Como era de se esperar, o mercado mostrou que não engole qualquer fala de Lula, o presidente oficialmente eleito, e tratou de dar sua resposta à proposta de aumentar os gastos sociais em detrimento da responsabilidade fiscal, e a indicação de Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda durante um longo período no governo petista (2006 a 2015) e investigado pela Operação Lava Jato, para integrar a equipe econômica. O dólar saltou para R$ 5,40, e a Bovespa ficou abaixo dos 110 mil pontos.
O vice-presidente da chapa de Lula, Geraldo Alckmin, anunciou o nome de Mantega hoje (Pedro França/Agência Estadão) |
Lula não demonstrou grande preocupação com o comportamento do mercado. Hoje ele também se reuniu com Arthur Lira, presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e Alexandre de Moraes, presidente do TSE e representante do STF. O líder do PT quer assegurar a governabilidade e o equilíbrio entre os poderes, abalada nos últimos anos. Os líderes do Legislativo são vistos por muitos apoiadores do atual presidente como oportunistas, e Moraes, como um virtual ditador para calar quem opina contra o resultado das eleições.
Enquanto isso, as manifestações continuam. Algumas sedes dos comandos militares, como no Ibirapuera, continuam tomadas por gente gritando "Forças Armadas, salvem o Brasil!" A grande maioria dos protestos se deu sem tumulto ou tentativa de bloquear o tráfego, mas, salvo a Jovem Pan, a Revista Oeste e alguns outros órgõas da mídia, não há interesse em mostrar o descontentamento com o resultado das eleições.
O relatório das Forças Armadas, divulgado ontem, apontou possiveis fragilidades, mas não foi conclusivo a respeito das supostas fraudes, devido ao TSE não ter fornecido as informações solicitadas. Uma das vulnerabilidades apontadas é a possibilidade de haver uma inserção de código malicioso. O TSE minimiza essa possibilidade, alegando que as urnas não estão ligadas a nenhuma rede, mas isso não tranquilizou os críticos.
Jair Bolsonaro está ciente desses fatos, mas teve poucas atividades no dia. Ele nomeou um novo ministro para o TSE, o advogado e professor da Faculdade de Direito da USP André Ramos Tavares, mais votado em uma lista tríplice avaliada previamente pelo STF. Ele ainda organizou uma reunião extraordinária com os representantes das Forças Armadas, após a entrega do aludido relatório.
Muitos estão sentindo as perdas recentes. Depois da morte repentina de Gal Costa, Rolando Boldrin, o famoso apresentador e cantor sertanejo, divulgador da música tradicional em detrimento dos novos estilos, se foi, aos 86 anos. Hoje, o ator Roberto Guilherme, conhecido como o "Sargento Pincel", alvo constante da gozação do "soldado" Didi no programa dos Trapalhões, também faleceu.
No exterior, continua a tensão, com a permanência da invasão da Ucrânia, apesar da tenaz resistência em Kherson, cidade estratégica para os russos. Enquanto isso, nos EUA, continua a apuração dos votos para o Capitólio e para os governos estaduais, e há certa tendência para os republicanos conquistaram a maioria na Câmara, enquanto o Senado está indefinido. E a China está testando um míssil hipersônico capaz de afundar porta-aviões, em sério aviso aos norte-americanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário