quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Selic caiu!

A queda da Selic para 8,5% nesta quarta feira foi uma notícia e tanto para quem precisa fazer empréstimos e está envolvido em dívidas. Pelo menos a médio prazo, como sempre. É a taxa mais baixa da história do Brasil, embora ainda seja bastante alta se comparada a de países desenvolvidos. 

Com este valor, a correção da poupança já fica atrelada à Selic (seu rendimento anual corresponderia a 70% da taxa básica de juros mais a TR), o que parece ser uma má notícia para os pequenos investidores, ainda mais com a inflação ainda elevada e o dólar nas alturas, o que pressiona ainda mais os preços. 

Desse modo, os juros deixam de acompanhar o comportamento tenso de outros índices da nossa economia.


P.S.: Com exceção dos juros, os índices econômicos como inflação, valor do dólar e o número de pontos na Bovespa estão tão preocupantes quanto o nível das acusações entre Gilmar Mendes e Lula. Descambaram agora para o lado pessoal, e partidários de ambos dos lados lembram dos podres de cada um, até mesmo de assuntos que nada tem a ver com o motivo da briga (a pressão sobre o STF por causa do mensalão). Os petistas adoram apontar Mendes como defensor do famigerado banqueiro Daniel Dantas e de outros bilionários, sendo mais conivente com quem tem dinheiro. Isso quando ele não é acusado de ser "tucano", um palavrão entre os partidários da estrela vermelha. Já os adversários de Lula praticamente o consideram um fora-da-lei. Durma-se com um barulho desses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário