terça-feira, 11 de setembro de 2018

Restaurações pós-modernas?

Primeiro, o quadro Ecce Homo da cidade de Borja, na Espanha, aquele mesmo que era para ser Jesus Cristo e ficou algo mais próximo do dadaísmo ou do cubismo, estilos artísticos bem mais atuais do que a (ex?) obra do século XVIII, graças a uma singela senhora assumidamente pouco versada na arte da restauração. 
 
A primeira grande restauração espanhola, em 2012 (Reprodução)

Depois, o São Jorge da igreja de San Miguel de Estella, também na Espanha, feito no século XVI e restaurado neste ano. O guerreiro ficou parecendo uma bonequinha. 

A "restauração" foi feita no início deste ano (Reprodução)

Alguns meses depois, mais um grande trabalho de restauração: as imagens da Virgem Maria, Santa Ana e o Menino Jesus, datadas do século XV, e expostas em Rañadorio, também na... Espanha. Transformaram as esculturas medievais em algo parecido com um produto de alguma linha de montagem de brinquedos de R$ 1,99. 

Alguém teve a "brilhante" ideia de recolorir as figuras do século XV (Reprodução)

Será coincidência? Todas as restaurações foram de peças de arte da Espanha. As três são representações religiosas. Alguma conspiração de iconoclastas anticristãos naquele país? Falta de critérios para a escolha de um restaurador? Ou um exemplo da falta de senso estético do nosso tempo? E quem garante que algum "gênio" não queira fazer algo semelhante em uma outra obra de arte, mesmo sendo ela "não sacra" (como as figuras representando personagens da mitologia grega) e em outros lugares do mundo?

E qual obra será a próxima vítima dos restauradores supostamente "pós-modernos"?

Melhor pensar nisso do que, por exemplo, naqueles amistosos caça-níqueis da Seleção da CBF...

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