quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Animais aterrorizantes (mas calma...)

É comum atribuir perigo a certas criaturas de aparência pouco atraente, principalmente quando seus hábitos são pouco conhecidos. 

Existem várias espécies que poderiam causar pesadelos só de vê-los, mas não é preciso temê-los realmente. São animais inofensivos, alguns sem meios para defender-se de nós, a espécie dominante na Terra e, com razão, considerada a mais perigosa, bestial e mortífera do planeta. 

Embora não ofereçam real perigo, precisam ser respeitados como qualquer criatura selvagem, pois exercem papeis importantes em seus ecossistemas. 

Peixes-machado, uma das várias criaturas marinhas das profundezas com aparência horrenda, mas são pequenos (mal chegam a 10 cm) e pacíficos.

O aye-aye, lêmure de Madagascar que lembra muito os "gremlins" do cinema, passa o tempo caçando insetos para comer; muitos se deixam levar por superstições, matando-os se este primata apontar-lhes o dedo...

Lagartixa "satânica" cauda-de-folha, também habitante de Madagascar; possui uma boca maior que a cabeça, mas seu comprimento não passa dos 10 cm, e prefere ficar bem escondido, para ficar bem longe dos predadores.

Urutau, uma ave discreta e noturna que gosta de se esconder mas tem uma aparência perturbadora; gerou lendas do folclore brasileiro, segundo as quais este pássaro seria uma mulher muito feia e infeliz.

Mil-patas gigante africano, um diplópode parecido com um enorme piolho-de-cobra; pode alcançar mais de 35 cm, mas só come detritos vegetais. 

Os mosquitos comuns são transmissores de doenças letais para o homem, mas estes "mosquitos" gigantes da família Tipulidae são totalmente inofensivos e incapazes de picar, embora causem arrepios em algumas pessoas.

O morcego com nariz de folha; sua aparência é bem estranha, mas ele é um pacato caçador de mariposas; o estranho focinho permite localizar facilmente suas presas por meio da ecolocalização.

Escorpião vinagre, uma criatura não muito atraente principalmente para quem tem medo de criaturas cascudas, mas ele não possui veneno - no máximo, uma substância irritante na sua cauda de "chicote" usada para caçar insetos.

O peixe-lua, mais pesado dos peixes ósseos, pode crescer até 6 m e tem aparência bem esquisita, mas sua boca minúscula só o permite comer algas e pequenas águas-vivas; além disso, quase não possui defesas contra predadores e parasitas.

O tubarão-frade é o segundo maior tubarão que existe e tem uma bocarra impressionante; apesar de crescer até 12 m, este gigante encontrado em todos os mares só se alimenta de plâncton e nem sequer tenta atacar algo maior do que uma moeda.

Para que se apavorar com esses animais? Comparados com nossos candidatos a deputado, senador, governador e presidente, elas não deveriam meter medo em nós, brasileiros, mesmo se essas criaturas esquisitas cuspissem fogo e tivessem veneno suficiente para matar mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário