Os times fizeram por merecer a classificação para a Copa da Rússia - ou sua eliminação - nas eliminatórias americanas e europeias.
Na Europa, Portugal conquistou a vaga somente agora, com uma vitória por 2 a 0 sobre a equipe suíça. A França, com o melhor time desde 1998, também só definiu a vaga direta agora, ao vencer Belarus por 2 a 1. Isso é natural, devido à quantidade de seleções disputadas no continente e à organização do torneio eliminatório: apenas os primeiros de cada um dos nove grupos, enquanto os segundos precisarão ainda disputar a repescagem - e um deles é o time italiano. A Holanda, que atuou mal nas eliminatórias pareceu ter sofrido um baque muito grande ao perder nas semifinais para a Argentina na "Copa da Vergonha" de 2014, e não se recuperou deste então: como resultado, está fora. Não adiantou nada vencer a Suécia por 2 a 0. Robben, Van Persie e outros jogadores verão, pela televisão, equipes como a surpreendente Islândia disputarem o torneio.
Aqui nas Américas, entre os representantes da Concacaf, os Estados Unidos perderam de Trinidad e Tobago por 2 a 1 e caíram fora, para alegria dos anti-americanos (principalmente os anti-Trump). O Panamá venceu a Costa Rica, já classificada, e ficou com a vaga também. O México já estava assegurado na próxima Copa.
Na parte sul do continente, a Argentina sofreu e parecia tudo perdido quando o Equador fez um gol relâmpago, mas nunca é bom subestimar um time com Lionel Messi, que salvou o dia para os argentinos e fez um hat-trick (3 gols). Enfim, não teremos o risco de ver uma Copa sem um dos principais astros do futebol mundial.
Boa parte da torcida brasileira queria ver a Argentina fora, mas Messi provou que isso era só um devaneio de "brasileños" (Juan Ruiz/AFP) |
Quem pagou o preço de sua campanha irregular foi o Chile. Duas vezes campeão da Copa América, ele precisava ganhar ou empatar com o Brasil no Allianz Arena. Os comandados de Tite queriam brilhar individualmente, e não fazer jogo de equipe para beneficiar ou prejudicar adversários. O Chile de Sanchez, Vargas, Vidal (que não jogou) e o famigerado Valdívia levou três gols, um de Paulinho e dois de Gabriel Jesus, e não irá para a Rússia. O Peru empatou com a Colômbia com gol de Guerrero, e irá para a repescagem. Brasil, Uruguai, Colômbia e Argentina irão disputar o grande torneio.
Na Ásia, Japão, Irã, Coréia do Sul e Arábia Saudita também vão jogar.
Egito e Nigéria, até agora, são os representantes africanos.
Na Ásia, Japão, Irã, Coréia do Sul e Arábia Saudita também vão jogar.
Egito e Nigéria, até agora, são os representantes africanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário