Os livros sobre biologia marinha parecem ter prazer em mostrar os peixes abissais como horríveis, verdadeiros monstros apavorantes, habitantes do inferno, criados por Satanás e não por Deus. Uns são cheios de dentes, outros possuem órgãos semelhantes a lanternas para iluminarem o ambiente (e revelarem sua feiúra), e alguns possuem bocas enormes maiores do que as próprias cabeças. Isso no caso dos peixes. Existem também alguns outros tipos de animais igualmente apavorantes, como as lulas gigantes de 10 m e as lulas-vampiras de 10 cm (mas assustam do mesmo jeito que as suas primas avantajadas).
São comparáveis aos políticos (ainda mais agora) ou aos membros do STF, mas essas pobres criaturas não merecem isso.
Em contraste com isso, existem alguns animais que não são feios de doer. Na Baía de Monterrey, na Baixa Califórnia, México, foram encontrados peixes-caracol a 4 mil metros de profundidade. Mas eles não psrecem ser criadas para apavorar ninguém. Os peixes-caracol, como a espécie abaixo Careproctus collicoli, foram considerados até "fofos".
![]() |
O Careproctus collocoli é um peixe das profundezas, mas não parece (Mbari) |
Graciosos ou não, os peixes das profundezas são adaptados ao ambiente onde vivem, e precisam resistir às altíssimas pressões e à dificuldade para obter alimentos em meio a uma escuridão quase completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário