quarta-feira, 14 de junho de 2023

Boas notícias (e uma nem tanto)

 Hoje, uma das grandes agências de classificação de risco, a S&P, mudou a perspectiva da dívida brasileira de "neutra" para "positiva", gerando reações na Bovespa e no dólar. A Bolsa subiu 1,99% e o dólar caiu para o valor mais baixo do ano: R$ 4,80. A agência viu melhorias no cenário fiscal, apesar dos temores de um descontrole no quadro inflacionário e da desconfiança na capacidade do atual governo conciliar a gestão da economia com as suas convicções ideológicas. 

As agências de classificação de risco voltaram a ser faladas no Brasil, mas com bons presságios (Brandon McDermid/Reuters)

Nesta semana, aliás, houve a descoberta de uma planta contendo o canabidiol, substância receitada para controle de surtos epiléticos. A Trema micrantha blume foi estudada por biólogos da UFRJ e não tem os efeitos nocivos da maconha, principal fornecedora do medicamento, por não ter o THC, o princípio ativo causador de tantos males à saúde. 

Além disso, a Anvisa aprovou um remédio contra a AIDS, o cabotegravir (apretude), fabricado pela farmacêutica britânica GSK, reduzindo consideravelmente a contaminação pelo vírus. Ele apresenta a vantagem de ter efeito mais prolongado, em comparação aos comprimidos tradicionais usados para prevenção dos sintomas, mas a desvantagem de ser injetável, o que só reforça a necessidade de medidas profiláticas como o uso de camisinha nas relações sexuais. 

E. para os fãs dos quadrinhos, uma notícia triste: a morte de John Romita, um dos grandes criadores da Marvel, autor de ilustrações para as histórias do Homem-Aranha e um dos criadores do personagem Wolverine. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário