segunda-feira, 19 de junho de 2017

Da série "Copa das Confederações na Rússia", parte 1 - Tudo indefinido ainda

Na Copa das Confederações deste ano, o Brasil não participa, e muitos não perdoam o então técnico Dunga e o zagueiro Thiago Silva, autor do pênalti que resultou no gol de empate do Paraguai, por isso. Por outro lado, esse torneio internacional nem é tão vistoso assim: são apenas oito times, representando os campeões das confederações locais, mais o país sede e o último campeão da Copa. 

Esses últimos não estão dando o valor ao torneio, encarando como uma chance de testar o time B, ou seja, sem os astros Neuer, Boateng, Khedira, Kroos, Ozil, Müller e Hümmels. O maior astro do time na Rússia é o meia Julian Draxler, do PSG, capitão do time e autor de um dos três gols na vitória de estreia, contra a Austrália. Detalhe: os alemães deixaram os representantes da "Ásia" (a Austrália joga pela Federação Asiática, apesar de ser da Oceania) fazerem dois gols. 

No mesmo grupo, o Chile está na liderança ao vencerem Camarões por 2 a 0. O time africano não é realmente o mesmo de outros tempos. Foi o jogo onde dois gols foram questionados pelo árbitro de vídeo, uma novidade que pode ser adotada na Copa, e lembra um pouco o "Challenge" adotado no vôlei (inclusive nos jogos das Olimpíadas do Rio). Os dois foram feitos por Eduardo Vargas, mas mostrou suas falhas: para muitos, o gol inválido era legal, e o validado foi feito após o atacante receber Alexis Sanchez em posição supostamente duvidosa. 

Este recurso ainda vai dar o que falar (Divulgação/Fifa)

Não foi o primeiro jogo com esse sistema: no outro jogo, entre Portugal de CR7 e o México de Ochoa (o folclórico goleiro que fez a Seleção Brasileira sofrer na última Copa, a da "Vergonha"), houve um outro gol anulado pelo mesmo sistema: André Gomes fez o seu, em lance realmente irregular. O jogo terminou empatado, motivo de comemoração para os mexicanos e frustração para os jogadores da "terrinha". 

Antes, no jogo de inauguração, a Rússia venceu a fraca Nova Zelândia no jogo de estreia, por 2 a 0. Não é exatamente um parâmetro de qualidade, mas Portugal não deve subestimá-la no confronto do dia 21. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário