Hoje a Câmara Municipal de São Paulo aprovou mudanças no Plano Diretor que aumentará ainda mais a verticalização e a concentração de prédios altos, principalmente em áreas próximas (no mínimo 600 m) das estações de metrô e no entorno da Marginal Tietê (ela acabará seguindo o caminho da Marginal Pinheiros).
Enquanto isso, há uma proposta para transformar algumas ruas do bairro da Liberdade em áreas restritas para os automóveis nos domingos e feriados. Essas ruas são a dos Estudantes, Tomás Gonzaga, dos Aflitos e trechos da rua Galvão Bueno e Américo de Campos. O objetivo é facilitar a circulação das pessoas, pois o bairro da região central recebe muitos turistas. A Liberdade é o "bairro oriental" com muitas lojas e restaurantes japoneses, e é famosa pelas suas luminárias características, além da Capela dos Aflitos, onde foi enterrado o cabo Chaguinhas, personagem histórico do bairro.
O bairro da Liberdade (Divulgação) |
As ruas envolvidas no projeto (Prefeitura de São Paulo/Divulgação) |
A medida seria bastante benéfica para os turistas, embora dificulte ainda mais a vida de quem costuma passar por lá de automóvel. Portanto, esta medida não terá aceitação unânime. Por isso, a Prefeitura insittuiu uma consulta pública para ouvir sugestões dos paulistanos para aperfeiçoamento do projeto, até 21 de julho. Ainda há previsão de melhorias na drenagem, na cobertura vegetal e no calçamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário