Se existe algo que tira a atenção da mídia para o Carnaval, é o acontecimento de grandes tragédias, como as mortes e desaparecidos provocados pelas tempestades no Litoral Norte, principalmente São Sebastião, e parte da Baixada Santista, como Bertioga e Guarujá.
Não se pode apontar categoricamente para uma única causa dessas chuvas acima do normal, mesmo para o verão. Fala-se no "aquecimento global", um fenômeno pouco estudado de forma mais aprofundada, mas convertido em um mantra para boa parte dos críticos da industrialização e do uso de combustíveis considerados poluentes da atmosfera. Também são apontadas causas como o intenso desmatamento na Amazõnia, a ocupação irregular e desordenada nas encostas e as variações de temperatura não controladas pela ação humana.
Moradores e turistas são castigados pelo desastre em São Sebastião, no litoral norte paulista (Divulgação) |
Para milhares de famílias, o feriado está arruinado. Para outras, o que está arruinada é a vida. Só resta enterrar os mortos, cuidar dos vivos e esperar (exigir, também) a liberação as estradas, interditadas pelos deslizamentos. A Tamoios, estrada entre São José dos Campos e Caraguatatuba, chegou a ser comprometida, enquanto a Rio-Santos e a Mogi-Bertioga ainda possuem trechos bloqueados. Uma força-tarefa formada pelo governo paulista e pelo Exército, a mando do governador Tarcísio de Freitas, foi mobilizada para atender os municípios atingidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário