Depois de uma restauração iniciada após ter fechado ao público em 2013, o Museu Paulista, ou Museu do Ipiranga, agora com 70% do trabalho concluído, vai reabrir no mês de setembro de 2022, bem na data do bicentenário da Independência. Até lá, a pandemia terá regredido e o museu poderá ficar aberto à visitação logo após a reabertura.
O Museu Paulista, no Ipiranga, próximo de onde D. Pedro I proclamou a Independência em 1822 (Marcos Santos/USP) |
O espaço foi ampliado, com novos equipamentos de segurança, elevadores e um novo sistema de ar-condicionado. e o acervo foi também incluído na restauração. Há peças datadas do tempo da Independência, como mobília, objetos de porcelana e veículos, além do famoso quadro "Independência ou Morte (O grito do Ipiranga)", de Pedro Américo.
Espera-se que em 2022, no bicentenário da emancipação política do nosso país, haja condições para visitar o museu e conhecer o passado. O lugar escapou de ser destruído por falta de cuidados, como aconteceu com o Museu Nacional, vítima de um incêndio em 2018,
N. do A.: Há quem tema um país "incendiado" após as manifestações do próximo 7 de setembro, mas provavelmente não haverá grandes tumultos, e sim uma grande massa de descontentes. De um lado, os descontentes com os governadores, o Congresso e o Judiciário, somados aos defensores de "!intervenção militar" e outras aberrações. De outro, os defensores do antigo status quo, esperançosos com a volta de Lula, ou sonhando com um improvável impeachment do presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário