quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

O experimento que poderia ter êxito

Um experimento que trouxe alento para os pesquisadores do mundo inteiro - mas por pouco tempo: os brotos vistos na metade direita da foto morreram logo depois, sobre a superfície lunar (CNSA/Chongqing University)


Depois de conseguirem lançar a sonda Chang'e 4 em direção ao lado escuro da Lua, os chineses tinham a esperança de ver sementes contidas em recipientes de temperatura controlada germinarem na superfície gélida (- 100 graus Celsius) do satélite. 

Havia sementes de batatas, arabidopsis (uma pequena planta da família das couves usada em experimentos) e algodão. Estas últimas conseguiram germinar e brotar, mas em nove dias morreram.

O aparente fracasso frustrou toda a comunidade científica, mas era um procedimento arriscado, com baixíssima chance de êxito, pois os recipientes precisavam ser isolantes térmicos de altíssima eficiência, para impedir que a temperatura em seu interior acabe por decair a níveis insustentáveis para a vida de seres terrestres. Outros fatores como a presença de níveis elevados de radiação na superfície lunar e a menor gravidade (6,08 vezes menor do que na Terra) devem ser considerados também.

Por outro lado, isso pode ser um passo rumo ao sucesso em futuras missões tripuladas para colonização da Lua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário