m (mais que o Cristo Redentor). Equivale a uma construção de 15 andares. Foi construída numa área de aproximadamente 100 mil metros quadrados. É maior do que o Santuário Nacional de Aparecida. 

Terá a capacidade de 10 mil fiéis, e irá chamar a atenção de todos os que passarem pela região. Se quer se deslocar do Centro para a Zona Leste, ou vice-versa, terá problemas com congestionamentos. 

Não foi feito de ouro, mesmo porque uma obra desse porte poderia consumir todo o PIB do Brasil. Mesmo assim, foram importadas pedras vindas de Hebron, em Israel, para a construção do templo, assim como oliveiras para fazerem a réplica do Monte das Oliveiras. A obra custou à IURD R$ 680 milhões, bem menos do que o Arena Corinthians, mas ainda assim uma extravagância. 

Esta monstruosidade, erguida no bairro do Brás, está no momento em processo de inauguração, com a presença da presidente Dilma, do prefeito Fernando Haddad e do governador Geraldo Alckmin. Para as autoridades, principalmente aquelas em campanha política, trata-se de algo arriscado, pois estariam promovendo a megalomania dos dirigentes da IURD e de seu líder, Edir Macedo. 

A comunidade judaica já protestou energicamente contra o que chamam de "usurpação de um local sagrado pelo Judaísmo", sendo utilizada por uma seita cristã. Outros líderes religiosos, mesmo de outras igrejas evangélicas, vêem o "templo de Salomão" com preocupação ou irritação. 

Por outro lado, os bombeiros ainda não deram o alvará de funcionamento, algo fundamental para um prédio em processo de inauguração (porém muito comum e visto como normal por aqui). 

Apesar de ser, arquitetonicamente, uma bizarrice gigantesca imitando o estilo do antigo templo em Jerusalém, parece muito mais bonito do que muitas construções de seu entorno. Não deixará de ser um local curioso que poderá vir a ser uma atração turística para a cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário