Desta vez não teve sufoco: o Atlético Mineiro ganhou tranquilamente a Copa do Brasil, à custa do seu maior rival, o Cruzeiro.
No torneio, o "Galo" teve de superar o Corinthians, nas quartas, e o Flamengo, na semifinal. Em ambos os casos, o jogo de ida foi desanimador para qualquer time: 2 a 0. O Atlético teve de deixar de ser qualquer time na volta, fazendo 4 a 1. Antes, enfrentou o Palmeiras nas oitavas, vencendo os dois jogos.
Já o Cruzeiro teve um caminho bem mais tranquilo no torneio, com o pequeno Santa Rita, depois o ABC de Natal e, nas semifinais, o Santos. Ao enfrentar os arquirrivais, os azuis sucumbiram. No primeiro jogo, o time de Luan e Diego Tardelli não deu chance: 2 a 0. Na volta, mais uma vitória, com gol de Tardelli. O campeão brasileiro de 2014 deixou de ter um ano excepcional.
Porém, os dois times mostraram a superioridade mineira sobre os outros times, com futebol acima da média nacional. Pode-se argumentar que eles não são nenhum Barcelona ou Real Madrid, times muito superiores (e bem mais endinheirados), enquanto o nível dos times brasileiros, em geral, é lastimável. O Galo já perdeu para um time marroquino quando tinha Ronaldinho Gaúcho, no ano passado, enquanto o time da Raposa também nunca ganhou Mundiais, etc.
Para os dois times, essa questão não importa, agora. Os concorrentes é que precisarão melhorar mesmo seu desempenho. Quem sabe isso signifique mais respeito ao nosso futebol brasileiro, tão digno de desprezo.
Os campeões da Copa do Brasil 2014 (Superesportes)
P.S.: Por falar em desprezo, o São Paulo foi motivo de chacota ao perder a semifinal para o Nacional de Medellin, da Colômbia. Teve um futebol sofrível para um time formado de estrelas como Ganso, Kaká, Luís Fabiano, Michel Bastos e Rogério Ceni. Ganhou só de 1 a 0, quando poderia fazer um placar mais elástico e evitar os pênaltis, já que perdeu no jogo de ida pelo mesmo placar. As cobranças do time colombiano foram relativamente boas, sem chance para o semi-aposentado Ceni. Alan Kardec fez uma das piores cobranças de penais já vistas, talvez abaixo da performance do Elano ou do André Santos na famigerada Copa América de 2011 contra o Paraguai. O zagueiro Rafael Toloi, um dos melhores em campo no tempo normal, também cobrou mal. Por causa disso, o time paulista foi eliminado e o futebol do nosso estado, com exceção do Ituano pelo Paulistão, ficou sem títulos em 2014. Shame on you, São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário