quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Quem se lembra da coleção "Grandes personagens da História Universal"?

O autor deste blog às vezes se dedica a estudar biografias de grandes personalidades, e possuía uma coleção chamada de Grandes Personagens da História Universal, da então Abril Cultural, uma coletânea de biografias de personalidades entre a Idade Antiga e o Século XIX, abordando desde Buda até a Rainha Vitória. Havia também Júlio César, Dante, Joana D'Arc, Leonardo da Vinci, Shakespeare, George Washington, Napoleão, entre outros. 

Ainda havia um complemento com pequenas biografias dos contemporâneos de cada um dos biografados. Curiosamente, não havia alguns nomes relevantes, como os sábios Platão e Arquimedes, nem qualquer dos apóstolos de Jesus Cristo, ou alguns dos grandes nomes das ciências exatas (Leibniz, Lagrande, Gauss, Maxwell, Mendeleev, entre outros) ou da música, como Mozart. E também o século XX não foi abordado, embora fosse uma obra de 1970. 

A coleção Grandes Personagens da História Universal foi uma fonte de consulta para estudantes durante o regime militar (Divulgação, pelo site Flavia Cardoso Soares Leilões)


Esta coletânea era um complemento de outra, chamada Grandes Personagens da Nossa História, com nomes como Cabral, Tiradentes, os imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, Duque de Caxias, Marechal Deodoro, Machado de Assis e Santos Dumont. Também se restringia muito no século XX, parando em 1930, quando Getúlio Vargas derrubou a Velha República. 

As coleções foram intensamente consultadas para leitura, quando o autor do blog era criança, a partir dos 11 anos de idade. Isso despertou o interesse por biografias, suas realizações, vidas pessoais e as épocas nos quais viveram. E também os sofrimentos, as circunstâncias das mortes, e o legado para a posteridade. 

Se a Abril ou qualquer outra editora fizesse uma continuação, quais nomes seriam abordados? Obrigatoriamente, teriam de ser nomes do século XX, com alguma concessão ao nosso tempo. Quem faria parte? Freud? Gandhi? Einstein? Roosevelt? Kennedy? João Paulo II? E aquele austríaco de bigodinho não poderia faltar. Isso fica para quem se interessar na publicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário