quarta-feira, 7 de junho de 2017

Da série "Os tipos de personalidade", parte 5

Existe uma confusão entre os quatro tipos de personalidade (racionalistas, sonhadores ou idealistas, guardiães e artesãos) da classificação MBTI (Myers-Briggs Type Indicator), e os quatro temperamentos (colérico, melancólico, fleumático e sanguíneo) que não foi totalmente sanada antes neste blog. É importante saber um pouco mais sobre as funções cognitivas que regem as personalidades. 

Cada uma delas só comporta quase funções: 

- a dominante, mais forte; 
- a secundária, auxiliar; 
- a terciária, também auxiliar mas não tão influente; 
- a inferior, mais fraca e pode ser considerada pouco atuante.

As funções cognitivas são estas: 

- Pensamento extrovertido (Te), que faz impor determinadas linhas de pensamento e é voltada para fazer ou impedir mudanças; está associada com o pragmatismo, pois concebe e executa planos; parece estar mais ligada, também, com o temperamento colérico, pois pessoas com pensamento extrovertido são tidas como agressivas e pouco sentimentais;

- Pensamento introvertido (Ti), ligado à capacidade de formular linhas de pensamento; geralmente, não conseguem demonstrar afeto às pessoas, parecendo indiferentes ao seu redor; quando é uma função dominante, está ligada ao temperamento fleumático, mas se é um aspecto secundário (nas pessoas extrovertidas) costuma tornar as pessoas rudes e impacientes com o sentimentalismo; 

- Sentimento extrovertido (Fe), que colabora para a pessoa agregar pessoas e acalmar situações desagradáveis; a pessoa não tem medo de exprimir o que sente; parece associada à inteligência emocional, pois pessoas com sentimento extrovertido podem ser empáticas e usar as emoções em seu benefício; 

- Sentimento introvertido (Fi), associado às pessoas que guardam os sentimentos para si, tornando-as aparentemente calmas, mesmo quando não estão; quando essa função é dominante, torna as pessoas muito compassivas, mas também reservadas, evitando fontes de estresse para não terem problemas com as emoções; 

- Intuição extrovertida (Ne), ligada ao idealismo, impondo ideias para o mundo exterior; geralmente concebe muitas ideias e tem dificuldade para levá-las em prática; quando essa função é dominante, geralmente há problemas como distração, inconformismo e hostilidade contra ideias opostas; 

- Intuição introvertida (Ni), também ligada ao idealismo, mas ligada à análise e não à concepção de ideias; os tipos com Ni dominante são bastante críticos, muito reservados e tendem a ter pouco prazer na vida; está, mais do que outras funções, ligada ao temperamento melancólico;

- Percepção extrovertida (Se), ligada à percepção imediata de objetos e está ligada ao prazer proporcionado por eles, fazendo a pessoa estar sempre à procura de novas sensações; é atento e faz questão de reparar em aspectos estéticos, não escondendo as suas impressões; está ligada ao temperamento sanguíneo;

- Percepção introvertida (Si), ligado à percepção voltada para o indivíduo, à recordação de sensações obtidas no passado; ajuda no bom senso das pessoas e está ligado à capacidade de atenção, sem indicar aos outros o que sente; está ligada ao temperamento fleumático. 

Assim, não é possível dizer que: 

Racionalista (xNTx) = colérico; 
Sonhador (xNFx) = melancólico; 
Guardião (xSxJ) = fleumático; 
Artesão (xSxP) = sanguíneo. 

Os dois primeiros tipos são considerados idealistas ou visionários; os dois últimos são considerados realistas.

O temperamento colérico significa ser impositivo e explosivo; o melancólico é analítico, idealista e tendência a ser depressivo; o fleumático é calmo e prudente; o sanguíneo é sociável e animado. Mas nem todo racionalista se zanga fácil, ou idealista se deprime, ou guardião é calmo, ou artesão é animado. 

Assim, pode parecer, por exemplo, que o tipo ENFP, ou extrovertido intuitivo sentimental e perceptivo (ativista), por ser idealista é associado à melancolia, mas ele é extrovertido (Exxx) e não analisa ideias (Ni) como faria um melancólico, mas as concebe (Ne). 

Da mesma forma, em outro exemplo, um tipo INTP, ou introvertido intuitivo racional e perceptivo (lógico), o mais típico do grupo racionalista, tem pouquíssimas características coléricas. Ele é introvertido e constrói linhas de pensamento (Ti), enquanto um colérico típico é extrovertido e impõe linhas de pensamento (Te), não tendo o hábito de construí-las como função dominante. 


Abaixo, as 16 personalidades: 

ENTJ (Comandante) = Te - Ni - Se - Fi; temperamental (colérico), impõe mudanças com impaciência, analista de ideias e gosta de novas sensações, pouco sentimental. 

INTJ (Arquiteto) = Ni - Te - Fi - Se (nota-se que as funções cognitivas do INTJ são as mesmas do ENTJ com posições trocadas); analisa muito ideias, algo temperamental, gosta de impor mudanças e guarda sentimentos, mas não costuma buscar novas sensações.

ENTP (Inventor) = Ne - Ti - Fe - Si; cria muitas ideias, pensador e franco; pode ser bastante distraído e defender seu pensamento às vezes com agressividade. 

INTP (Lógico) = Ti - Ne - Si - Fe; pensa muito, formula ideias e guarda sensações, não sendo tão distraído quanto o ENTP; expressa pouco os sentimentos.

ENFP (Ativista) = Ne - Fi - Te - Si; muito idealista, guarda sentimentos e tenta forçar um pouco as mudanças com sua impaciência; pode ser distraído e excessivamente fiel aos seus planos.

INFP (Mediador ou Sonhador) = Fi - Ne - Si - Te; sentimental, formula ideias e recorda sensações passadas; costuma ser muito paciente.

ENFJ (Protagonista ou Treinador) = Fe - Ni - Se - Ti; franco e sociável, crítico de ideias, gosta de sensações novas; não pensa muito antes de falar. 

INFJ (Advogado ou Humanista) = Ni - Fe - Ti - Se; crítico atento de ideias, franco e gosta de socializar, tem alguma capacidade de raciocinar e formular linhas de pensamento, mas tem dificuldade de sentir prazer no mundo exterior; é o tipo mais raro e complicado. 

ESFJ (Cônsul ou Relações Públicas) = Fe - Si - Ne - Ti; franco e muito sociável, guarda sensações anteriores, pode formular ideias práticas e realistas, e pensa pouco antes de falar. 

ISFJ (Protetor) = Si - Fe - Ti - Ne; sensato e fleumático, recorda de sensações vindas do passado, franco e aberto, tem capacidade de criar linhas de pensamento lógico, mas não consegue ser muito criativo. 

ESTJ (Executivo ou Guardião) = Te - Si - Ne - Fi; temperamental, tenta impor o conservadorismo (não gosta de mudanças), gosta de recordar sensações passadas e de criar ideias práticas, e é bem pouco sentimental. 

ISTJ (Logístico ou Realista) = Si - Te - Fi - Ne; fleumático e tranquilo, mas impositivo e conservador, guarda sentimentos (podendo ser explosivo em situações de estresse), e não é muito criativo. 

ESTP (Empreendedor) = Se - Ti - Fe - Ni; aprecia muito curtir sensações novas, pensa nelas e tem capacidade de agregar pessoas, mas não gosta de ideias abstratas. 

ISTP (Virtuoso) = Ti - Se - Ni - Fe; pensador, gosta de curtir sensações novas, tem capacidade de analisar ideias, mas não demonstra sentimentos. 

ESFP (Animador) = Se - Fi - Te - Ni; adora experimentar novas sensações, é sentimental, um pouco impaciente e não gosta de ideias abstratas. 

ISFP (Aventureiro ou Artista) = Fi - Se - Ni - Te; sentimental, gosta de experiências sensoriais, aprecia um pouco analisar novas experiências, é muito paciente.

No próximo e último post dessa série, este blog vai tentar encaixar as 16 personalidades nas 12 combinações de temperamento, ou seja, um dos quatro temperamentos como o principal associado a outro dos três temperamentos restantes como secundário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário