Nesta semana dois fatos intrigaram o mundo: a aposentadoria de Daniel Day Lewis e a popularidade de um personagem do folclore brasileiro.
Daniel Day-Lewis, ator britânico, é considerado um dos mais talentosos que o cinema já conheceu. Ele já surpreendeu pelo esplêndido Meu Pé Esquerdo, quando ele interpretou o professor deficiente Christy Brown. Sua atuação chegou a induzir muitos a acharem que ele também tinha sérios problemas de locomoção, o que não era o caso. Ganhou o Oscar em 1990. Anos depois, ele interpretou um tipo bem diferente, o ambicioso Daniel Plainview, de Sangue Negro, em 2008, e ganhou a estatueta novamente. Mais tarde, ele foi convidado a interpretar o icônico presidente Abraham Lincoln, e não deu outra: levou seu terceiro prêmio na Academia.
O ator britânico no papel de um dos ícones da América (Fox/Divulgação) |
Ninguém esperava por essa notícia, considerada uma bomba entre os fãs do cinema.
Enquanto Day-Lewis se aposentava, começava o fenômeno da popularidade da Cuca, a personagem do folclore imortalizada pelos contos de Monteiro Lobato e nas séries de televisão da Rede Globo. A monstruosa bruxa virou até inspiração para maquiagens estranhas. O fenômeno iniciou na semana passada, quando uma fã da cantora Rihanna publicou no Twitter a sua apreciação do novo trabalho, Wild Thoughts, e publicou uma foto da vilã escamosa. Foi o bastante para virar meme no mundo inteiro e tornar o Brasil conhecido pelo seu exotismo cultural ao lado do carnaval, futebol e mulatas dançantes exibindo seus seios e bunda.
Foto publicada em um tweet de Daé Monét, fã da cantora Rihanna (divulgação/Twitter) |
Agora o famoso blogueiro Perez Hilton quer lançar até camisetas com a estampa da bruxa réptil, que irritaram os herdeiros de Monteiro Lobato. O fato do escritor não ter inventado a Cuca, e sim dado uma feição muito popular, não vem ao caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário