terça-feira, 13 de setembro de 2022

Da série "Oitentolatria", parte 34

Enquanto continuam os procedimentos para o funeral da rainha Elizabeth II, há quem relembre uma antiga canção do Camisa de Vênus, a antiga banda do cultuado Marcelo Nova, para "homenagear" a eterna Sua Majestade Britânica. 

Feita em 1983, o hit "Bete Morreu" fez um sucesso enorme quando foi lançado, mas os discos de vinil (aqueles bolachões para reprodução de música analógica por meio das vitrolas, tudo isso descoberto também pela geração mais jovem devido à onda retrô do nosso tempo) eram escassos. 

A canção narrava a morte violenta, ao estilo punk rock, de uma patricinha bonita e desejada chamada Bete. Ela foi sequestrada, espancada, violentada e morta, em uma letra chocante para a época. Assista a seguir: 


Esta narração crua refletia a violência urbana sofrida por muitas mulheres naquela época, e hoje também. A banda foi suspeita de fazer uma crítica nada sutil à ditadura militar, onde os perseguidos políticos sofreram tratamento semelhante ao da Bete fictícia. Nos tempos atuais, uma letra dessas nunca teria sucesso, mesmo porque o rock'n roll, infelizmente, está morto (o Rock in Rio acaba corroborando essa tese), e quem tivesse a audácia de lançar algo parecido seria tachado de "politicamente incorreto" e de fazer apologia ao feminicídio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário