Tocando novamente nos assuntos "arte" e "cultura", muito debatidos na semana da horrível tragédia que devastou o Museu Nacional no Rio de Janeiro, este blog vai escrever breves limitados a isso:
1. Estudo publicado no periódico Mayo Clinic Proceedings indicou que a mulher que posou para o quadro mais famoso do mundo, Lisa Gherardini, sofria de hipotireoidismo, devido ao formato das mãos e aos cabelos bastante finos; esta doença não impediu que a musa de Leonardo da Vinci vivesse até os 63 anos.
O estudo de Mandeep P. Mehra não analisou o sorriso da Mona Lisa, e sim suas mãos |
2. Algumas exposições no Brasil irão acontecer, para pelo menos mostrar que o país não é tão avesso assim à cultura; por exemplo, em São Paulo, a partir do dia 7, o da Independência, o Pavilhão Ciccilio Matarazzo será sede da 33a Bienal, enquanto o Parque da Independência será palco de atividades culturais diversas, por iniciativa do Sesc (clique AQUI). E o MAM vai completar 70 anos, expondo a mostra MAM 70; mesmo o Rio de Janeiro, palco da tragédia do Museu Nacional, terá eventos culturais em outros locais, como na Caixa Cultural, com a mostra 'O Sertão de João Machado'.
3. Morreu a atriz Beatriz Segall, uma das maiores profissionais da televisão e do cinema; ela não se destacou apenas como a terrível e poderosa Odete Roitman de Vale Tudo, mas também fez grandes papeis em outras novelas, como Água Viva e Barriga de Aluguel; em seu último papel na televisão, fez uma simpática idosa em Os Experientes, de 2015; é outra grande perda para a dramaturgia brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário