Segundo reportagem da Folha, o Brasil está prometendo ao G20 um plano para retomar o crescimento econômico, até abril e fazer o país voltar a ter uma inflação controlada em 2016.
Não se sabe exatamente qual é este plano, mas o governo não acena com mudanças de rumo. Pelo contrário. E nada irá convencer o Planalto da inutilidade de se fazer a retomada sem um efetivo aumento na eficiência da gestão. Por enquanto, fizeram cortes de verbas nos órgãos de financiamento, no Itamaraty, no BNDES, mas a máquina estatal continua inchada.
Para tentar auxiliar o governo na tarefa de retomar o crescimento, a OCDE fez sugestões para o Brasil corrigir as distorções tributárias e melhorar a qualificação dos trabalhadores por meio de reformas no sistema educacional, problema crônico do Brasil. Também houve alusão às obras do PAC, cujos atrasos chamaram a atenção da entidade internacional.
Enquanto isso, a pesquisa Focus analisou as opiniões dos investidores e constatou um justificado pessimismo: a economia, segundo os dados coletados, não vai crescer neste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário