quinta-feira, 16 de novembro de 2023

O Brasil ainda tem salvação

 Nos últimos dias, a vontade do autor deste blog de escrever novos artigos fez uma trajetória inversa à temperatura: desceu a quase zero. Enquanto isso, finalmente os brasileiros em Gaza puderam sair e vir para o Brasil, onde o governo se tornou notícia pelos ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos receberem Luciane Barbosa, a mulher do líder do Comando Vermelho no Amazonas e apelidada de "dama do tráfico". 

Pelo jeito, os rumos do Brasil parecem longe de serem os minimamente aceitáveis para muitos brasileiros preocupados com o futuro. Mas existem notícias alentadoras. 

Júlia Ferreira e seu professor, do Colégio Espanhol Santa Maria Minas (Divulgação/site oficial da escola)

Uma delas é o caso de uma aluna mineira, Júlia Pimentel Ferreira, que descobriu um meio mais fácil de resolver raízes quadradas. Esse método foi publicado na Revista do Professor de Matemática, publicação da Sociedade Brasileira de Matemática, batizado de "Regressão Júlia" pelo professor Frederico Ferreira de Pinho Tavares. Exemplificando o método, com o número 144: 

100 + 10 + 11 = 121 (a raiz quadrada de 121 é 11)

121 + 11 + 12 = 144 (a raiz quadrada de 144 e 12)

Ela teria descoberto o método sem auxílio, no ano passado, com apenas 11 anos de idade. A publicação na Revista do Professor de Matemática fez o assunto viarlizar nas redes sociais, e aparecer no Jornal Nacional, o famigerado telejornal da Rede Globo que já teve melhores dias. 

Mentes brilhantes como a de Júlia mostram que o Brasil tem salvação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário