Morreu Akira Toriyama, o consagrado autor de mangás como Dragon Ball e Dr. Slump, aos 68 anos, surpreendendo a todos.
Ele foi um dos grandes criadores dos quadrinhos japoneses, ao lado de Osamu Tesuka e Katsuhiro Otomo. Com o seu primeiro sucesso, Dr. Slump, cuja protagonista é uma menininha robô, Arale Norimaki, ele ficou conhecido pelo humor escrachado, algo também presente em Dragon Ball, mas progressivamente o humor deu lugar à ação, conforme o personagem principal da série, Goku, ia crescendo e se tornando um mestre saiyajin, e depois praticamente um deus, comparado a outros personagens superfortes, como Saitama de "One-Punch Man", e mesmo aos super-heróis ocidentais, como Thor, Hulk e o mais emblemático de todos, Superman (*).
Com Dragon Ball e depois Dragon Ball Z e Super, o gênero shonen explodiu em popularidade, assim como as versões anime, com a inclusão de Dragon Ball GT, não baseada em mangás.
Em 2001, uma lenda urbana dizia que um episódio de Dragon Ball Z foi interrompido por causa do atentado do 9/11, no Brasil, com um famigerado "Plantão da Globo". A morte repentina de Toriyama está causando o mesmo impacto, e no mundo inteiro. Não faltarão rumores, pois ele teria morrido na semana passada devido a um hematoma subdural, causado principalmente por traumatismos cranianos (queda, pancadas na cabeça, colisões), e só agora a morte foi divulgada pela família.
Akira Toriyama (1955-2024) e seus personagens famosos (Divulgação) |
(*) O maior dos super-heróis foi parodiado em Dr. Slump como um homem baixinho, autêntico mentecapto, incapaz de fazer algo parecido com heroísmo, e sempre se dava mal quando se encontrava com a menina-robô Arale, muito mais forte do que ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário