sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Acontecimentos do dia

O ano de 2019 está terminando (finalmente), mas ainda faltam 25 dias, tempo suficiente para muita coisa. Este ano foi frenético, com vários e terríveis acontecimentos, fazendo muita gente torcer para a chegada de 2020. Como ainda há tempo para rolar muita tragédia e muitas cabeças (literalmente), e, ainda por cima, o ano que vem poderá ser ainda mais violento, até o Papai Noel (lembrando que hoje é o dia de São Nicolau, fonte de inspiração dessa figura natalina) precisa colocar as barbas de molho. 

2019 vai morrer! Já vai tarde! (baseado em calendário da webcid.com.br)

No momento, o cenário não está assim tão feio se considerarmos o que se passou em dias anteriores deste ano louco.

Está havendo uma nova conferência do clima em Madrid, com muito pessimismo quanto ao clima e tom de desalento, pois os países dificilmente vão diminuir suas emissões de gás carbônico, ainda mais nos patamares exigidos pelos organizadores. Seria preciso o controle das queimadas e o progressivo abandono dos combustíveis fósseis e do carvão em prol das energias alternativas (e também da energia de fissão nuclear). Mas a realidade tem o seu próprio ritmo de mudanças. 

Os coletes amarelos estão paralisando a França novamente, contra a reforma da Previdência. Eles ameaçam deixar tudo parado até terça-feira, se o governo não se manifestar. 

China e Estados Unidos estão entrando em acordo para acalmar o clima de guerra comercial, e isso favorece o otimismo nos mercados, inclusive aqui, onde a Bovespa atingiu novo recorde: mais de 111.000 pontos. 

Por aqui, não existem apenas más notícias (como a inflação provocada pelo aumento no preço da carne, a promessa de aumentar o Fundo Eleitoral às custas do NOSSO DINHEIRO, e a repercussão da violência de policiais e bandidos no cotidiano das favelas), mas também alguns fatos bem mais amenos, como a CCXP 2019 em São Paulo. Este evento geek reune centenas de atrações em séries, filmes, HQs, mangás, RPGs e cosplays, trazendo para cá astros internacionais e aficcionados até de fora do Brasil, mas não é para qualquer bolso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário