terça-feira, 22 de novembro de 2016

Breves no mundo

1. O presidente eleito Donald Trump voltou atrás em mais promessas de campanha, dizendo que não vai processar Hillary pelo uso indevido de e-mails oficiais, e diz também ter a mente aberta sobre os problemas ambientais, ou seja, nada de sair por aí vociferando contra o tratado de Paris, que tenta frear as causas do aquecimento global. 

Boa parte das promessas de Trump podem ser consideradas mero expediente eleitoreiro típico de países ao sul do Rio Grande (divulgação)

2. Mais uma vez, houve um terremoto no Japão, de 7,4 graus Richter, bem na região onde está Fukushima e sua usina nuclear, seriamente danificada pela catástrofe de 2011. Desta vez, não houve feridos graves, e o alerta de tsunami logo foi desativado, apesar de algumas ondas fortes terem ameaçado a região. 

3. O presidente turco Rayyip Erdogan está querendo autorizar o casamento de menores de idade com seus estupradores, algo visto com certa naturalidade em certos países muçulmanos mas não no Ocidente, que ainda está abismado com o crescente autoritarismo do presidente, visto como um tirano por muitos. 

4. Na vizinha Síria, Aleppo está perto de ser retomada pelo governo sírio após intensos bombardeios que destruíram todos os hospitais da cidade e mataram milhares de pessoas, não só membros de milícias ligadas à al-Qaeda e insurgentes também considerados terroristas, mas também civis inocentes. Isto foi considerado uma vitória da Rússia e uma derrota da Otan. 

5. O presidente da Venezuela Nicolás Maduro voltou a ameaçar as chamadas "oligarquias" do Mercosul por tentarem aplicar a cláusula que pune um signatário no caso de haver desrespeito à democracia, um elemento frágil demais na região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário