terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Da série 'Mondo Brasile', parte 19 - São Paulo indo para o buraco

Por aqui, mais uma vez mostramos a nossa dificuldade patológica de aprender com os erros, com a formação de nova cratera causada por falha na construção do metrô. 

Em 2007, há quinze anos, formou-se uma cratera que engoliu casas e pessoas, matando sete pessoas e causando prejuízo milionário à cidade, além de atrasar a conclusão da linha 3 (amarela). O trecho aidentado, envolvendo a estação Pinheiros, entre Faria Lima e Butantã, ficou concluído em 2011, no final da primeira fase das obras. Foram indiciados cinco funcionários do metrô e nove da ViaAmarela, mas todos foram absolvidos, aumentando o rol de grandes crimes sem punição. 

A linha acidentada agora é a Laranja, entre Brasilândia e São Joaquim (Liberdade), e passaria próximo a locais como a Puc e o Mackensie, além de atender com o metrô, pela primeira vez, bairros como Perdizes e Freguesia do Ó. Depois do antigo consórcio, formado pela Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC (as duas primeiras envolvidas no Quadrilhão investigado pela Operação Lava Jato), ser afastado do projeto, a espanhola Acciona foi contratada para continuar as obras. Por algum motivo, seja o desconhecimento do terreno ou erro operacional do "tatuzão" (a escavadeira responsável pela construção dos túneis sob a cidade), uma adutora de esgoto foi rompida, e o solo acabou cedendo sob a pista local da Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, entre as pontes Piqueri e Freguesia do Ó. 

A cratera faz parte de mais um acidente de grandes proporções envolvendo o Metrô e suas parcerias. Não houve mortes, mas a sensação é de ver a negligência e a corrupção mandando a cidade para o abismo (Carla Carriel/Reuters)


Foi estimado em R$ 15 bilhões o custo total da obra, e provavelmente este montante vai se tornar ainda mais pantagruélico com os atrasos e as obras de restauração da Marginal, sem falar na piora significativa de algo já absurdo, como os congestionamentos crônicos no local. Por ora, a linha 6, projetada para facilitar o transporte do paulistano, está, por ora, dificultando muito mais. 

Além de ser um martírio para São Paulo, ainda irá comprometer seriamente a imagem do governo paulista, desde 1994 ocupado pelo PSDB. Quando o acidente for melhor investigado, certamente descobrirão algo a mais, capaz de gerar muita munição para o PT e para os bolsonaristas, no intuito de tirar os tucanos do comando de nosso Estado e deixá-los afastados por um bom tempo. Os descalabros envolvendo o Metrô, entre obras superfaturadas e propinas milionárias para assaltar NOSSO DINHEIRO, já eram suficientes para mandar vários empresários e políticos para a cadeia, o que ainda não aconteceu. Com o acidente desde começo de fevereiro, não faltará quem queira mandar João Dória e seus companheiros do PSDB para o cadafalso. 

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