Este blog acompanha com interesse os projetos de linhas do metrô, para tentar suprir a necessidade do paulistano de se deslocar para o trabalho ou para o lazer com menos empecilhos causados pelo trânsito.
Nos últimos anos, as obras sofreram uma aceleração notável. Tarcísio de Freitas, o governador, embora não seja paulista entendeu a necessidade de ampliar a malha ferroviária e metroviária, e agora temos novas linhas em construção ou em projeto.
Em breve a tão esperada linha 6 (Laranja) entra em operação para ligar bairros da Zona Norte à Zona Oeste e ao Centro. Brasilândia e Freguesia do Ó terão suas estações, enquanto outros bairros, como o Limão e a Casa Verde não as terão (até quando?).
A linha 2 (Verde) vai ter uma extensão para ligar diversos bairros da Zona Leste, como o Jardim Anália Franco. No médio prazo irá até Guarulhos, para atender pontos próximos da capital, como o Shopping Internacional.
Também na Zona Leste o monotrilho da linha 15 (Prata) vai avançando, com as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego. Cidade Tiradentes ainda espera pela chegada desta linha. Enquanto isso, haverá ligação direta com a linha 10 (Turquesa) do trem, pela estação Ipiranga, na divisa com a Zona Sul.
A linha 4 (Amarela) vai até Taboão da Serra, primeira cidade fora de São Paulo a ser atendida pelos trilhos subterrâneos. Outros municípios da Grande São Paulo são atendidos pelos trens de superfície, cuja qualidade está se aproximando mais do metrô.
Bairros como o Jardim Ângela serão atendidos pela linha 5 (Lilás), facilitando em muito os deslocamentos para outras regiões.
Também na Zona Sul, o monotrilho (linha 17) ligando a estação Morumbi até o aeroporto de Congonhas estará finalmente pronto. Daqui a alguns anos atenderá o Morumbi, um bairro nobre que ainda não é atendido por uma estação. A estação Morumbi da linha 4 fica muito longe dos principais pontos deste bairro.
Novas linhas estão em projeto, como a linha 16 (Violeta) para interligar a região dos Jardins, na Zona Oeste, aos bairros pobres e periféricos da extrema Zona Leste, como o bairro Fazenda do Carmo. Esta linha ainda pode ser modificada e atender bairros não previstos inicialmente.
Nesta mesma situação, está a futura linha 19 (Celeste), para ligar a Vila Maria, a Vila Sabrina e Guarulhos ao centro. Outros bairros serão atendidos, como o Pari, por meio da estação Silva Teles.
Ainda está prevista uma linha para ligar a Lapa ao ABCD, chamada de Rosa (20), atendendo também a bairros como Itaim Bibi e Jardim da Saúde (Cursino). Outra linha, chamada Marrom (22), promete ligar bairros como Pinheiros, USP, Rio Pequeno e Parque dos Príncipes, indo até Cotia, possivelmente até Granja Viana, parte nobre daquela cidade. Poucos, no entanto, acreditam em sua construção. É mais plausível o início das obras de outras linhas.
Prevê-se a construção, também, de novas linhas de trens, como a 14 (Ônix), para ligar Bonsucesso, no extremo leste de Guarulhos, até o Jardim Irene, na parte sul de Santo André, passando por São Miguel, Parque do Carmo e Sapopemba; possivelmente irá até São Bernardo do Campo. Esta cidade também irá receber a linha 25 (Topázio), para ligar com Embu das Artes passando pelos bairros da Zona Sul, como Cidade Ademar e Capela do Socorro. Campo Limpo, também na Zona Sul, vai receber acesso direto ao Alphaville pela linha 24 (Quartzo). É o que prometem.
![]() |
Rede prevista pelo projeto PITU 2040; muita gente ainda acha isso uma quimera, mas pelo menos parte dessas linhas será efetivamente construída (Divulgação) |
N. do A.: Este blog ficou tentando a fazer mais uma enquete, abordando a tal "química perfeita" entre Donald Trump e Lula, que se encontraram durante a reunião da ONU; na semena que vem, poderemos ver as conversas entre os dois acontecendo, finalmente. Neste caso, muitos poderiam imaginar o tratamento dado pelo "homem laranja" ao nosso presidente, que está informado do tratamento dado a Volodymyr Zelensky da Ucrânia e Cyril Ramaphosa, da África do Sul, esculachados no Salão Oval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário