quinta-feira, 5 de abril de 2012

As batalhas dos brasileiros na Libertadores 2012

A primeira fase da Copa Libertadores da América está avançando e os times já estão montando táticas para chegar à fase seguinte. 

Alguns grupos já estão perto de definir quem vai (ou não). É o caso dos grupos 1 e 2. No grupo 1, estão o Santos e o Internacional, além dos limitados The Strongest (Bolívia) e Juan Aurich (Peru). O outro grupo tem o Flamengo, o Lanus (Argentina), o Olímpia (Paraguai) e o Emelec (Equador). 

Nesta quarta-feira da semana santa, duas partidas decisivas foram feitas nestes dois grupos. E os resultados foram bem diferentes: 

A primeira é a grande disputa entre o Santos e o Internacional, no Beira-Rio. Os colorados marcaram primeiro, com Nei, aos 8' do primeiro tempo, mas não conseguiram resistir à pressão de Neymar e companhia, e Alan Kardec fez o seu tento aos 21' do segundo. Neymar teve a chance de brilhar, driblando e sendo caçado, mas Ganso, de um lado, e Damião, de outro, ficaram apagados. O resultado garantiu os dois primeiros lugares para os brasileiros, mas a situação do time paulista. com 10 pontos, é um pouco mais confortável. O Inter tem 8 pontos e está em segundo.

Confortável é a palavra menos adequada para definir a situação do Flamengo, que precisava ganhar e cumpria a lição de casa até os 37' do segundo tempo, na "casa" dos adversários. Figueroa, então, empatou a partida, e Gaybor, em cobrança de um pênalti infeliz cometido por Willians, virou. O Flamengo está com 5 pontos, é o lanterna, apesar dos gols de Léo Moura e Deivid. Com isso, está praticamente dando adeus à Libertadores. Uma coisa lastimável feita pela torcida local são as manifestações racistas com Wagner Love, recebido como um "macaco" (Millor certa vez disse que o homem é um "macaco que não deu certo"...)

Ontem, no grupo 5, o Vasco venceu o Allianza Lima por 2 a 1 na casa do adversário, em uma partida violenta, com direito à expulsão de Nilton. A vitória pode garantir a vaga já nesta quinta, com a disputa entre Libertad (Paraguai) e Nacional (Uruguai). Mas os vascaínos quase perderam o controle do jogo devido à tradicional instabilidade emocional de grande parte dos times brasileiros na Libertadores.

Outros times brasileiros no torneio sul-americano são o Fluminense e o Corinthians, mas eles só vão jogar no dia 11. O tricolor carioca está em boa situação no grupo 4, liderando com folga com seus 12 pontos. Já o grupo 6, do alvinegro paulista, ainda está indefinido, pois todos têm chance de avançar. O Corinthians, sempre com a péssima fama na Libertadores, está empatado com o líder Cruz Azul (México), com 8 pontos, mas com menor saldo de gols.

Porém, nada está realmente definido, porque Benjamim Wright (1919-2000) bem definiu a frase que virou clichê neste meio: "Futebol é uma caixinha de surpresas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário