quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O novo Fusca


O novo (Fonte: Fotos e Carros) e o antigo (Fonte: Divulgação) são muito diferentes e ao mesmo tempo semelhantes - e tem o mesmo nome por aqui

A Volkswagen oficializou o nome Fusca para a terceira geração do Beetle, nome que os americanos deram para o carro desde os tempos do Herbie. Assim, enquanto no resto do mundo o carro é conhecido como New Beetle, por aqui ele será conhecido como o inesquecível nome que ajudou a marca alemã a ser a líder de vendas por estas bandas. 

Para muitos, o carro não tem nada a ver com o simplório e rústico Fusquinha, homenageado até por uma música brega conhecida até hoje ("Fuscão preto"). Enquanto a primeira geração do besouro era paupérrima em equipamentos, tinha um motor econômico, mas fraco e barulhento, e aguentava as trilhas mais agrestes do país, seu "descendente" possui equipamentos comuns a carros médios na Europa (não sai de fábrica sem ar-condicionado e tem equipamentos impensáveis para o seu antepassado, como CD Player com MP3 Player, câmbio automatizado de seis marchas e sensor de estacionamento, entre várias outras coisas), é adaptado para rodar no asfalto liso e seu motor é um possante 2.0 com turbo, injeção eletrônica do tipo direto e 200 cv. 

Enquanto os saudosistas torcem o nariz para o caríssimo novo Fusca, vale lembrar que o Passat era um carro médio muito simples quando foi lançado pela primeira vez e hoje é um carrão executivo de grande porte (e também muito caro).

O Fusca já foi abordado em um post recente, na série 'Oitentolatria', pois saiu de linha em 1986 (para voltar em 1993 e voltar para a 'aposentadoria' três anos depois, conforme também registrei em outro post, sobre a morte do ex-presidente Itamar Franco, responsável pela volta do besouro às concessionárias - dai os últimos deles serem chamados de 'Fusca Itamar'; a foto acima, do carro mais 'velho', é um deles. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário