segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Búfalos no Rio Pinheiros

Para quem achava que via de tudo na cidade de São Paulo, agora mais um flagrante inesperado: búfalos nadando no Rio Pinheiros, próximo a Santo Amaro. 

Os animais são de propriedade de uma moradora da região, Ednalva Mendes da Silva. Ela justificou a soltura por não ter condições, no momento, de alimentá-los. A manada acabou comendo as plantas das margens do rio, tristemente conhecido por seus altíssimos índices de poluição, e até nadando nas águas tóxicas. 

Normalmente, os búfalos, descendentes de espécies asiáticas, são criados em fazendas do interior do Brasil, como no Vale do Ribeira e a ilha de Marajó, para produção de leite, normalmente mais gorduroso em relação ao da vaca. A mussarela de búfala é muito apreciada nas classes A e B. Mas, no caso específico da criação na capital paulista, ela existe em pequena quantidade em Parelheiros e Marsilac, na zona rural do município. A criação que causou a cena era de uma pequena propriedade na região da Capela do Socorro. 

Os búfalos asiáticos domesticados são mansos, muito ao contrário dos africanos, não criados em parte alguma do globo por serem muito agressivos. 

Os búfalos arriscaram a saúde nas águas poluídas do rio Pinheiros (Reprodução/Rede Globo/Jovem Pan)


A proprietária foi notificada pelas autoridades devido ao perigo representado pela manada. Não são animais perigosos, mas assim como qualquer espécie de grande porte, podem invadir as pistas da Marginal Pinheiros ou as ruas próximas e causarem acidentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário