A classificação geológica da Terra está ultimamente confusa, depois das revisões recentes. Antes, definia-se a era atual como a Quaternária, em oposição à era Terciária (dos mamíferos e aves gigantes), Secundária (dos dinossauros) e Primária (dos invertebrados e peixes). Depois, convencionou-se chamar as eras de Proterozoico, Paleozoico, Mesozoico e Cenozoico (a era atual, iniciada com a extinção dos dinossauros e outros animais, há 66 milhões de anos).. As eras são divididas em períodos. Definiu-se o período atual como Neógeno, na época (subdivisão de um período) chamada de Holoceno.
Mais recentemente, falava-se em um período chamado Quaternário, englobando as últimas épocas, ainda englobando o Pleistoceno, quando havia vários períodos glaciais, os homens viviam em cavernas e não haviam inventado a roda. E, finalmente, estaríamos vivendo numa era chamada de Neozoico, dividido em um único período, o Quaternário.
Agora os sinais achados nos sedimentos de um lago no Canadá podem ser motivos para o AWG (Antropocene Work Group) definir uma nova época geológica, o Antropoceno. Ainda falta definir os limites entre o Holoceno e o Antropoceno, mas enquanto alguns paleontólogos querem fixar o início do Império Romano (30 a.C.) como o começo, outros empurram a data de início para a Revolução Industrial no século XVIII. Os mais tradicionais querem definir o marco para englobar a idade climática do Subatlântico, quando mudanças climáticas forçaram o deslocamento de várias tribos nômades, com destaque para os hunos, que foram para o oeste em busca de terras mais férteis, causando o medo por onde passavam. Isso aconteceu por volta do ano 500 a.C.
Vista aérea do lago Crawford, onde pesquisadores de duas universidades, a Carleton e a Brock, coletaram amostras do lodo subaquático. |
No Lago Crawford, localizado na província de Toronto, foram encontrados contaminantes como cinzas decorrentes de emissões industriais, como queima de petróleo e carvão, microplásticos e até vestígios de explosões nucleares, alterando de forma paradoxal a composição do solo abaixo do lago. Isso parece respaldar a tese do químico Paul Crutzen, ganhador do Nobel de 2002, que havia proposto o termo "época dos humanos".
Ainda há resistências, pois o Holoceno já é uma época muito curta em termos geológicos, começando há aproximadamente 11.000 anos, após o término da última "idade do gelo". O Pleistoceno durou muito mais (2 milhões de anos), enquanto outras épocas do Cenozoico foram ainda mais prolongadas. Isso porque não havia uma espécie capaz de alterar todo o ecossistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário