No sábado passado, a presidentA Dilma foi aos EUA para uma viagem sobre assuntos econômicos, como o chamado "tsunami financeiro" e a questão do cancelamento da compra de aviões da Embraer a mando do Congresso americano em fevereiro último.
Dilma e Obama selando acordos em Washington (O Globo/AFP)
Os encontros deixaram otimistas os empresários e políticos brasileiros, pois foram assinados acordos para aumentar os laços comerciais entre Brasil e EUA. Além disso, serão abertos novos consulados, em Belo Horizonte e Porto Alegre, para facilitar a concessão de vistos a brasileiros que queiram viajar à Disney, à Nova York ou qualquer outro local em terras estadunidenses.
Há pouco mais de dez anos, o PT demonizava os "ianques" quando estava na oposição a FHC. Agora, no governo, os petistas estão aumentando a cooperação com "eles". Sem esquecer de algumas de suas origens, como idolatrar o regime de Fidel em Cuba, mas obviamente tiveram de omitir isso na viagem para Washington.
Enquanto isso, os EUA se preparam para fazer o seu papel de "polícia do mundo", lançando um porta-aviões com direção ao Oceano Índico, o U.S.S. Independence, destinado a vigiar ações iranianas e caçar piratas somalis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário