sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

A última postagem de 2021

Pois é, houve São Silvestre e novamente os africanos ocuparam o alto do pódio, embora o Daniel Nascimento chegasse em segundo lugar. Com apenas 23 anos, o brasileiro sonhava com a vitória, mas foi ultrapassado pelo etíope Belay Bezabh quando estavam na temível subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. Com o mesmo sobrenome do colega, Jenifer do Nascimento fez bonito e chegou em terceiro lugar na prova feminina, mas a queniana Sandrafelis Chebet teve mais motivos para comemorar. 

Daniel Nascimento quase acabou com a tradição dos africanos vencerem a São Silvestre nos últimos anos (Paulo Pinto)

Ainda temos notícias da COVID-19, mas a variante ômicron, apesar de mais contagiosa, não está assustando tanto e nem feito tantas internações como muitos temiam. Muitos tomaram coragem para esta virada de ano. Todavia, quem estava no navio MSC Splendida teve seus planos arruinados, por causa da doença. A embarcação precisou atracar em Santos e interromper a viagem, após a confirmação de 78 pessoas contaminadas. 

E o nosso presidente fez seu último pronunciamento, voltando a defender a prescrição médica para vacinação de crianças contra o coronavírus, apesar de enfrentar a oposição de boa parte dos profissionais de saúde neste assunto. Para diminuir as rusgas contra ele, houve o anúncio do aumento no salário mínimo, para R$ 1.212,00, sem aumento real em relação à inflação. (Enquanto isso, nosso prefeito, Ricardo Nunes, vai passar a ganhar R$ 35.000,00, um acréscimo de 45,83%. Não só isso: todo o pessoal da comitiva terá aumento no salário, assim como os vereadores, tudo isso custeado com o suado dinheiro do paulistano). 

Sem mais, este blog volta às atividades no dia 04. Que venha 2022, um ano certamente bem melhor (porque não há como ser pior...). 



quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Horroróscopo para 2022 (ECA!!!)

Este vai ser um horroróscopo para saudar a todos aqueles que depositam suas últimas esperanças no poder dos astros. Para quem só quer se divertir lendo essa maluquice, um feliz 2022! Caso levar uma palavra escrita abaixo a sério, CUIDADO!!!

ÁRIES (21 de março a 20 de abril): 2022 vai reservar para você, ariano, uma sucessão de dores de cabeça, como despesas extras inesperadas e outros pequenos aborrecimentos capazes de testar a sua já naturalmente minúscula paciência. Antes que você resolve berrar de raiva como costuma fazer quando quer mostrar ao mundo quem tem razão, esta mensagem não é opinião pessoal deste autor, e sim dos astros, que estão de saco cheio de quem acredita em horóscopo, horroróscopo e outras baboseiras. 

TOURO (21 de abril a 20 de maio): Oh, taurino! Até quando irá continuar com as suas velhas e surradas convicções? Desista de ser um cabeça-dura e reserve espaço para novas experiências e aprendizados. Sua vida poderá se tornar interessante, de qualquer forma, principalmente para os outros, muito interessados em registrar as suas gafes ao tentar aprender algo novo. Quer saber? Mande-os à m$%#a e seja feliz, mais habilidoso e mais com fama de pau-para-toda-obra, capaz de fazer qualquer bosta coisa 

GÊMEOS (21 de maio a 20 de junho): O ano vindouro será propício para pegar aquela variante ômicron do coronavírus, mas você não vai perder a sua velha disposição de querer fazer tudo, caro geminiano. Afinal, esta pandemia já está enchendo o saco, não é mesmo? Não vai ser um virusinho a toa que vai destruir os seus mil relacionamentos, duzentas amizades e oitocentas inimizades. Só não esqueça de seu filho caso ele for menor de idade e precisar ser cuidado por alguém...


CÂNCER (21 de junho a 21 de julho): Comece a comemorar 2022, canceriano, como se fosse o seu último ano. E há boas chances de ser, de fato (Não! Chiu! Chega de chorar! Ainda não terminei!). Pode ser o fim de seus problemas, de seus sofrimentos e de sua fama (justíssima) de ser um chato baixo-astral depressivo e pronto para lamentar por qualquer coisa. Arre!

LEÃO (22 de julho a 22 de agosto): A vaidade ainda vai lhe trazer consequências muito estranhas, amigo leonino, sendo capaz de transformar você num filhote de cruz credo ou em alguém mais desinteressante do que um chuchu na feira. Mas os astros sabem que você não vai dar a mínima para estas palavras, e prosseguirá em seus planos de implantar silicone ou testar aquele produto milagroso capaz de mudar completamente a vida de qualquer zé-mané ou baranga (muitas vezes para pior...)

VIRGEM (23 de agosto a 22 de setembro): Esqueça todas aquelas simpatias para perder peso e ganhar dinheiro, e no final das contas só notar a inversão dos efeitos, ou seja, perder dinheiro e ganhar peso... pois, como diziam aquela antiga série de comerciais, seus problemas acabaram! Basta repetir a cada 2022 segundos, nem um a mais ou a menos, o seguinte mantra: EU ACREDITO NESTE HORRORÓSCOPO! e você terá um ano ma-ra-vi-lho-so. Mas caso não der certo, paciência. Nem todos conseguem seguir isso a risca, nem mesmo os viciados em ordem até dizer chega, como vocês, virginianos cheios de regras. 

LIBRA (23 de setembro a 22 de outubro): 2021 foi um porre? Pois prepare-se, querido libriano, para encher a cara em 2022, com muita água-que-passarinho-não-bebe e cerveja choca. Isso para quem não aprender a tomar as rédeas sobre a própria vida. Certamente, vai ter um 2022 inesquecível, e no pior sentido. Contudo, porém, todavia, o ano será muito bom para os investimentos em qualquer coisa, desde ações até bitcoins. Se não for para vocês, será para quem lhe vendeu algum título, mesmo no mercado negro...

ESCORPIÃO (23 de outubro a 21 de novembro): Prepare-se, escorpiano, pois 2022 não será nada fácil! Cuidado para não passar a vida na esbórnia, levando uma vida de quem participou daquele assalto lá em Araçatuba, pois tudo acaba, e você poderá correr o risco de penhorar até a sua miserável alma, caso você já não tenha feito isso para o coisa-ruim a fim de melhorar de vida! Fora isso, os caros nativos desse signo terão muita sorte no amor, independente se muito boa ou muito ruim. 

SAGITÁRIO (22 de novembro a 21 de dezembro): Certo, prezado nativo de Sagitário, você tem todos os motivos para lamentar a morte da sua mãe, de seu pai ou de sua avó para a COVID-19, mas não se preocupe. Assim que essa praga nos deixar em paz, é bom seguir com a vida, pois um sagitariano enlutado parece alguém saído de algum filme B de terror! Aliás, se você não completou a vacinação, tome cuidado para não se encontrar com seus entes queridos tão cedo! 

CAPRICÓRNIO (22 de dezembro a 20 de janeiro): Já o capricorniano não vai se preocupar tanto com o coronavírus. Vai é se preocupar, e muito, com as eleições deste ano, capazes de fazer qualquer nativo desse signo (ou de qualquer outro) temer pelo futuro. Mas o capricorniano é decidido e tem cabeça forte, vai votar com convicção e firmeza, mesmo julgando que aquele inepto, corrupto e parasita, com a ficha mais suja do que papel após ser usado no banheiro, vá fazer algo de bom. 

AQUÁRIO (21 de janeiro a 19 de fevereiro): Política não é a praia de certos aquarianos, que devem estar de saco cheio de tanto ouvir falar em Bolsonaro, Lula, Sérgio Moro, Ciro Gomes, o cacete! (e os astros, também). O negócio é usar bem aquela rede de contatos, para conseguir um bom emprego, para depois chorar por um aumento e levar um pé na bunda se for pego nas redes sociais quando devia estar trabalhando (ou por qualquer outro motivo, como ler este horroróscopo, e isso dá justa causa!). 

PEIXES (20 de fevereiro a 20 de março): O sonhador e idealista pisciano já pode se preparar para bons sonhos e grandes ideias para serem colocados em prática. Só não vale querer fazer o Brasil ganhar o hexacampeonato com o time escolhido pelo Tite, ou então fazer o coronavírus sumir do mapa, pois isso é impossível. Ou fazer a vida do pisciano ir da água para o vinho sem virar um vinagre daqueles bem fedorentos, algo mais difícil ainda, quando o pisciano só sonha e não acorda para a vida. 

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Próxima notícia desagradável

Haverá horroróscopo, sim! Amanhã, sem falta, para infelicidade de quem acompanha o blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Fim de ano cheio de notícias desagradáveis

No sul da Bahia, mais de 20 pessoas perderam a vida e várias famílias foram desalojadas de suas casas devido aos temporais. Enquanto isso, no Sudeste, o clima seco faz muitos temerem por racionamento de água e energia. Em tempos de clima menos maluco, muitos se preocupavam com o contrário: seca na Bahia e enchentes por aqui. São Paulo só registrou chuvas hoje, após vários dias de estiagem. 

15 cidades baianas, como Itabuna, foram severamente atingidas pelas tempestades (Reprodução/TV Bahia)


Outro destaque negativo é a greve dos auditores da Receita Federal, deflagrada como resposta à política errática do governo, que privilegiou os policiais federais, em detrimento de outros servidores, no texto do Orçamento aprovado pelo Congresso no final deste ano. 

Enquanto isso, a variante ômicron provoca procedimentos desencontrados entre as autoridades de vários países, devido às incertezas. Muitos pedem a volta da normalidade, alegando que este versão é menos perigosa apesar da capacidade bem maior de se espalhar, enquanto outros exigem a volta do rigor no controle da pandemia. De qualquer forma, é bom manter os hábitos de higiene e evitar aglomerações sem necessidade. 

Outra doença infecciosa está atacando o Brasil: a influenza H3N2, causadora de várias internações principalmente na Bahia, apesar de estarmos no verão. Ainda há confusões e muita desinformação a respeito, levando-se a acreditar na falácia de supostos efeitos adversos das vacinas contra o coronavírus, que é bem diferente do vírus da gripe. 

Não foi a gripe ou a COVID-19, e sim o câncer, a doença causadora da morte do arcebispo Desmond Tutu, um dos maiores defensores da igualdade racial na África do Sul, e prêmio Nobel da paz em 1984 enquanto o mundo condenava o regime segregacionista, o apartheid, revogado apenas anos depois pelo presidente sul-africano Frederik De Klerk, outro grande nome morto neste ano. 


quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Parada para o Natal

Este blog voltará a postar somente no dia 27 de dezembro, segunda-feira, ou quando houver algo realmente importante para ser registrado.

Feliz Natal a todos!




quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Enquete: quais as propagandas de Ano Novo mais antológicas?

Ano passado, algumas propagandas natalinas foram expostas neste blog (ver AQUI), e agora é a vez das propagandas de Ano Novo, aproveitando que estamos a apenas nove dias deste ano pavoroso.


A clássica mensagem de ano novo do Banespa, de 1975


O infame comercial do Dollyinho para lembrar diversas datas (como o ano novo)



Temos também uma versão da propaganda dos biscoitos São Luiz, da Nestlé (atuais Bono), saudando o ano de 1995, após um ano memorável como 1994 (quando Senna morreu, mas veio o tetracampeonato e a inflação finalmente foi controlada).


Outro comercial saudando um novo ano é da Brahma, em suas várias versões (esta também de 1994 para 1995)


Finalmente, uma mensagem nostálgica dos anos 1970, chamada "Marcas do que se foi"




.



terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Coisas mais indigestas do que uva passa com caroço no arroz de Natal

a) As referências da mídia a um Big Brother que vai começar no ano seguinte. 

b) Alguém colocar aquela música da Simone para comemorar o Natal. 

c) O "noivado" político entre o ex-presidente Lula e o ex-governador paulista Alckmin, ex-adversários outrora implacáveis. 

d) Os "jabutis" em qualquer projeto de lei no Congresso. Agora colocaram o aumento do fundo eleitoral no texto do Orçamento de 2022, além do aumento no salário dos policiais federais sugerido pelo presidente e aceito pelos senadores e deputados.

e) As decisões monocráticas de ministros do STF. 

f) As constantes mudanças de regras feitas pela Fifa e suas ideias "brilhantes" como fazer Copa a capa dois anos.

g) Histórias sobre promessas não cumpridas, inclusive as resoluções de Ano Novo e este blog revelar que não vai escrever tanto sobre política (mas esta postagem tem algo a respeito disso...). 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Ronaldo compra o Cruzeiro

Mais uma vez, este blog vai abordar a (antiga) paixão brasileira, a caminho da modernização. 

Ronaldo "Fenômeno" anunciou neste fim de semana a aquisição de 90% das ações do Cruzeiro, o time mineiro que já teve dias melhores e se tornou um clube-empresa, mais especificamente uma sociedade anônima do futebol (SAF). Após a aprovação da lei 14.193/2021, em agosto, a atividade das SAF ganhou regulamentação e mais times devem ganhar novo status

Ronaldo foi ajudado pelo investidor Pedro Mesquita, da XP (Divulgação)



Dono de uma dívida astronômica, em torno de R$ 1 bilhão, a Celeste dona de vários títulos, como os Brasileiros de 2013 e 2014, as Copas do Brasil de 2017 e 2018 e a Libertadores de 1997, apenas para citar alguns, amarga a série B enquanto seu maior rival, o Atlético-MG, conquistou o Brasileiro e a Copa do Brasil deste ano. 

Ronaldo, pentacampeão mundial na Copa de 2002, será cobrado para converter a sua "generosidade" em mais títulos, e se não fizer pelo menos o Cruzeiro ascender à Primeira Divisão do futebol brasileiro em 2022, será mais difamado do que foi na época dos "travestis" (2008). 

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Mais uma estação de metrô em São Paulo

A inauguração de uma estação de metrô em São Paulo merece um comentário, devido ao cronograma bastante elástico e jamais seguido à risca. Planeja-se um número X de estações em determinado período de tempo, mas na prática entrega-se menos da metade, quando, no exterior, em países com menos burocracia e corrupção, constrói-se um número maior de novas paradas. 

Na Zona Oeste, a Vila Sônia finalmente será servida pela Linha Amarela, quando a previsão falava em tudo pronto para 2014. Sete anos de atraso. 

Fora esta estação, somente outras pertencentes à linha 16, monotrilho originalmente pensado para ser o "fura-fila" ligando o Centro à Cidade Tiradentes, na Zona Leste, mas cujo funcionamento é tão precário e imprevisível que muita gente acaba preferindo pegar ônibus para o mesmo percurso. 

Enquanto isso, as notícias sobre novas linhas não são animadoras. A linha 17, Ouro, para ligar o Estádio do Morumbi ao Aeroporto de Congonhas, não está pronta, apesar de ser um monotrilho, teoricamente mais fácil de construir, e não há previsão para entregar as primeiras paradas da linha 6, Laranja, ligando a Zona Norte (Brasilândia) ao centro da cidade (São Joaquim, na Liberdade). 

Além da Vila Sônia, outras estações estão previstas (quando estarão finalmente prontas?) para a linha Amarela, que liga o centro à zona oeste


quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Por falar em aves

Já não bastavam os gafanhotos e outras pragas que ameaçaram invadir o Brasil. Agora temos mais uma espécie invasora, como potencial ameaça agrícola.

O estorninho, nativo da Europa, já está invadindo áreas esparsas no interior do Rio Grande do Sul. São aves consideradas vorazes, devorando grãos e invertebrados. Além disso, são potenciais destruidores de ninhos de outros pássaros, e é uma espécie suspeita de ter contribuído para o extermínio do pica-pau bico de marfim (Camphephilus principalis) na América do Norte - sim, o famoso Pica Pau dos desenhos animados antigos representaria uma ave extinta. 

A espécie é classificada como Sturnus vulgaris (Divulgação)

Apesar da aparência, não são da mesma família dos corvos, sendo classificados como Sturnidae (corvos e gralhas são da família Corvidae). Esses animais vivem em grandes revoadas e seu controle é um desafio em todo o mundo. 

Um dos culpados pela introdução dessa ave exótica no Novo Mundo foi um admirador de Shakespeare, Eugene Schieffelin, que inocentemente soltou dezenas delas em 1890. O estorninho foi citado nas obras do bardo (Henry IV). Possivelmente, foi introduzido na América do Sul de outra forma, por ser apreciado como imitador de vozes, tal como faz um parente maior, o mainá indiano. 

Este é mais um caso de negligência humana, introduzindo animais sem qualquer critério. 


N. do A.: Enquanto isso, André Mendonça foi empossado como novo ministro do STF. Segundo Ana Paula Henkel, ex-jogadora de vôlei e colunista da revista Oeste, os ministros do Supremo são "pavões", e o novo membro "terrivelmente evangélico" está a se tornar um deles, mas desta vez com apoio dos bolsonaristas e da bancada evangélica. Por outro lado, Mendonça fez questão de citar a Constituição - que garante o estado laico com liberdade de culto - como o suporte para seu trabalho. 

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Justiça funciona melhor agora, mas...

Estamos mal acostumados a uma justiça falha, lenta, leniente com os criminosos ricos e hipocritamente severa com os praticantes de pequenos delitos, como furtos de alimentos. Contudo, deve-se reconhecer uma ligeira melhora. 

Os emblemáticos casos do menino Henry, brutalmente assassinado em março, e dos 242 mortos no incêndio da boate Kiss, ocorrido em janeiro de 2013, recebem a devida cobertura da imprensa. Descontados eventuais exageros, a mídia está contribuindo para não haver impunidade para os culpados. 

Também é preciso lembrar das apurações de corrupção, que ganharam consistência após o caso do Mensalão petista e os desmandos do governo de Eduardo Azeredo em Minas Gerais e de Sérgio Cabral Filho no Rio de Janeiro. O "Quadrilhão" foi de tal forma escandaloso que abalou a nossa tolerância com os desvios de dinheiro. Infelizmente, os erros cometidos pelas operações da Polícia Federal, não só a Lava Jato, mas também a Satiagraha (de 2009), e também o fortíssimo interesse de certos grupos em manter a impunidade nestes casos estão estragando o legado. 

Estamos nos acostumando a sermos menos complacentes com a falta de ética e de observância às leis, mas ainda há um longo caminho para chegarmos ao patamar dos países onde a Justiça realmente funciona, como os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália e boa parte dos países europeus e asiáticos. 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Assuntos do esporte internacional

Neste domingo o mundo conheceu o novo campeão da Fórmula 1, Max Verstappen, com direito a emoção na corrida final, em Abu Dhabi. 

Pole position, o holandês não largou muito bem e perdeu a liderança justamente para o maior rival, Lewis Hamilton, após a largada, mas o canadense Nicholas Latifi colidiu a cinco voltas do final, forçando a entrada do safety car. Quando a bandeira verde foi acionada, os carros estavam próximos, permitindo a ultrapassagem do holandês da Red Bull sobre o postulante ao oitavo título.e sua Mercedes na última volta. 

Max Verstappen tem apenas 24 anos e é o primeiro neerlandês a conquistar um título na F-1 (Reuters)

 

A direção de prova foi contestada pela Mercedes, pois o regulamento previa a permissão de todos os retardatários para ultrapassarem os líderes, durante a bandeira amarela. Somente cinco deles foram autorizados a isso, permitindo a saída do carro de segurança antes do final da prova, o que gerou suspeita de manipulação de resultados. 

No final, sobraram recursos judiciais e piadas aludindo a Felipe Massa e Timo Glock. Este último acabou com a chance de título do brasileiro quando ele se deixou ultrapassar por... Lewis Hamilton, então novato na F-1, em 2008. O inglês levou o troféu, e Massa não teve outras oportunidades.

Muitos consideraram uma "picaretagem" da direção do GP e da FIA, que recusou os recursos da Mercedes. E há quem considere dessa forma o erro no sorteio da UEFA, hoje. 

Uma das bolas do sorteio para definir os jogos das oitavas de final na Champions League deixou de ser considerada, forçando os organizadores a refazerem o serviço. E muitos não gostaram, como os representantes do Paris Saint-Germain, que iria enfrentar o Manchester United (isso iria causar um duelo entre Messi e Cristiano Ronaldo), mas vai decidir o futuro contra o Real Madrid. O time francês é considerado "freguês" do time espanhol, e para a "sorte" do Benfica, o time de Jorge Jesus, ele não vai pegar os merengues e sim o holandês Ajax. O Red Bull Salzburg, no sorteio anulado, enfrentaria o Liverpool, mas agora a situação piorou: irá jogar contra o Bayern de Munique. Os alemães iriam pegar o Atlético de Madrid.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Pautas para evitar em 2022

1. Falar demais sobre o coronavírus, pois ele ainda estará atormentando a nossa vida, apesar dos sinais de enfraquecimento dessa epidemia. 

2. Artigos "baba ovo" para candidato A, B, C, L ou M (o que esse blog ganharia com isso?).

3. Artigos para difamar os candidatos citados acima.

4. Profecias (este blog já tentou fazer algumas...).

5. Divulgação de fake news, principalmente durante a campanha eleitoral. 

6. Artigos Mondo Cane muito pesados ou sem conteúdo humorístico. 

7. Falar daquele famigerado 8/7 (aquele jogo...) na Copa de 2022, a não ser em caso de derrota humilhante da Seleção Brasileira (toc, toc, toc). 

8. Exploração da desgraça alheia. 

9. Meros "CRTL-C, CRTL-V" de outros artigos. 

10. "Horroróscopos", a não ser nos finais de ano (sim, haverá horroróscopo neste ano!). 

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Fiasco na Netflix

Depois de três semanas, a série Cowboy Bebop, baseada num mangá japonês, foi tirada do ar. 

Mesmo com uma campanha ostensiva na Netflix, e procurando manter-se fiel à fonte, a série em live-action foi considerada medíocre, e amargou audiência baixíssima. 

Sua nota no Rotten Tomatoes, avaliação de qualidade para séries e filmes, é de 46, num total de 100, punindo mais uma tentativa de adaptar o estilo dos quadrinhos japoneses. Geralmente este tipo de iniciativa resulta em trabalhos ruins. Um exemplo disso foi o filme Dragonball Evolution (2009), de péssima memória. 

Mesmo assim, o pessoal continuará tentando. Outra série neste estilo irá estrear no ano que vem: One Piece.

A série foi mal recebida por público e crítica e durou míseras três semanas (Reprodução/Netflix)



N. do A.: Outro fiasco pavoroso foi a campanha do Grêmio nesta edição do Campeonato Brasileiro. O tradicional Tricolor gaúcho teve a proeza de conseguir o seu terceiro rebaixamento para a série B na História, mesmo contando com nomes como Diego Souza, Douglas Costa e Rafinha. Terminou sua campanha com um jogo disputado contra o Atlético-MG, com muitos gols na vitória por 4 a 3, carimbando o título do Galo, mas isso não foi o bastante para salvar o "imortal" de ser considerado uma vergonha nacional.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Entidades em baixa ou falidas

Recentemente, o outrora famoso hotel Maksoud Plaza, que já hospedou várias celebridades internacionais, encerrou suas atividades, carcomido por dívidas de R$ 81 milhões. Segue o mesmo caminho do Playcenter, da COSIPA, das Indústrias Matarazzo e da VASP, ou seja, virar assunto para saudosistas. 

O Maksoud Plaza era um orgulho de São Paulo (Divulgação)

Outra entidade decadente é o PSDB, o partido de Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Geraldo Alckmin, Aécio Neves e outros caciques, agora quase tão irrelevante quanto a grande maioria dos outros partidos, se podemos chamar assim os balaios de "gatos" políticos no Brasil. 

Também o Barcelona não é mais o mesmo. Só agora perdeu Lionel Messi para o PSG, mas há tempos não consegue ganhar um título relevante. Agora, na Champions League, deu adeus já na primeira fase, ao perder por 3 a 0 do impiedoso Bayern de Munique. Mesmo com Xavi no comando, os culés terão muito trabalho para recuperarem o prestígio de outrora.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Bolsonaro ganha mais uma eleição

Sem o uso das tão criticadas urnas eletrônicas, os leitores da revista TIME elegeram o presidente do Brasil como personalidade do ano em votação virtual, dando-lhe 24% dos votos. 

Bolsonaro já foi cobrar os editores da revista para respeitarem o resultado e o colocarem na capa da revista, conhecida por suas posições bastante críticas ao trabalho dele e de outros líderes como Donald Trump, vice-campeão. Joe Biden, personalidade do ano de 2020 de acordo com o semanário, ficou para trás desta vez. 

Bolsonaro, após souber do resultado, publicou um tweet (Divulgação/Twitter)

Segundo a revista, o líder do Brasil foi escolhido por suas posições contraversas a respeito da pandemia, tomando decisões contrárias às da maioria dos líderes dos países influentes no mundo. Agora, por exemplo, negou a criação de um "passaporte de vacina" e os viajantes que desembarcaram no país vai ficar apenas cinco dias em quarentena. Também a condução na política econômica e a popularidade, assuntos que também renderam más notícias e pior repercussão, foram lembradas. 

No dia 13 deste mês o mundo saberá se a TIME vai acatar a decisão da maioria dos votantes. 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Papai Noel da 'lacração'

Na Noruega, uma campanha de Natal chamada "When Harry met Santa" (Quando Harry encontra o Papai Noel) mostra o bom velhinho beijando outro homem, como referência à lei que descriminou a homossexualidade em 1972. Logo, esta lei fará apenas 50 anos. 

Esta é mais uma iniciativa onde os conservadores protestaram. Mais uma figura da cultura ocidental sendo colocada como gay! Por outro lado, a militância LGBTQIA+ aprovou. 

Para tornar tudo ainda mais pitoresco, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto, aqui no Brasil, ainda resolveu dar mais holofote a esta campanha, escrevendo nota de repúdio ao comercial. 

Papai Noel encontra-se com um cidadão chamado Harry em um comercial norueguês (Divulgação)


sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Pessoas com deficiência que mudaram o mundo

Hoje foi o dia internacional das pessoas com deficiência, 3 de dezembro. Para elas, as adaptações a uma realidade projetada para os indivíduos "normais" rendem desafios, esforços e conquistas. Muitas delas enfrentaram condições verdadeiramente adversas, mas acabaram deixando marcas para o restante da humanidade. 

1. John Nash (1928-2015), matemático norte-americano, um dos maiores do século XX; foi um dos grandes desenvolvedores da teoria dos jogos. Sofria de esquizofrenia e teve dificuldades de convivência. Inspirou o filme Uma Mente Brilhante

2. Hellen Keiler (1880-1968), ativista social norte-americana, sofria de cegueira e deficiência auditiva, mas conseguiu formar-se em filosofia. Lutou pelos direitos das pessoas com deficiência, e pelos direitos das mulheres em geral. 

3. Francisco de Goya (1746-1828), pintor espanhol, autor das famosas Majas, dos Desastres de la guerra e das Pinturas negras, sendo precursor do surrealismo e do expressionismo, estilos artísticos que surgiram muito após a sua morte; era surdo e sofria de intoxicação crônica por chumbo, e ainda se submeteu às terríveis condiçoes do povo espanhol durante as guerras napoleônicas. 

4. Ludwig van Beethoven (1770-1827), compositor alemão, considerado um dos maiores da História; autor das famosas nove sinfonias, de 16 quartetos de corda, 32 sonatas para piano e outras obras imortalizadas; ficou totalmente surdo no final da vida, isolando-o totalmente do mundo, mas foi neste estado que conseguiu fazer seus maiores trabalhos. 

5. Ray Charles (1930-2004), pianista e cantor norte-americano, considerado um dos mestres do jazz; apesar de cego desde os sete anos, não deixou de se apresentar em vários concertos; era considerado um dos maiores cantores do século XX. 

6. Stevie Wonder (nascido em 1950), cantor e compositor norte-americano, cego de nascença, e autor de vários hits influenciados pelo reggae jamaicano na segunda metade do século XX; dedicou-se à luta contra o racismo. 

7. Louis Braille (1809-1852), pedagofo francês, autor do famoso alfabeto braille para cegos; desde um acidente aos três anos, perdeu totalmente a visão. 

8. Frida Kahlo (1907-1954), famosa pintora mexicana, cujos autorretratos são disputados entre os aficcionados; sofria de poliomielite, que comprometeu seus movimentos para sempre. Mais tarde, precisou amputar uma das pernas. Foi casada com o também renomado pintor Diego Rivera. 

9. Stephen Hawking (1942-2018), físico britânico, caso extremo de paralisia, perdeu totalmente os movimentos devido à esclerose lateral amiotrófica; foi o autor de Uma Breve História do Tempo em 1988, quando já estava totalmente vitimado pela doença, e tornou a astrofísica e a mecânica quântica assuntos comentados mesmo entre os leigos. 

A deficiência física não conseguiu derrubar o ânimo de muitas pessoas, como o genial Stephen Hawking

10. Daniel Dias (nascido em 1988), representante brasileiro da lista; maior medalhista da história das paralimpíadas na nosso país, com 24 medalhas, sendo 14 de ouro; nasceu com sérias deformidades nos membros, dificultando seus movimentos, mas não sua capacidade de superar desafios. 

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

É o fim!

Fim do governo de Ângela Merkel, depois de 16 anos e quatro mandatos consecutivos, durante os quais a Alemanha se consolidou como a principal força da Europa. 

Fim da espera atleticana, com a vitória de virada sobre o Bahia por 3 a 2, quando o time de Cuca, Hulk, Diego Costa e cia. estava perdendo por 2 a 0 do desesperado time rival, que luta para não cair. O Atlético-MG ganha sua segunda taça nacional. A primeira foi há cinquenta anos atrás, em 1971. 

Fim da indefinição sobre o novo ministro do STF, com a aprovação, ontem, de André Mendonça como o novo nome do Supremo. Ele recebeu 47 votos a favor e 32 contra, um placar mais apertado em relação a outros nomes. 

Fim da espera pelos números do PIB, e o Brasil se arrependeu disso: no terceiro trimestre, o índice ficou reduzido em 0,1%, entrando em recessão técnica. Isso ocorre quando há dois trimestres consecutivos de queda. 2021 fechará com crescimento modesto, graças ao desempenho no primeiro trimestre (1,2%), e 2022 promete ser outro ano de sofrimento, de acordo com as palavras do próprio ministro da Economia, Paulo Guedes. 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Maior crise na Capes está em curso

Hoje, mais 28 pesquisadores ligados à área de avaliação de cursos da CAPES, o programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, renunciaram, na maior crise deste órgão nos últimos anos. 

Estes pesquisadores são da área de Química, e juntaram-se aos profissionais nas áreas de Matemática e Física, que também pediram desligamento. 

A crise na CAPES (e no CNPq) está ameaçando o futuro da pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Brasil 

Isto significa uma ameaça aos programas de Pós-Graduação, essenciais para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil, além de representar perdas de talentos, os quais verão mais vantagens em trabalhar em outros países. 

Infelizmente, não há dinheiro para custear sequer a parte mais importante da educação - o ensino básico. Alega-se que é necessário racionalizar os custos, mas enquanto não há iniciativas para serem colocadas em prática neste sentido, o sistema educacional e a pesquisa acadêmica estão perigosamente disfuncionais. Assim, estamos com o futuro ameaçado. 

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Mais um mês para aguentar

2021 está sendo um dos anos mais inesquecíveis (no pior sentido) nas nossas vidas. 

A pandemia ainda não terminou, e já temos outra variante chamada "ômicron", bem mais contagiosa, embora aparentemente menos letal - e não há registro oficial de mortes por esta cepa, que já foi encontrada por aqui. 

Este mês de dezembro já começa com a sabatina de André Mendonça, candidato do governo para a vaga deixada por Marco Aurélio Mello. Apesar da falta de empenho do próprio governo e das promessas para se fazer um processo duro com perguntas difíceis para Mendonça responder, a tendência é pela aprovação do nome. 28 senadores já declararam apoio e faltam ainda outros 13 votos. 

Bolsonaro finalmente vai poder concorrer à reeleição, pois filiou-se ao PL, o partido do Valdemar Costa Neto, um dos implicados no escândalo do Mensalão do PT. Agora, ele poderá ter uma preocupação a menos enquanto administra os numerosos problemas que assolam o Brasil, neste mês de dezembro e durante o ano de 2022. 

E já tivemos mais um tiroteio nos Estados Unidos, numa escola de Michigan, com dez mortos e mais um atirador capturado para responder por este crime. 2021 já acumula mortes demais por causas inaceitáveis, como violência ou COVID-19. Há um mês inteiro ainda, para engrossar as cifras. 

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Após a final da Libertadores

O Palmeiras ganhou pela segunda vez seguida a Libertadores (será que desta vez ganha o Mundial?). Enquanto isso, no Rio ...



N. do A.: E o Renato Gaúcho vai para o Grêmio?

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Variante do coronavírus assusta o mundo

Foi descoberta na África do Sul uma variante chamada ômicron, muito mais contagiosa do que as conhecidas até agora, e suspeita de ser resistente às vacinas existentes. 

Esta variante possui capacidade de mutação extremamente alta, mas não se sabe ainda a respeito de seu potencial mortífero. A peste agora espalhou-se em alguns países como Israel e Bélgica. 

Por ora, os efeitos foram mais devastadores para a economia global do que para as pessoas: as bolsas caíram, inclusive a Bovespa, que fechou em baixa de 3,39%, ameaçando ficar abaixo do patamar de 100.000 pontos. Poderemos ter um cenário difícil de controlar, aumentando a miséria, a fome e o desespero no planeta. Saber mais sobre essa variante do coronavírus poderá ao menos levar a novas pesquisas sobre vacinas, mas enquanto isso valem as medidas profiláticas e de higiene para impedir a propagação deste flagelo. 

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Breves do mundo esportivo

1. Carlos Arthur Nuzman, ex-presidente do COB, é condenado a 30 anos de prisão por corrupção pelo juiz Marcelo Bretas, conhecido há muito tempo por seu rigor contra esse tipo de crime. Nuzman teria comprado votos para fazer o Rio de Janeiro ser a sede das Olimpíadas em 2016, mas vai recorrer da sentença em liberdade. 

2. Carol Meligeni Alves avançou para as quartas-de-final no torneio de Brasília, ao vencer a sérvia Katarina Jokic por 2 sets a 1, parciais de 7/5 0/6 6/3. Ela é sobrinha de Fernando Meligeni, um dos mais conhecidos tenistas do Brasil, e ocupa a posição de número 250 na ATP. 

3. Estamos bem próximos do final da temporada da F-1 e o britânico Lewis Hamilton está conseguindo alcançar o holandês Max Verstappen, graças à brilhante vitória obtida em Interlagos no último dia 14, e também no Catar, no domingo passado. A próxima corrida será na Arábia Saudita. 

4. A jogadora de futebol Formiga encerra uma longa carreira na Seleção Brasileira. Hoje ela fez sua última partida com a camisa amarela na vitória acachapante sobre a Índia por 6 a 1 no Torneio Internacional de Manaus. Ela defendeu a Seleção desde 1995, e desde então teve várias passagens marcantes, como as medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos (2003, 2007 e 2015) e as de prata nas olimpíadas de Atenas e Pequim. 

A jogadora Formiga despediu-se da Seleção Brasileira de Futebol aos 43 anos (Revista Cláudia/Ed. Abril)



5. Messi deve estar se perguntando onde foi se meter após a derrota do PSG para o Manchester City na Champions League. Enquanto isso, Cristiano Ronaldo está sendo o maior responsável pela boa campanha do Manchester United, que conquistou vaga nas oitavas-de-final, após a vitória sobre o Villareal por 2 a 0. 

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Outra vez essa história

Querem dividir o Pará novamente, para a criação do estado de Tapajós, com capital em Santarém. O relator, senador Plínio Valério (PSDB-AM), que representa o estado do Amazonas e não do Pará, alega abandono do governo paraense contra as populações da região. 

Como ficaria o Pará depois da divisão, à custa do suado dinheiro pago pelo contribuinte brasileiro (e não só paraense ou tapajoense)


Dez anos atrás, houve um plebiscito, cujo resultado foi a rejeição. Na época, queriam criar também o estado de Carajás. Isto foi abordado em uma postagem aqui. A criação de novos estados sempre atende a interesses de políticos locais e cria novas possibilidades para fazer algo conhecido desde quando havia capitanias e não estados: a indicação de "pessoas de confiança" e o (ab)uso do NOSSO DINHEIRO. 

Querem fazer um novo plebiscito, mas a CCJ adiou as discussões, sem data certa para voltar ao plenário. Enquanto isso, há outras questões mais urgentes para atender os anseios da população do Pará (e outros estados da federação). 

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Touro da Bovespa e os "sete dias de fama"

Mal o difamado "touro da Bovespa" foi colocado e ele já foi retirado da rua XV de Novembro, em frente ao prédio da instituição, no centro de São Paulo. 

Criado para representar a força do mercado financeiro brasileiro, o animal dourado, na verdade feito de isopor pelo escultor Rafael Brancatelli, parece um pastiche do famoso touro de Wall Street, criação do italiano Arturo di Modica, morto no último mês de fevereiro. Era para ser uma atração turística na cidade, mas desde sua inauguração, há uma semana, sofreu apenas zombaria e vandalismo. Foi motivo de "memes" nas redes sociais, comparado a "ouro de tolo" e personagem do mangá Saint Seiya (onde há um personagem chamado Aldebaran de Touro, um cavaleiro de ouro). 

Por fim, a prefeitura disse que o touro era uma obra "publicitária", e ordenou sua retirada. 

O "touro de ouro" e sua curtíssima carreira (Divulgação)


segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Considerações sobre o primeiro dia do mais famoso exame do Brasil

A história do ENEM foi marcada por polêmicas, muitas das quais foram abordadas por este blog desde 2009. Foram casos notáveis de fraudes, questões mal formuladas e falhas na organização. 

Logotipo do Enem 2021, que (felizmente) não teve a "cara do governo" Bolsonaro

Recentemente, houve demissão em massa de profissionais do Inep, que protestaram contra uma alegada intervenção política no órgão. 35 funcionários saíram. 

Isto não foi o suficiente para prejudicar o andamento do ENEM. Não houve casos notáveis de fraude, e nem grandes questionamentos sobre a qualidade das questões, a não ser o lado ideológico de algumas delas. Numa delas, na prova de Língua Portuguesa, foi mostrado o trecho de Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho, crítica à passividade do povo brasileiro e considerada muito "esquerdista" pelo atual governo. O presidente Jair Bolsonaro e os seus apoiadores não cansou de criticar as ideologias diversas das suas. 

Critérios técnicos e a arraigada formação ideológica dos formuladores das provas impediram as provas de terem "a cara do governo". Pois o ENEM não pode ser a cara de governo algum. Só precisa ser bem formulada e se pautar pela avaliação dos conhecimentos, e não das posições políticas, dos candidatos. 

Esta edição do exame, criado originalmente para a avaliação da qualidade do ensino médio em 1998, foi também prejudicada pela pandemia, embora menos do que no ano passado. 

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

"Vacina" contra Alzheimer

Com os avanços na medicina e na microbiologia, acelerados pelas pesquisas sobre vacinas contra a atual pandemia de coronavírus, a indústria farmacêutica aproveitou para desenvolver uma espécie de imunizante contra o mal de Alzheimer, doença neurodegenerativa causadora de incapacitação e morte em idosos. 

Neste caso, não é exatamente uma "vacina", pois o agente causador é a proteína beta-amilóide, que não é um ser vivo patogênico. O produto irá inibir a produção desta proteína, considerada a culpada pela destruição dos neurônios e progressiva perda das capacidades cognitivas, e será administrado por inalação, de acordo com o canal CNN Brasil. 

Testes experimentais serão feitos em 16 pacientes na fase inicial da doença, entre 60 e 80 anos. Antes, foram feitos exames de pacientes . Somente após comprovação de segurança e eficácia, haverá prosseguimento nas pesquisas para a produção em maior escala. 

Outros produtos também estão em análise. Um deles, a aducanumab, injetável, também está em fase de estudos, segundo o canal de notícias azfamily.com

Doenças neurodegenerativas como o Alzheimer afetam milhões de pessoas, e a tendência é ainda piorar no mundo inteiro (Divulgação, a partir do site Olhar Digital). 


quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Rússia e China afiam as garras

Há um recrudescimento nas relações entre Rússia, China e o Ocidente, com incidentes preocupantes para os Estados Unidos e outros países.
 
Recentemente, houve um teste de mísseis autorizado pelo govenro russo para destruir um satélite inutilizado ainda em órbita, resultando no aumento do lixo espacial e em risco à integridade da tripulação da Estação Espacial Internacional, que também conta com dois cosmonautas russos. 

Os russos também são acusados de fomentar a tirania de Belarus, que está forçando o deslocamento de imigrantes vindos da Ásia Ocidental e da África para as fronteiras com a Lituânia e a Polônia. Também é vista como parte interessada na guerra civil da Ucrânia. Estas duas nações pertenciam à antiga União Soviética no Leste Europeu. 

Por sua vez, a China está a intensificar o cerco à Taiwan, considerada uma província rebelde, enquanto a ilha está adquirindo aviões militares F-16V, dos Estados Unidos, para a defesa de seu espaço aéreo. Teme-se um conflito no Pacífico, agravado pelas disputas no Mar do Sul da China, não muito longe de Taiwan, onde Filipinas, Vietnã e Brunei disputam áreas pesqueiras. 

O urso russo e o tigre chinês estão afiando as garras para um possível entrevero com a águia americana e seus aliados. 

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Da série 'Filósofos estudam o Brasil', parte 21 - Filósofos brasileiros

Como em todo país, o Brasil teve e ainda tem seus filósofos. Tivemos muitos nomes dignos de nota, em todas as épocas. 

No período colonial, o Padre Antônio Vieira (1608-1697) teve influência de São Tomás de Aquino e Santo Agostinho para defender a integridade dos povos, inclusive indígenas e judeus, contra as perseguições. Ele era um dos maiores representantes do estilo barroco, sendo também um dos maiores literatos do século XVII. 

Já na transição entre o Brasil Colônia para o Império, tivemos o bispo D. Azeredo Coutinho (1742-1821), influenciado pelos iluministas, embora defensor da ortodoxia católica, e seus escritos refletiam o período, marcado pelas revoltas contra o sistema colonial português (Inconfidências Mineira e Baiana, Revolta dos Suassuna, Revolução Pernambucana) e a Revolução do Porto de 1820. 

No começo do período imperial, eram famosos os aforismos do Marquês de Maricá (1773-1848), enquanto havia o contraste entre o pensamento conservador, cujo maior nome seria o Visconde de Cairu (1756-1835), e os liberais como o Padre Diego Feijó (1784-1843), mais ou menos influenciados ainda pelo liberalismo de Adam Smith e o iluminismo do século XVIII. O positivismo teve Benjamim Constant (1836-1891) como o grande defensor. Neste período, o maior dos filósofos foi Tobias Barreto (1839-1889), o autor de Ensaios e Estudos de Filosofia e Crítica, influenciado pelo pensamento alemão (Fichte, Hegel, Schopenhauer, Schelling) e pelo naturalismo de Haeckel, um discípulo de Charles Darwin. 

Durante o século XX, houve nomes como Sílvio Romero (1851-1914), influenciado pelo positivismo e pelo darwinismo, sendo famoso pelas diatribes contra outros pensadores. Também foram importantes Raimundo de Farias Brito (1862-1917), neotomista e crítico do positivismo, o liberal José Roberto Merquior (1941-1990), analista e crítico feroz da Escola de Frankfurt, e Miguel Reale (1910-2006), especialista em direito político. 

Atualmente, temos nomes como Marilena Chauí (1941-), Mangabeira Unger (1947-), Mário Sérgio Cortella (1954-), Luís Felipe Pondé (1959-), Leandro Karnal (1963-), Viviane Mosé (1964-), Clóvis de Barros Filho (1966-), Márcia Tiburi (1970-) e Djamila Ribeiro (1980-). Ainda há o caso sui generis de Olavo de Carvalho (1947-), autodidata e sem formação específica na área. 

Estes pensadores já comentaram muito sobre a situação do Brasil, como se pode notar nos vídeos a seguir: 

Marilena Chauí, ligada ao PT, é influenciada por Spinoza, Marx e pelos pensadores existencialistas


O célebre Mário Sérgio Cortella é um dos filósofos mais influentes do nosso tempo

Luiz Felipe Pondé é crítico da hegemonia marxista entre seus pares

Leandro Karnal é outro membro da "filosofia pop" junto com Pondé e Cortella

Olavo de Carvalho é um dos maiores influenciadores do pensamento atual



terça-feira, 16 de novembro de 2021

Polêmicas recentes

Recentemente falaram a respeito do ator e diretor Wagner Moura, responsável pelo filme Marighella e admirador confesso do socialismo e do MTST, por comer acarajé no meio dos "companheiros" representantes dos trabalhadores sem teto em um terreno ocupado na Zona Leste paulistana. Políticos e formadores de opinião aproveitaram o momento para mais uma briga ideológica: enquanto os conservadores apontaram o eterno "Capitão Nascimento" como hipócrita e representante de um "socialismo de boutique" ou "esquerda caviar", os defensores do artista falaram sobre uma "democratização" do camarão enquanto milhares estavam literalmente à procura de ossos para comer. O acarajé foi doado, segundo o MTST, pelo restaurante AcaraJazz. 

Mais uma discussão ideológica envolvendo Wagner Moura, com direito a gastronomia regional (Divulgação) 


Também foram comentadas as falas do presidente Jair Bolsonaro, notório desafeto de Moura e dos outros artistas "esquerdistas", defendendo a sua política ambiental para investidores em Dubai, mais uma vez conclamando para visitarem a Amazônia, fazendo deliberada confusão com o conceito de "floresta não pega fogo". Ele também falou sobre o ENEM, feito no domingo passado, criticando o teor das provas passadas por contaminação ideológica em questões de geografia e história (influenciada historicamente pelo marxismo), mas acrescentando que a prova "começa a ter a cara do governo", insinuando que o conteúdo deve obedecer às diretrizes de um mandatário, como em vários países da África e da Ásia, onde o conceito de democracia é estranho para a cultura dos donos do poder local. 

Enquanto isso, Geraldo Alckmin, ex-governador tucano de São Paulo e um dos cotados para representar a "terceira via", disse não descartar a possibilidade de ser vice de Lula, mesmo com a abundância de acusações feitas pelo próprio chefe tucano contra a corrupção nos governos petistas, o Mensalão, o Quadrilhão e a espoliação da Petrobras. Neste caso, quem quer mesmo uma "terceira via" deve procurar outro nome e fatalmente irá se afastar do PSDB. 

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

O triângulo de Karpman e as relações humanas

Quando se fala em triângulo de Karpman a reação é quase sempre a mesma: total estranheza. Contudo, o psicoterapeuta Stephen Karpman, em 1968, o apresentou, em seu trabalho Fairy Tales and Script Drama Analysis (Contos de Fadas e Análises de Roteiros sobre o Drama), e seu conceito é bem claro. 

No triângulo de Karpman, existem três personagens considerados modelos de qualquer obra ficcional: o perseguidor (ou vilão), o salvador (ou herói) e a vítima



O perseguidor é o algoz da trama, capaz de manipular e afrontar a lei por colocar seus interesses pessoais acima dos demais. Ele não assume as responsabilidades pelos seus atos. 

O salvador ou socorrista quer ajudar os outros e ser reconhecido por isso. Como o perseguidor, ele se julga superior aos outros, e tem uma relação de co-dependência com as vítimas. 

A vítima ou paciente é o papel mais ingrato, pois é o alvo dos infortúnios e não tem controle sobre eles. Julga-se digno de atenção e cuidados por parte dos outros. 

Geralmente, o perseguidor e salvador, como agentes, estão nos vértices superiores, enquanto a vítima está no vértice mais baixo. 

Nas histórias ficcionais, quase sempre há certa variação de papeis, com o perseguidor sendo uma vítima no passado, justificando suas más ações, e o salvador muitas vezes agindo de forma egoísta ou narcisista. Os papéis são mais definidos em contos de fada. 

Por outro lado, a vida pode ser moldada pelo triângulo de Karpman, permitindo analisar as atitudes cotidianas, onde há maior dinâmica. São frequentes os chamados jogos psicológicos, onde há relações de interesses entre os participantes, com alguém, no papel de vítima, tentando chamar a atenção do salvador e este, por algum motivo, passa a agredir o outro, tornando-se, no momento, um perseguidor. 

Relações saudáveis ocorrem quando o perseguidor deixa de culpar os outros por suas frustrações, o salvador tem o discernimento de não se intrometer na vida dos outros indevidamente, e a vítima, por sua vez, ser mais proativa e agir com autonomia. 

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Breves do 11/11

1. O governo Bolsonaro lançou o programa Brasil Fraterno - Comida no Prato, para reduzir o desperdício de alimentos (algo crônico no Brasil) por meio de isenções fiscais para empresas que doarem alimento para entidades assistenciais. Também foi estendido o prazo, em dois anos, da desoneração da folha de pagamento, para conter o desemprego, algo elogiado até pela grande mídia, normalmente severa com o presidente. 

2. A Seleção Brasileira venceu o time da Colômbia com gol de Lucas Paquetá, e consegue a vaga para a Copa de 2022, onde a história será bem outra. Neymar, o grande astro do time, só se destacou pelo teatro ao receber um toque de Cuadrado e cair.

3. Belarus, governada pelo tirano Aleksandr Lukashenko, ameaça cortar o fornecimento de gás natural vindo da Rússia para a Europa, fechando os gasodutos que passam pelo país. Ele é acusado pela Polônia e pela Lituânia de transferir imigrantes vindos da Ásia Ocidental e da África para esses países, para tentar conter a crise migratória. A ditadura é vista como marionete do governo Putin, acusada de oprimir não só os imigrantes, mas também a oposição e o povo com repressão, tortura e lavagem cerebral. 

4. Gilberto Gil é eleito novo imortal da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira n. 20 deixada por Murilo Melo Filho, logo após a eleição de Fernanda Montenegro. Outros autores de livros ainda estão na espera. 

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Sérgio Moro vai disputar a Presidência

Recém-filiado ao Podemos, o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro vai disputar as eleições em 2022, na esperança de tirar votos de Bolsonaro e Lula. 

O momento parece favorável à retomada das pautas anticorrupção, pois as más práticas administrativas para tungar o NOSSO DINHEIRO continuam, não na mesma escala antes da eleição do atual presidente em 2018, mas ainda desviam milhões de reais por meio de tráficos de influência, "rachadinhas", compra de votos, favorecimento de parentes e aliados. A roubalheira piorou durante a pandemia de COVID-19, pois houve desvio de verbas a pretexto de adquirir oxigênio, respiradores, máscaras e outros equipamentos para hospitais, favorecendo a morte de milhares de brasileiros pelo coronavírus. 

Sérgio Moro filiou-se ao Podemos

Ainda não se sabe claramente quais as propostas de Moro para a Presidência. A falta de foco nos problemas sociais e na economia do país prejudica bastante as pretensões do ex-juiz, que também não teve uma passagem brilhante no governo quando comandou a pasta da Justiça, decepcionando muitos admiradores. Sem objetivos claros para melhorar o ensino nas escolas, as condições para o transporte de cargas e o ambiente para a criação de empregos, Moro não sustentará a popularidade por muito tempo. 

Também nao ajuda a pouca capacidade de articulação política, as ações dúbias no caso do advogado da Odebrecht, Rodrigo Tacla Durán, os vazamentos de dados apontando relações suspeitas entre Moro e o procurador Deltan Dallagnol, as falas contraditórias sobre o uso de caixa 2, a defesa de propostas hediondas como o "excludente de ilicitude" para policiais violentos (como queria, também, o presidente e seus apoiadores) e o vínculo com a consultoria Alvarez & Marçal após deixar o governo. Neste período, jornais e revistas antes entusiasmados com a atuação dele contra os corruptos passaram a ter uma visão bem mais crítica. 

Por enquanto, a corrida presidencial não deve despertar ilusões nos brasileiros e nos convida a ter poucas expectativas de melhoras no ambiente político, social e econômico. 

terça-feira, 9 de novembro de 2021

A maior crise da Globo

Já se especula sobre o futuro da ex-poderosa da nossa tevê (Fonte: site do jornal Farol da Bahia)

Devido à pandemia e à queda abrupta no faturamento com patrocínio, a Globo está a viver sua maior crise. 

Atores, jornalistas, diretores e outros profissionais foram demitidos ou não tiveram a sua renovação de contrato. Enquanto isso, a audiência cai e a programação continua afetada. Apenas duas novelas, Nos Tempos do Imperador e Um Lugar ao Sol, são inéditas, mas sem repercussão. 

Fausto Silva deu lugar a Luciano Huck, mas o programa Domingão com o ex-postulante à Presidência da República não decola. 

Será diferente em 2022?

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Da série "Filósofos estudam o Brasil", parte 20

Esta é o penúltimo artigo da série "Filósofos estudam o Brasil", abordando pensadores dos séculos XX e XXI, alguns influentes até hoje. 

Jurgen Habermas (1929-), representante atual da "Escola de Frankfurt" (Gorka Lejarcegi/El País)

Hannah Arendt (1906-1975)

Comecemos pela polêmica Escola de Frankfurt, acusada de ser uma corrente do marxismo, sendo dissidentes dos pensadores tradicionais, acusados de serem meros porta-vozes dos regimes comunistas existentes. Eles fazem fortes críticas ao totalitarismo, mas seu alvo principal é o capitalismo e a sociedade de consumo, com base nas teorias de Marx, Hegel e Max Weber (1864-1920), um dos maiores sociólogos do século XX. Também defendem a progressiva reformulação dos métodos educacionais, para a quebra de paradigmas e o desenvolvimento da consciência crítica, razões pelas quais são combatidos pelos tradicionalistas. Os principais nomes são Theodor Adorno (1903-1969), Herbert Marcuse (1898-1979) e Max Horkheimer (1895-1973). 

Entre os filósofos vivos, pertence à Escola de Frankfurt o mais influente deles, Jürgen Habermas, notório crítico da Internet, defensor da diversidade cultural e do fortalecimento da União Européia. Nascido em 1929, está com 92 anos e suas opiniões repercutem entre os meios acadêmicos, não só na Alemanha, mas em outros países como o Brasil. É o autor da Teoria da Ação Comunicativa, valorizando ações concretas com base nos meios de comunicação em massa. 

Os discípulos da Escola de Frankfurt são acusados de fomentar ideologias "estranhas" aos costumes brasileiros, como a de gênero, e são críticos de qualquer corrente de pensamento que se afaste do socialismo ou da social-democracia - especialmente os defensores do presidente Jair Bolsonaro. 

Outro filósofo muito estudado, porém combatido, é Michel Foucault (1926-1984), o autor de As Palavras e as Coisas, onde ataca os métodos de comunicação como instrumento de poder, as prisões, a repressão sexual. 

Também tratou desse problema o austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951), mas ele não foi um panfletário como os outros. Ele foi discípulo do positivismo e do idealismo do século XIX, sendo também matemático e estudioso da linguagem, vendo-a como uma ferramenta fundamental para a difusão do pensamento, em obras como Tractatus Logicum-Philosophicus

Entre os estudiosos da filosofia política, destaca-se Hannah Arendt (1906-1975), a já citada discípula de Martin Heidegger e uma das maiores críticas do marxismo e das ditaduras, em obras como A Origem do Totalitarismo. Ela fugiu da Alemanha por ser judia e estabeleceu-se nos Estados Unidos. Ao analisar o comportamento de Adolf Eichmann, criminoso de guerra nazista executado em Israel conhecido por se considerar um funcionário exemplar e cumpridor escrupuloso das ordens de Hitler, ela adotou o termo "banalidade do mal". 

Também muito conhecida e valorizada pelo pensamento liberal e conservador foi Ayn Rand (1905-1982), criadora da corrente de pensamento conhecida como objetivismo, rejeitando a influência sobrenatural no pensamento, que deve se ater à racionalidade pura. Ela é conhecida pelo romance A Revolta de Atlas, onde defendeu as liberdades e a ação individual, contra o autoritarismo e o marxismo. 

Nenhum desses pensadores concordaria com a aparente aversão ao pensamento notada em disseminadores de mentiras pelas redes sociais, e o empobrecimento no teor das discussões política, reduzido a um amontoado de conceitos rasos e mal compreendidos, usados pelos defensores de causas, em quaisquer matizes.