quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

CNPq pode deixar de custear parte do programa Ciência sem Fronteiras

Devido à contenção de gastos feita pelo governo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, por meio de seu recém-empossado presidente, bioquímico Prof. Dr. Hernan Chaimovich, pode rever alguns financiamentos direcionados ao programa Ciência Sem Fronteiras. 

Chaimovich destacou a importância do programa, mas parte dele terá de ser financiado por outras fontes, as quais não foram especificadas. Ele também salientou a importância de se otimizar os recursos públicos, isto é, NOSSO DINHEIRO precisa ser bem empregado para a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico, necessários ao Brasil. 

O anúncio está preocupando os pesquisadores brasileiros no exterior, custeados pelo programa, assim como os estrangeiros que colaboram no desenvolvimento de projetos acadêmicos, científicos e tecnológicos no país, pois a nova presidência não disse, por enquanto, quais setores serão afetados pela decisão. Isso ficará para depois, quando for elaborada uma portaria referente à questão, que ainda precisa ser submetida a uma discussão prévia entre os membros do Conselho Deliberativo do CNPq. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário