segunda-feira, 24 de julho de 2017

Há mais água na Lua do que se pensava


Água e Lua: é disto que este blog está a expor agora (Divulgação)

Com base em amostras de solo vulcânico coletadas na missão Apolo e nas medidas feitas por espectrômetros orbitais para medir a composição química da superfície da Lua, pesquisadores da Brown University (Rhode Island, Estados Unidos) descobriram que nosso satélite natural contém água em quantidade bem maior do que se pensava antes. 

Segundo os dados, as amostras continham cerca de 0,5% de água. Parece pouco, mas depósitos basálticos daqui mesmo da Terra também não possuem muito mais do que isso em sua composição. Além disso, a nave Chandrayaan, que está em órbita lunar, detectou o líquido vital em seu espectrômetro embutido. 

Segundo o professor Ralph Milliken, da universidade aludida, ainda está por ser estudada a origem da água presente na Lua, mas já é possível afirmar que as afirmações anteriores sobre um solo árido na superfície do astro estão completamente equivocadas. 

Ainda é necessário fazer novos estudos a respeito e mais publicações em revistas científicas conceituadas, mas aumentaram consideravelmente as chances de haver uma colonização lunar no futuro, talvez ainda neste século. 


N. do A.: Enquanto isso, com mais um atentado em Cabul, um ataque de motosserra em uma cidade suíça e os velhos desmandos dos homens públicos no Brasil e no exterior, são notícias que deixam muitos terráqueos a invejarem os hipotéticos habitantes da Lua, os "selenitas". Será ainda um sonho de "lunático" querer fazer parte de uma expedição colonizadora para abandonar este conturbado planeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário