Em mais um episódio da mais empolgante novela brasileira, a única que vem fazendo realmente sucesso, o juiz Sérgio Moro deu a primeira sentença ao ex-presidente Lula.
Esta é apenas a primeira das cinco possíveis condenações. Por lavagem de dinheiro envolvendo o triplex no Guarujá, Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão.
Parece o começo do fim da carreira política do ex-presidente Lula (Mário Ângelo/AE) |
Todos reclamaram do juiz: os procuradores, por não terem dado uma pena maior a Lula, os lulistas, alegando perseguição "política", e os anti-lulistas, por não haver a decretação de uma prisão preventiva. Moro alegou haver perigo de revoltas, o que é plausível, devido à militância ainda numerosa e atuante em torno do condenado.
Esta condenação torna ainda mais remota a possibilidade de Lula voltar a ser candidato à presidência da República. Porém, isso ainda não tira completamente o ânimo dele e nem de seus correligionários, e eles irão recorrer, usando todos os argumentos, válidos ou não, para manter vivo o mito do primeiro presidente operário do Brasil. Para os adversários, que enxergam no ex-presidente o chefe da quadrilha investigada pela Lava Jato, essa ideia parece mais fantasiosa do que os sete reinos de Game of Thrones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário